Navegando por Assunto "Paradigma da complexidade"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem de línguas adicionais na complexidade: a emergência do método por projetos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-22) CARNEIRO, Tiago da Fonseca; MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312; https://orcid.org/0000-0001-8572-147XA aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem recebido cada vez mais atenção na discussão internacional e nacional, uma vez que visa aproximar os estudantes de questões cotidianas e de alta relevância em sua comunidade, bem como de competências e habilidades para a vida no século XXI, de forma que a aprendizagem de conteúdos escolares ocorra a partir da reflexão sobre esses problemas e desafios comunitários (Bender, 2014). A ABP atende, portanto, às demandas previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pois torna a aprendizagem significativa no lugar e tempo em que ocorre. Entretanto, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas adicionais (EALA), a inexistência de um método por projetos (MpProj) fundamentado em discussões próprias da Linguística Aplicada (LA) impõe desafios ao professor quanto à sua implementação, sobretudo ao considerar a sala de aula como um sistema adaptativo complexo (SAC). Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é propor o MpProj à luz da complexidade. Especificamente, os seguintes objetivos foram satisfeitos: 1) situar o MpProj na LA fazendo referência à abordagem do qual deriva, nomeadamente, a Abordagem Múltiplas Inteligências; 2) descrever como o desenho do MpProj opera como condição inicial para a ABP; e 3) indicar como a visão da sala de aula como um holograma pode apoiar o professor no uso do MpProj enquanto método complexo. No tocante à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belém fazendo uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: grupo focal, protocolo de observação e protocolo de avaliação. Os resultados indicam que a proposta do MpProj e a sugestão de procedimentos subjacentes mitigou a dificuldade de incorporar elementos da ABP ao EALA, em especial devido à emergência do eixo gerencial. Além disso, ratificou-se que o MpProj deva operar como condição inicial, de forma que seu desenho esteja aberto às contingências e que a visão da sala de aula como um holograma favorece a adaptação retroativa do desenho do método. De forma prospectiva, esperamos que o MpProj possa favorecer a implementação de um currículo bilingue na referida escola, uma vez que pode ser utilizado como método de outra abordagem, a “Aprendizagem integrada de conteúdo e língua” (Content and Language Integrated Learnig – CLIL).Tese Acesso aberto (Open Access) O processo de autonomização à luz do paradigma da complexidade: um estudo da trajetória de aprendizagem de graduandos em letras-inglês(Universidade Federal do Pará, 2019-02-28) BORGES, Larissa Dantas Rodrigues; SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a autonomização na trajetória de aprendizagem de graduandos em Letras Inglês, sob a perspectiva do paradigma da complexidade (LARSEN-FREEMAN, 1997; 2017; LARSEN-FREEMAN, CAMERON, 2008). Considera-se que a autonomia é um fenômeno complexo, dinâmico e multidimensional construído ao longo da vida (FREIRE, 1996; [2006]; PAIVA, 2006; BENSON, 2013), sujeito a retrocessos, estabilidade e avanços. Após uma reflexão acerca dos modelos de autonomização existentes na literatura (NUNAN 1997; SCHARLE; SZABÒ, 2000; BENSON, [2001]; 2011; TASSINARI, 2010; [2012]), propõe-se nesta tese um modelo dinâmico de desenvolvimento da autonomia como um fenômeno complexo. O contexto desta pesquisa foi a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada em Belém. Este estudo de casos múltiplos (DORNYEI, 2007; YIN, 2010) foi desenvolvido de forma longitudinal, empregando movimentos analíticos retroativos, englobando o percurso da graduação de quatro aprendentes de Letras-Inglês. No primeiro semestre do curso, quatro participantes com nível elementar de inglês foram selecionados por meio de suas narrativas escritas na disciplina ―Aprender a Aprender LE‖, por meio das quais se observou as condições iniciais da sua aprendizagem de inglês no contexto universitário. Nos semestres seguintes, em que cursaram os cinco níveis de Língua Inglesa, foram gerados diários de aprendizagem nos quais os participantes refletiram sobre a própria aprendizagem de línguas. Dando continuidade ao estudo das trajetórias, foi realizada uma entrevista no último semestre do curso no intuito de verificar de que forma a autonomização no estudo de inglês contribuiu para empoderar os aprendentes, possibilitando ou não uma participação mais efetiva desses na comunidade acadêmica e profissional (VYGOTSKY, 1978; [1991]; OXORFD, 2003; MURRAY, 2017; NICOLAIDES, 2017). Dentre os resultados desta investigação, evidenciou-se o caráter multidimensional e personalizado da autonomização, a qual aconteceu de forma diversa para cada participante em diferentes escalas de tempo e diferentes espaços. Verificou-se também a influência de diversos subsistemas aninhados como motivação, crenças, identidades e emoções, os quais contribuíram, ao longo da trajetória dos participantes, para fomentar ou para inibir o processo em foco.
