Navegando por Assunto "Nurses"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação de enfermeiras e enfermeiros de instituições públicas da Amazônia brasileira sobre saúde da população negra(Universidade Federal do Pará, 2023-11-10) FARIAS, Iago Sergio de Castro; CASTRO, Nádile Juliane Costa de; http://lattes.cnpq.br/2532971599666350; https://orcid.org/0000-0002-7675-5106Os processos de exclusão da população negra na sociedade partem das raízes escravocratas do Brasil, baseadas em teorias de embranquecimento populacional e superioridade racial, por meio de uma falsa democracia racial, promovem entraves no acesso à educação e saúde da população negra, e como essa exclusão interfere institucionalmente na formação em saúde sobre a população negra e no acesso a essa formação. Objetivo: Este estudo tem por objetivo compreender como se estrutura a construção do conhecimento e formação em enfermagem sobre saúde da população negra na Amazônia. Método: É um estudo documental que parte da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de Enfermagem nas universidades públicas da região Norte. O estudo teve como base teórica os pressupostos da teoria histórico social de Vygotsky e os conceitos de educação transformadora de Bell Hooks, sob análise temática de acordo com Bardin. Resultados: No total foram analisados 12 PPCs, identificados 10 atividades curriculares, sendo 04 sobre populações negras e 06 projetos de extensão e pesquisa sobre o tema. Dos achados emergiram quatro eixos temáticos: “Formação e saúde na Amazônia”, “Tripé Educacional e Influência na formação Complementar”, Ações Afirmativas e o Paradigma da Educação Superior” e “Racismo Científico e Estrutural no Processo Educacional”. Considerações finais: Há déficits na formação em saúde em todo o tripé universitário, demonstrado pela baixa produção, projetos e ausência nos PPCs sendo necessário reformular os PPCs para que se possa oferecer uma formação e assistência à saúde de fato equânime e integral.Dissertação Acesso aberto (Open Access) MAIS (IN)FORMAÇÃO, MAIS SAÚDE: cartilha para profissionais em saúde no enfrentamento a Fake News(Universidade Federal do Pará, 2024-03-06) BENTES, Rodrigo Nascimento; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1573942492848983; https://orcid.org/0000-0001-5721-2926Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de produzir uma cartilha que auxilie no processo de formação/atuação dos profissionais em saúde, considerada a necessidade do enfrentamento às fake news e desinformação na área da saúde pública. O embasamento se deu por meio de estudos que envolvem Educação em saúde de acordo com Kwamoto (1995), Machado et al. (2007), Falkenberg et al. (2014); Papel dos profissionais em saúde: Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) conforme Brasil (2009, 2021); Fonseca et al., (2018) além de buscar analisar o conceito de fake news e suas consequências, assim também como formas de enfrentar a propagação de informações falsas de acordo com referentes Nazareth (2018), Recuero e Gruzd (2019) Shah e Kumar (2018) e França et al.,(2020), entre outros autores presentes nesta pesquisa. Metodologicamente a abordagem da pesquisa foi qualitativa, que fundamentou a Revisão Narrativa de Literatura e a utilização do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) durante a produção da dissertação, da cartilha e do processo de validação no período de estágio supervisionado com discentes e docente do ensino superior em Enfermagem e, logo após, testado e validado pelos profissionais em saúde, enfermeiros atuantes, e com a colaboração dos ACS. Para este produto, os especialistas foram a docente enfermeira e os/as enfermeiros/as atuantes em UBS de Barcarena, a partir do preenchimento de questionário físico. Os resultados foram satisfatórios, sendo, em algumas partes, a cartilha intitulada “Mais (in)formação, mais saúde!”, já aperfeiçoada após as considerações no momento avaliativo. A cartilha proposta pretende ser um recurso de formação para o público da área da saúde e áreas afins que podem se utilizar das recomendações e orientações de locais confiáveis para pesquisa, um suporte que contribua na capacitação e formação crítica, consideradas as problemáticas que as fake news podem trazer à saúde coletiva. Assim este produto contribui com o processo de ensino-aprendizagem, auxilia na utilização de recursos de pesquisa, traz assuntos e curiosidades de temas variados em saúde, bem como orienta sobre a proteção e denúncia contra informações falsas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas individuais e coletivas dos enfermeiros na atenção primária à saúde: um panorama da região norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2023-10-31) VELOSO, Caroline de Morais Zanchin; FERREIRA, Glenda Roberta Oliveira Naiff; http://lattes.cnpq.br/7459094802051187; https://orcid.org/0000-0002-8206-4950INTRODUÇÃO: as características territoriais com ênfase a geografia da região Norte exigem práticas individuais e coletivas do trabalho do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde que atendam as peculiaridades das populações que habitam esse território. OBJETIVO: analisar as práticas individuais e coletivas que estão associadas as dificuldades dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde da região Norte. MÉTODO: estudo de métodos mistos realizado com enfermeiros da Atenção Primária à Saúde da região Norte, entre novembro de 2019 a agosto de 2021, através de um formulário eletrônico e entrevista. Os dados foram analisados pelo programa Bioestat e o software IRaMuTeQ®, utilizou-se análise temática de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: 626 enfermeiros participaram da etapa quantitativa e 31 da qualitativa. A dificuldade no exercício das práticas foi descrita por 15,7% (98/626) dos enfermeiros. Foram identificadas quatro categorias na análise qualitativa: autonomia profissional em suas atividades; necessidade de prescrição de outro profissional para concluir um atendimento; facilidades e dificuldades no trabalho. Entre as práticas coletivas, houve associação entre a dificuldade e a participação no gerenciamento dos insumos (p = 0,03), mas evidenciou-se pelas entrevistas que o enfermeiro participa da solicitação de material técnico, porém não recebe conforme solicitado. Nas práticas individuais, houve associação entre a dificuldade e a realização de consulta (p = 0,03) e a prescrição de medicamentos (p= 0,02). A análise qualitativa demonstra que o enfermeiro necessita da prescrição de outro profissional para concluir um atendimento que iniciou. A associação entre dificuldade e a resolutividade evidenciou significância entre a consulta pré natal (p = 0,000), atividades de acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil (p= 0,001; 25%) e planejamento familiar (p= 0,000; 25,7%). No entanto, trata-se das práticas que o enfermeiro relata que são exercidas com maior autonomia por eles. A associação da dificuldade com o cuidado aos hipertensos (p <0,0001) e diabéticos (p< 0,0001) apontadas também com resolutividade insuficiente. Nestas atividades o enfermeiro descreve precisar do médico para prescrever as medicações e concluir o atendimento. CONCLUSÃO: O trabalho desenvolvido pelos enfermeiros da atenção primária à saúde, requer o aprimoramento contínuo das competências e habilidades desses profissionais, principalmente no que tange a consulta de enfermagem e a prescrição de medicamentos. A implementação de protocolos de enfermagem e a educação permanente auxiliam no desenvolvimento da autonomia profissional, visando a qualidade do serviço e a resolutividade na assistência prestada aos usuários.
