Navegando por Assunto "Notion of combinatorial reasoning"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1984: Organizações didáticas nos livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório(Universidade Federal do Pará, 2016-12-20) MORAES, Guilherme Motta; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914A pesquisa teve como objetivo analisar as organizações praxeológicas (OP) em torno do objeto matemático Noção de Raciocínio Combinatório em duas coleções de livros didáticos do 1º ao 5º Ano do EF, utilizados nas escolas do município de Belém/PA. A qual possibilitou evidenciar e caracterizar, o processo de organização didática de saberes matemáticos, a partir dos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, 2013 e 2016, assim como, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as resenhas do Guia do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático e as Matrizes Curriculares de Referência para este ano de escolarização (1º ao 5º Ano do EF). Neste sentido, para estudar esse objeto, a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard é adotada como referencial teórico, e é feita uma abordagem metodológica baseada na pesquisa qualitativa, realizada através do estudo bibliográfico. Os resultados desta pesquisa evidenciam algumas questões importantes, como: o enfoque presente nas duas coleções de livros didáticos baseado na resolução das atividades, em uma abordagem puramente clássica. Observa-se, uma mudança na técnica para se calcular as atividades proposta, passando de uma organização pontual para uma organização local, e também, que as tarefas e as técnicas, relativas aos cálculos de possibilidades e a números de combinações, não sofreram mudanças ao longo dos anos nas duas coleções de livros didáticos. Dessa forma, a organização praxeológica em torno dessas duas coleções de livros didáticos analisadas segundo gascòn são clássica.Tese Acesso aberto (Open Access) Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório(Universidade Federal do Pará, 2022-11-30) MORAES, Guilherme Motta de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914A presente pesquisa tem por objetivo desenvolver um estudo epistemológico sobre noções de raciocínio combinatório nas teses e dissertações defendidas entre os anos de 1998 e 2019, resultantes de pesquisas de mestrado e doutorado, no Brasil, a partir da Meta-Análise Qualitativa, a qual será utilizada para construir e analisar teses e dissertações, a partir de um Modelo Analítico para a Noção de Raciocínio Combinatório. Toma-se como referencial teórico e metodológico a Meta-Análise Qualitativa, associada à Teoria Antropológica do Didático (TAD), tendo como base as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e as propostas de Fischbein. A tese está organizada em dois grandes momentos: os estudos do problema docente e da dimensão epistemológica e os estudos das dimensões econômicoinstitucional e ecológica. O resultado obtido com a pesquisa demonstra que o Modelo Analítico e a Noção de Raciocínio Combinatório possuem um papel importante para compreender os problemas associados à contagem, em três Níveis: Nível I – Ausência de Sistematização Multiplicativa: nesse nível, os sujeitos contextualizam suas respostas, embora sem indícios de raciocínio combinatório em seu esforço para encontrar a solução do problema; Nível II – Início da Sistematização Multiplicativa: nesse nível, os sujeito são capazes de ordenar e seriar adequadamente as variáveis, mas não conseguem dissociálas, fazendo-as variar, ao mesmo tempo, o que torna impossível a verificação correta da solução; e Nível III – Sistematizações Generalizadoras: nesse nível, a principal propriedade do pensamento formal é a inserção da realidade como subconjunto de um conjunto maior de possibilidades. Em lugar de teorizar sobre dados empíricos (concretos), o pensamento formal permite que o sujeito teorize sobre possibilidades. O estudo bibliográfico atrelado ao Modelo Analítico aplicado a duas coleções de livros didáticos possibilitou uma estruturação mínima de critérios para analisar materiais didáticos, mais especificamente, livros didáticos, com a abordagem praxeológica da TAD, possibilitando inserir essa análise em uma das categorias do Modelo Analítico.
