Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Painting"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação através do desempenho térmico de edificação verticalizada em Belém-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2013-04-01) VINAGRE, Natália Daniele de Lima; PERDIGÃO, Ana Kláudia de Almeida Viana; TOSTES, Maria Emília de Lima; http://lattes.cnpq.br/4197618044519148; http://lattes.cnpq.br/9009878908080486
    A presente dissertação de mestrado estuda o desempenho térmico de materiais de fachada em uma edificação verticalizada na cidade de Belém – PA, Brasil. Este trabalho tem por objetivo contribuir com estudo do desempenho térmico e eficiência de materiais utilizados na envoltória das edificações residenciais verticalizadas, entre os elementos opacos, foram selecionados dois tipos de materiais, bastante utilizados atualmente na construção civil, a pintura e revestimento cerâmico. Também estuda-se a influência da altura da edificação sobre seu desempenho térmico e eficiência energética. O estudo foi desenvolvido com o uso de modelagem em código computacional no programa EnergyPlus que permite avaliar o desempenho térmico da edificação, a influência da altura na eficiência energética da mesma. Compara-se o desempenho térmico dos dois materiais selecionados, verificou-se que o prédio com revestimento cerâmico apresentou a temperatura interna média anual de 0,42 º C acima da temperatura referente ao prédio pintado, portanto com menor desempenho térmico. A influência da altura do pavimento não produziu uma variação significativa na temperatura interna, pois com seu acréscimo, ocorreu pequena diminuição da temperatura interna, com gradiente térmico da ordem de -0,07ºC /m em decorrência da velocidade do vento que é maior quando mais alto é o pavimento. Considera-se também para este estudo a ventilação natural como estratégia passiva para a edificação em estudo, que segundo a análise da Carta Bioclimática de Givoni contribuiria positivamente para a condição de temperatura interna e umidade do ar, e consequentemente do usuário.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    "A conquista do Amazonas": Antônio Parreiras e a sua representação na Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2019-09) CASTRO, Raimundo Nonato de
    O quadro “A Conquista do Amazonas”, de Antônio Parreiras, é rico em detalhes e capaz de remeter o expectador ao período colonial, contudo, trata-se de uma produção do início do século XX e nele é possível ver a construção de uma identidade regional pela qual marca o nascimento do Estado do Pará para além das fronteiras com os outros estados da federação. A produção de um quadro com essa simbologia não poderia ser delegada a um pintor qualquer, nesse sentido, Antônio Parreiras foi responsável por pintar a sua obra-prima que ficaria no Pará como parte do projeto republicano de construção de símbolos nacionais. Com esta encomenda, Antônio Parreiras organizou a sua primeira tela histórica. Nesta perspectiva, o principal objetivo é identificar os diversos aspectos presentes na tela A Conquista do Amazonas de Antônio Parreiras. Ressaltando que a tela narra um dos grandes feitos do período colonial, mas a sua produção faz parte de um projeto de construção de uma identidade regional. Tanto que a tela está dividida em três momentos-chave. O primeiro relaciona-se ao ato de conquista, no qual a leitura do termo de posse é feita. No centro, os cinco membros da expedição chefiada por Pedro Teixeira ouvem de maneira solene, não havendo manifestação de desrespeito; O segundo momento relaciona-se com a ideia de civilização em que o europeu conduz o elemento indígena em direção à vivência em sociedade e ao progresso. E, por último, o predomínio quase absoluto das tecnologias europeias, uma vez que as velas das embarcações portuguesas ocupam lugar de destaque se comparadas àquelas produzidas pelos indígenas amazônicos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Quebras: Uma poética travesti em pinturas da Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-27) MONTEIRO, Rafaela Maria Moreira; SANTOS, Mayrla Andrade Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971; BRITTO, Rosangela Marques de; REALE, Heldilene Guerreiro; MOKARZEL, Marisa de Oliveira; GRUNVALD, Vitória Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; http://lattes.cnpq.br/6303416965971617; http://lattes.cnpq.br/3082635788360876; http://lattes.cnpq.br/8841107365533657
    O presente memorial descritivo tem como objetivo refletir sobre a série de pinturas “Quebras” que relaciona a pesquisa em artes visuais da artista-pesquisadora com a visualidade do movimento modernista “Raio que o Parta”, onde a criação só é possível a partir da quebra, da destruição de uma forma anterior. A pesquisa de natureza qualitativa, teórico-empírico, aborda os processos de instauração da obra de arte, em poéticas. A metodologia adotada para a escrita deste memorial consiste na memória da artista e no esquecimento de tudo aquilo que a limita como ser humano e adere ao conceito de baixa teoria do autor Jack Halberstam (2020) apresentando uma escrita pessoal e autobiográfica. As vinte e sete (27) obras apresentadas buscam reimaginar os gêneros clássicos da pintura a partir da emancipação da imagem de mulheres trans e travestis, e da própria artista, do que a autora Mariah Silva (2023) vai conceituar de olhar cisgênero.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA