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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cultura e comportamentos de cidadania organizacional em uma instituição de ensino superior: uma aplicação de modelagem de equações estruturais
    (Universidade Federal do Pará, 2024-02-16) VASCONCELLOS, Caitto Arroyo; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479
    Este estudo tem como objetivo analisar como diferentes características culturais afetam o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) em Instituições de Ensino Superior (IES). Para tanto, foi feita uma survey exploratório-descritiva, de natureza quantitativa, junto a 401 servidores de uma Universidade Federal, localizada no estado do Pará/Brasil. O questionário utilizou a escala de Avaliação da Cultura Organizacional (OCAI) e de Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO). Os dados foram tratados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), por meio do software SmartPls4®. Como resultado, verificou-se predominância das culturas hierárquica e clã, além de altos escores de CCO, tanto orientado aos indivíduos (CCO-I), quanto às organizações (CCO-O). Concluiu-se que os CCO-I são impactados positiva e significativamente pelas culturas clã (H1a), adhocrática (H3a) e de mercado (H4a), enquanto os CCO-O são influenciados pelas culturas clã (H1b), hierárquica (H2a) e adhocrática (H3b). A pesquisa avança teoricamente na compreensão do papel do CCO e sua inter-relação no ambiente de trabalho. Espera-se que os resultados orientem gestores na formulação de estratégias organizacionais, especialmente do âmbito público.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Influência da autoeficácia na satisfação no trabalho na intensão de rotatividade: um estudo com professores federais da educação superior
    (Universidade Federal do Pará, 2024-12-18) ANDRADE, Nilda Maria da Cruz; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479
    O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre autoeficácia e satisfação no trabalho individual e grupal, bem como os reflexos dessas relações na intenção de rotatividade entre professores federais do ensino superior. Para tanto, foi realizado um levantamento com 165 professores públicos federais da educação superior, selecionados por meio de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram coletados utilizando um questionário baseado nas escalas: New General Self-Efficacy Scale (NGSE), Short Index of Job Satisfaction (SIJS), Escala de Satisfação com o Grupo de Trabalho (ESAGT) e Escala de Intenção de Rotatividade (EIR), e analisados com modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que a autoeficácia é um preditor significativo da satisfação no trabalho e com o grupo. No entanto, observou-se um paradoxo: enquanto a autoeficácia geralmente melhora a satisfação, em contextos de baixa valorização profissional, pode aumentar a intenção de rotatividade. Esse achado ressalta a importância de ações estratégicas que valorizem o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos professores, criando um ambiente que não apenas fomente a autoeficácia, mas também minimize a insatisfação e a intenção de deixar a instituição. A pesquisa oferece contribuições práticas para gestores, auxiliando na formulação de estratégias que integrem valorização profissional, retenção de talentos e aumento do desempenho organizacional.
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