Navegando por Assunto "New High School"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Novo Ensino Médio e o ensino de História: experiências, desafios e possibilidades(Universidade Federal do Pará, 2024-11-12) SANTOS, Cléber Diego Souza dos; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; https://orcid.org/0009-0007-0797-4894; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251O ensino de História, no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), tem sido alvo de intensas investigações acadêmicas e pedagógicas no Brasil, devido às mudanças propostas pela reforma educacional exigida pela Lei nº 13.415/2017. Essa reforma reorganizou o currículo escolar, introduzindo os itinerários formativos e maior flexibilidade na estrutura do Ensino Médio. Nesse sentido, essa pesquisa apresenta a repercussão gerada no meio acadêmico e na sociedade civil após a aprovação da MP 746/2016 e da Lei 13.415/2017, compara as experiências da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em escolas públicas e privadas de Belém, apresenta de forma mais específica a experiência da implementação do NEM na escola CESEP. Ademais, dentro do espaço da escola CESEP, mostra a percepção de alunos e professores sobre o Ensino de História após as várias mudanças nas diretrizes curriculares. Por fim, adentrando no chamado ciberespaço, apresenta o podcast como instrumento propositivo para o Ensino de História, debate sobre as novas diretrizes, os relatos de experiências, as possibilidades e os desafios dentro do atual contexto do Ensino Médio brasileiro.
