Navegando por Assunto "Permanent Education"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação permanente para a melhoria da qualidade e segurança do paciente em hospital público acreditado(Universidade Federal do Pará, 2023-01-10) PARENTE, Angeline do Nascimento; CARNEIRO, Marcia Simão; http://lattes.cnpq.br/3702559186954581; https://orcid.org/0000-0001-7732-1310Introdução: a acreditação hospitalar requer que os hospitais atinjam níveis organizacionais de excelência. Para o alcance da acreditação é necessária a promoção de melhorias na qualidade da assistência, assim, destaca-se as atividades educativas. O desenvolvimento da Educação Permanente, ainda se configura como um desafio nas instituições de saúde ao realizarem ações com o intuito de capacitar, atualizar e desenvolver os recursos humanos para a promoção de assistência segura, de qualidade, humanizada, livre de danos e com foco na segurança do paciente. Objetivo: compreender os desafios enfrentados pela Educação Permanente para o alcance da melhoria da qualidade e segurança do paciente em um hospital público acreditado do estado do Pará. Metodologia: trata-se de um estudo de caso único integrado, realizado na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, de caráter descritivo, transversal e com abordagem qualitativa. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso proposta por Robert K. Yin. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com 22 profissionais. As entrevistas foram áudio-gravadas em Smartphone, com média de 22 minutos e 40 segundos, posteriormente foram transcritas na íntegra, analisadas e interpretadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin, à luz de Paulo Freire. Foi utilizado o Software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) para a análise de corpus textual e o software BioEstat 5.3 para análise do perfil dos participantes. A coleta de dados ocorreu em junho de 2022. Resultados: a maioria dos participantes eram mulheres (90,9%), com idade média de 43,7 anos; tempo médio de experiência profissional de 18,1 anos; tempo de atuação na instituição foi de 11,4 anos; 81,8% eram enfermeiros; e 77,3% possuíam pós-graduação lato sensu. Utilizou-se três análises geradas pelo IRAMUTEQ: nuvem de palavras, análise de similitude e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Obteve-se cinco classes, as quais originaram três categorias: Desafios enfrentados pela Educação Permanente para garantir o processo de melhoria contínua; Educação Permanente para a promoção da qualidade e segurança do paciente no contexto da acreditação hospitalar; e Estratégias educativas para a melhoria da qualidade e segurança do paciente. Conclusão: há desafios inerentes às ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), tais como, resistência à mudança, adesão às atividades, alta rotatividade de profissionais e dificuldade para liberação dos trabalhadores para participar das atividades. Além disso, a EPS mostrou-se fundamental na promoção da cultura de qualidade e segurança, assim contribuiu para a acreditação hospitalar. Os resultados também apontaram estratégias para a realização de atividades de EPS tais como o uso da simulação realística, realização de atividades educativas in loco, em todos os turnos de trabalho e a promoção de atividades educativas remotas (online).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vacinação Segura: desenvolvimento e validação de ambiente virtual para apoiar a prática de profissionais de enfermagem(Universidade Federal do Pará, 2025-03-18) SILVA, Lilian Carla Monteiro; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686O objetivo geral deste trabalho foi construir e validar uma tecnologia digital, na forma de uma aplicação web intitulada VacinAÇÃOsegura, sobre vacinas e imunização, destinado a apoiar a prática profissional de enfermeiro(a)s que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS). Para fundamentação teórica-metodológica foram articulados conceitos e princípios sobre vacinas e imunização, Educação Permanente em Saúde e o uso de tecnologias digitais, além de, microaprendizagem como estratégia metodológica para construção do conteúdo. Passou por etapas de planejamento em que foi realizado um levantamento de requisitos por meio de questionário online com enfermeiros(as) sobre a atuação na APS, com vacinas e imunização, e sobre a possibilidade de desenvolver uma ferramenta digital para apoiar a formação continuada destes profissionais neste contexto. Também foi realizada uma revisão de produtos correlatos que apresentam características de ferramentas educacionais, principalmente de tecnologias móveis. A terceira parte da metodologia foi a prototipação inicial, construída na plataforma Figma, uma ferramenta de design online e gratuita. A construção da aplicação web foi realizada na plataforma Visual Studio Code 1.97.2, utilizando a linguagem de programação JavaScript, a linguagem de marcação HTML e a linguagem de estilo CSS, responsável pela definição da aparência e do layout da aplicação web. Foram realizados testes de funcionalidade com a participação de 15 profissionais de enfermagem que trabalham em sala de vacinas no município de Bragança, no Pará. Além disso, na validação de conteúdo da aplicação web, participaram 06 Juízes Especialistas (JE) da área da enfermagem, que avaliaram o VacinAÇÃOsegura por meio de um questionário online, que utilizou como pontuação a Escala de Likert, fundamentada na verificação do Índice de Validação de Conteúdo. Além disso, os JE documentaram por escrito recomendações sobre o funcionamento e a utilização do produto educacional, colaborando para sua revisão e finalização. Os resultados desta pesquisa destacam o potencial de contribuir para a qualificação dos profissionais de enfermagem atuantes na APS, no contexto das Unidades Básicas de Saúde. Por meio da Educação Permanente, esses profissionais podem adquirir maior segurança para implementar estratégias de vacinação e imunização, possibilitando a replicação dessa abordagem em todo o Brasil.
