Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Patrimony"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Uma construção de conhecimento histórico e educação com o patrimônio material no Museu Memorial da Balaiada
    (Universidade Federal do Pará, 2020-09-25) DUARTE, Rosângela de Oliveira; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    O presente trabalho estuda as possibilidades de usos dos objetos musealizados e do patrimônio edificado, as ruínas de um forte do século XIX, esculturas e monumento a D. de Caxias do Museu Memorial da Balaiada, em Caxias MA, como recursos didáticos nas aulas de História para a construção de saberes históricos com base na associação do ensino à pesquisa com fontes documentais. O museu é compreendido, nesta dissertação, como espaço de produção de conhecimento, representação e silenciamento de memórias. O objetivo foi analisar as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 3° Ano do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, sediado em Timon MA, com base em uma aula visita ao Museu Memorial da Balaiada. Com base na oficina de preparação dos alunos para a aula visita, da visitação e dos conhecimentos prévios dos alunos, discutiram-se noções sobre memória, história, patrimônio e museu, buscando fazer com que os alunos vissem os objetos como documento de investigação histórica e o museu como espaço de disputas de memórias. Como resultado da pesquisa, foi construído como produto um site do Museu memorial da Balaiada para uso de professores e alunos. O site possui orientações metodológicas para os docentes, galeria de fotos, histórico do museu, resumo sobre a Balaiada e o museu virtual para a visitação em 360º disponível em http://www.memorialvirtual.com.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Da Almedina à Feliz Lusitânia: personagens do patrimônio
    (Universidade Federal do Pará, 2011) MIRANDA, Cybelle Salvador
    A pesquisa analisa comparativamente as formas de apropriação de espaços históricos restaurados em cidades cuja cultura e morfologia possuem semelhanças, devido à sua relação histórica colonial. A realização de pesquisa iconográfica e de entrevistas em Coimbra objetivou traçar um paralelo entre o tratamento de áreas preservadas no bairro inaugural da cidade de Belém do Pará e no Centro Histórico de uma cidade portuguesa. Desta forma, selecionou-se a área intramuros da Almedina (Coimbra) e a região de entorno do Complexo Feliz Lusitânia (Belém) com o objetivo de detectar as percepções da população moradora e dos personagens envolvidos nessas ações. Destaca-se na análise a repercussão das intervenções no cotidiano dessas áreas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Nos rastros da “Maria Fumaça”: o ensino de História a partir das fotografias familiares
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-21) COSTA, Daniele Barreto da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    Esta dissertação demonstrou a possibilidade de construção e utilização da história local a partir da leitura de fontes primárias dos alunos, as fotografias, como meio de facilitar a compreensão dos conteúdos de História. O lugar onde desenvolvemos nosso estudo é o Colégio Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Percepção (CEADEP), no qual atuo como docente há 12 anos. Para desenvolvermos nosso propósito, partimos da problematização dos usos, em perspectiva patrimonial, de lugares/objetos/monumentos/espaços de memória da cidade de Castanhal no Pará. Através da realização de estudos das fontes históricas oficiais do município e do uso dos espaços apropriados coletivamente como espaços de memória, nos propomos a refletir sobre tempo histórico (passado e presente) e problematizamos as narrativas que surgiram como histórias da cidade, a partir de então vislumbramos a possibilidade de fazer surgir outras narrativas. Culminamos na proposição de rememoração da cidade utilizando para tal as fontes disponíveis em acervos pessoais dos discentes que, em colaboração com seus familiares, disponibilizaram as mesmas para a execução da dimensão propositiva desta dissertação, o Portal da família, permitindo que os próprios discentes assumissem o protagonismo das histórias contadas. O uso das ferramentas digitais para publicização das fotografias, possibilitou que pudessem perceber as diferentes formas de tratamento e manipulação de registros fotográficos ao longo do tempo, permitindo analisar as formas de conservação deste tipo de fonte, além de possibilitar as leituras de mudanças e permanências ocorridas na cidade, as disputas operadas pelo que deve ou não ser lembrado, os conflitos sociais, políticos e econômicos, bem como permitiu perceber as formas de apropriação e instalação de suas famílias na cidade e o cuidado que se deve ter ao lidar com fontes históricas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA