Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Party"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Música, temporalidade e emoção nos bailes da saudade de Belém, Pará, Brasil
    (Universidade Federal da Paraíba, 2020-12) CASTRO, Fábio Fonseca de
    O trabalho apresenta os resultados de uma etnografia realizada nos “bailes da saudade” de Belém, Pará, e busca discutir os artifícios e dispositivos de produção da temporalidade na cultura urbana dessa cidade. No horizonte dessa perspectiva, tenta-se compreender a relação entre música, temporalidade e emoção utilizando as reflexões de Heidegger (2012) sobre a temporalidade quotidiana, Derrida (1972; 1994) sobre a questão da “metafísica da presença” Schütz (1967; 2012), sobre os processos intersubjetivos que compõem a cultura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A natureza comunicativa da cultura: a Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo - Pará
    (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016-04) GOMES, Gleidson Wirllen Bezerra; CASTRO, Fábio Fonseca de
    Este artigo reflete sobre a natureza comunicativa da Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo, que acontece anualmente no estado do Pará. Em um primeiro plano, pensamos a festa como um fenômeno cultural maior, presente em todas as sociedades humanas e compreensível como estrutura social – ou como aquilo a que Simmel (1999) chama de forma social – em sua dimensão cultural e comunicacional. No plano subsequente, pensamo-na enquanto conteúdo social, ou seja, a variante específica da forma social, localizada em um plano cultural específico, consubstanciado pela experiência social em curso e como dinâmica intersubjetiva a um só tempo cultural e comunicacional. Discutimos esse processo com apoio das noções de natureza comunicativa da cultura em Martín-Barbero (2006) e em França (2001). A pesquisa foi desenvolvida a partir de um campo etnográfico composto por observação participante e entrevistas em profundidade. Procuramos pensar a experiência social em sua dimensão cultural e comunicacional e partir de sua dimensão endógena.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020-06) CASTRO, Fábio Fonseca de
    Este artigo resume os resultados de uma etnografia realizada nos “bailes da saudade” de Belém, Pará. Busca-se refletir a respeito da sensibilidade musical e dos artifícios e dispositivos de produção da temporalidade na cultura urbana dessa cidade. Relacionamos etnografia e fenomenologia busca-se compreender fenômenos culturais relacionados a essa sensibilidade, identificando seus componentes nostálgicos por meio de uma categoria analítica: o semiotical blues. No horizonte dessa perspectiva, tenta se compreender a relação entre música, temporalidade e emoção utilizando as reflexões de Heidegger (2012) sobre a temporalidade quotidiana, Derrida (1972; 1994) sobre a questão da “metafísica da presença” Schutz (1967; 2012), sobre os processos intersubjetivos que compõem a cultura.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA