Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Photography"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) LAGE, Leandro Rodrigues
    O objetivo do texto é apresentar as linhas gerais de uma proposta epistemológica e também metodológica no debate em torno das imagens enquanto expressões afetivas da indignação, da convicção e do desejo. Busca-se examinar fotografias dos regimes artístico e fotojornalístico enquanto alegorias do sofrimento e da resistência dos povos amazônicos, com a intenção de discutir como essas imagens agenciam e dão expressão visível e sensível a experiências de sofrimento, a fisionomias do tempo histórico, a sobrevivências do desejo e a subjetivações políticas. A proposta assume o experimentalismo do saber por alegorias, ensaiando a produtividade teórico metodológica da episteme alegórica benjaminiana na legibilidade das imagens e tensionando as formas, correspondências, temporalidades e convenções no exame de imagens que ofereçam uma apreensão da história como anacronia dos sofrimentos e das lutas. O pano de fundo dessa abordagem é o vínculo inextrincável entre imagem e política.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cidade (Re)vista : interpretação decolonial da fotografia de Naiara Jinknss em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2022-06-14) SANTA BRÍGIDA, Juliane Oliveira; CASTRO, Marina Ramos Neves de; http://lattes.cnpq.br/6636359546031674
    Esta pesquisa se debruçou sobre o trabalho imagético da fotógrafa documentarista paraense Naiara Jinknss, com foco no conteúdo postado em seu Instagram durante o ano de 2019, no intuito de compreender, a partir de uma interpretação decolonial, o papel de sua fotografia enquanto imagem de resistência. Deste modo, o objetivo geral procura responder a seguinte questão: “de que modo a produção fotográfica de Naiara Jinknss pode ser interpretada como imagem de resistência dentro das relações de poder presentes no discurso sobre a Amazônia?”. A partir da metodologia com inspirações netnográficas em Kozinets (2014) e uma abordagem fenomenológica-decolonial, ancorada na sociologia fenomenológica de Schutz (1979), adota-se a compreensão de que a interpretação de fenômenos e experiências são condicionados ao social e, portanto, transmitidos em sociedade. Ao explorar objetos de pesquisa que estão imersos no contexto de um país construído pela colonialidade, é fato que os fenômenos e experiências analisados estejam também envoltos no que Quijano (1992) denomina de matriz colonial de poder. Busca-se, portanto, desenvolver a articulação dos conceitos de Kossoy (2001), Aumont (2002), Fairclough (2001), Bhabha (1998), Hall (2006), Quijano (1992), Mignolo (2015), Maldonado-Torres (2017), entre outros. A metodologia de pesquisa desenvolvida incluiu levantamento bibliográfico sobre Amazônia, Poder e Fotografia, na área das Ciências Sociais, e múltiplas etapas de coleta de dados online. Acredita-se que a relevância deste estudo está em destacar a produção fotográfica feita por uma profissional paraense que se identifica com diversos grupos minoritários frente a um campo tradicionalmente marcado por relações de poder que não contemplam estes grupos e que não está isento dos discursos e imaginário reproduzidos sobre a Amazônia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cidade (Re)vista: interpretação decolonial da fotografia de Naiara Jinknss em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2022-06-14) SANTA BRÍGIDA, Juliane Oliveira; COSTA, Vânia Maria Torres; http://lattes.cnpq.br/7517564393392394
    Esta pesquisa se debruçou sobre o trabalho imagético da fotógrafa documentarista paraense Naiara Jinknss, com foco no conteúdo postado em seu Instagram durante o ano de 2019, no intuito de compreender, a partir de uma interpretação decolonial, o papel de sua fotografia enquanto imagem de resistência. Deste modo, o objetivo geral procura responder a seguinte questão: “de que modo a produção fotográfica de Naiara Jinknss pode ser interpretada como imagem de resistência dentro das relações de poder presentes no discurso sobre a Amazônia?”. A partir da metodologia com inspirações netnográficas em Kozinets (2014) e uma abordagem fenomenológica-decolonial, ancorada na sociologia fenomenológica de Schutz (1979), adota-se a compreensão de que a interpretação de fenômenos e experiências são condicionados ao social e, portanto, transmitidos em sociedade. Ao explorar objetos de pesquisa que estão imersos no contexto de um país construído pela colonialidade, é fato que os fenômenos e experiências analisados estejam também envoltos no que Quijano (1992) denomina de matriz colonial de poder. Busca-se, portanto, desenvolver a articulação dos conceitos de Kossoy (2001), Aumont (2002), Fairclough (2001), Bhabha (1998), Hall (2006), Quijano (1992), Mignolo (2015), Maldonado-Torres (2017), entre outros. A metodologia de pesquisa desenvolvida incluiu levantamento bibliográfico sobre Amazônia, Poder e Fotografia, na área das Ciências Sociais, e múltiplas etapas de coleta de dados online. Acredita-se que a relevância deste estudo está em destacar a produção fotográfica feita por uma profissional paraense que se identifica com diversos grupos minoritários frente a um campo tradicionalmente marcado por relações de poder que não contemplam estes grupos e que não está isento dos discursos e imaginário reproduzidos sobre a Amazônia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
    (Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) ANAISSE, Marcelo Ribeiro; ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de; http://lattes.cnpq.br/5784314365587893
    Este trabalho pretende refletir teórica e metodologicamente acerca do uso da fotografia no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, a fotografia como fonte histórica e a produção de um livro paradidático eletrônico (e-book) como possibilidade de ferramenta pedagógica para estudantes do Ensino Médio e professores. O ponto de partida deste projeto foi a aplicação de uma pesquisa junto aos alunos das turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, localizada no município de Belém, no Pará. Os dados obtidos com a pesquisa, na qual os alunos responderam questões sobre suas temáticas de preferência e outras ligadas ao aprendizado em História, proporcionaram rico material utilizado em análises e reflexões acerca do ensino de História. Na pesquisa, houve indicação de interesse sobre a temática Segunda Guerra Mundial. Considerando o interesse manifesto pelos estudantes consultados e o objetivo de aprofundar os estudos teóricos e metodológicos sobre fontes históricas iconográficas, optou-se por desenvolver estudo sobre a fotografia na Segunda Guerra Mundial a fim de refletir sobre as possibilidades, limites e particularidades do documento fotográfico e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem em História. Assim como os documentos escritos, as fotografias também são fontes significativas de informações e revelam muito mais que um “retrato” da realidade vivida. Para analisar a riqueza documental da fotografia é importante desenvolver um estudo metodológico desse tipo de fonte e isso deve ser pautado em referenciais teóricos tanto de autores que abordam a fotografia, como os do campo do ensino de História
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Fotografia e reterritorialização urbana. Saídas fotográficas e sensibilidade social em Belém
    (Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2018) CASTRO, Fábio Fonseca de; ARRAES, Raoni Lourenço; CASTRO, Marina Ramos Neves de
    O artigo discute a relação entre a noção de reterritorialização e a experiência fotográfica, buscando compreender uma dada experiência social de fotografar a cidade de Belém à luz de seus contextos de sentido: as dinâmicas históricas do que chamamos de “movimento fotográfico de Belém” e as vivências temporais dos sujeitos observados. Para ilustrar a problemática faz-se um recorte numa pesquisa etnográfica com nove meses de duração e acompanha-se uma “saída fotográfica”, uma passeio urbano de fotógrafos, transcorrido na noite da Trasladação, que antecede a realização do Círio de Nazaré, em Belém. O artigo discute a fotografia enquanto processo de ressignificação e de sensibilizações do espaço urbano.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A imprensa ilustrada: uma análise das representações fotográficas em Belém (1910-1920)
    (Universidade Federal do Pará, 2022-04-25) GOMES, Rodrigo Neves; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957
    A pesquisa tem como objetivo fazer uma análise de fotografias publicadas em jornais e outros impressos como álbuns e revistas que circulavam pela cidade de Belém-PA, nas primeiras décadas do século XX. Os principais jornais do período como Estado do Pará, Província do Pará e a Folha do Norte, passam a trazer retratos de pessoas e do espaço urbano que acompanhavam as matérias, ajudando na compreensão e na ideia de credibilidade das notícias veiculadas. Muitas dessas fotos traziam aspectos da cidade que eram diferentes da forma como a capital paraense era representada no período áureo das exportações de látex. Sendo assim, as imagens publicadas nos periódicos destacam outros ângulos da cidade. Diante disso, a dissertação discute como as representações de alguns aspectos urbanos de Belém e seus moradores registrados por meio de fotografias, nos ajudam a entender o contexto econômico, político e social em que essas produções foram publicadas, quando da chamada crise da borracha.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Mulheres Tembé-Tenetehara: entre saias, memórias, subjetividades e fotografias
    (Universidade Federal do Pará, 2023-04-27) CARDOSO, Ana Shirley Penaforte; CARDOSO, Denise Machado; http://lattes.cnpq.br/2685857306168366
    Esta tese é resultado de uma pesquisa etnográfica com Indígenas mulheres do povo Tembé Tenetehara, que vive na Terra Indígena Alto Rio Guamá, TIARG, localizada no estado do Pará. O estudo parte de vivências e da observação em campo com a liderança cultural Kuzà’í, a pajé Francisca e com informações sobre a trajetória da capitoa Verônica Tembé, falecida em dezembro de 2013. A pesquisa utilizou a fotografia como um elemento de interação e análise, com a qual elaborou uma etnografia à luz da antropologia visual. O objetivo desta articulação teórico-metodológica foi observar as convergências entre os enunciados verbais e visuais, que possibilitem compreender a produção historicamente construída sobre povos indígenas forjando uma identidade, a partir da ótica de colonialidade, conceito que se distancia do modo como os próprios indígenas observam seu cotidiano. Buscou-se assim refletir sobre uma imagem simbólica construída historicamente do que seria uma mulher indígena e analisar aspectos dessa produção imagética que se conflita com o olhar dos indígenas, cuja apreensão se distancia bastante da versão que os próprios indígenas têm sobre si mesmos. Busquei analisar as subjetividades entre as mulheres Tenetehara em meio às práticas culturais e às movências históricas do seu Povo, que os singulariza, diante das 305, Povos Indígenas que vivem atualmente no Brasil, das quais possuem 275 línguas ‘locais’ (IBGE, 2010), estas informações e as observações do campo possibilitam notar a generalização imposta historicamente a Povos Indígenas no país, prevalecendo, uma ideia da “índia” e do “índio”, em uma espécie de matriz eurocêntrica, marcada pelo exotismo, que desconsidera as particularidades destes povos, horizontalizados em uma perspectiva de colonialidade do poder, de dispositivo colonial que atravessa a história e encontra eco na contemporaneidade. Evidencio o protagonismo das indígenas mulheres, a partir do conceito de corpo-território (CELENTANI, 2014; XAKRIABÁ, 2018; KARIPUNA, 2021), que atravessa seus modos de vida. A imagem aqui é concebida como um instrumento de conhecimento, de memória, de percepção do corpo destas mulheres em meio a seus espaços de lutas, de direitos e de conquistas que é o Território, nos distanciando da matriz imposta e marcada pela colonialidade do olhar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O sagrado em preto e branco: um recorte da festa de são Benedito
    (Universidade Federal do Pará, 2019-09) SERRA NETTO, Helio Figueiredo da
    A festa de São Benedito, conhecida como Marujada, ocorre todo mês de dezembro na cidade de Bragança no estado do Pará. Uma das características estéticas desse evento se manifesta na vestimenta dos devotos, conhecidos como marujos. O chapéu peculiar, a roupa branca, os pés descalços e os detalhes em vermelho (ou azul), criam a identidade dessa manifestação e constituemse como uma expressão imagética única. Ainda que as cores sejam predominantes nessa manifestação cultural, chamando a atenção de grande parte das pessoas que participam da festa, o objetivo deste artigo foi construir uma narrativa fotográfica que fosse além das cores e, ao se construir imagens em preto e branco, procurou-se captar o mais profundo da festa: a relação com o sagrado. Este artigo é um desdobramento de tese de doutorado que buscou refletir sobre a relação com o excesso tecnológico que vivenciamos hoje e como certas imagens podem nos redimir da violência nele embutida. Todas as imagens são de autoria do titular do artigo e foram construídas na Marujada do ano de 2015.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Um imenso estranhamento com a natureza: Fotografia e Memória
    (Universidade Federal do Pará, 2025-09-01) ELIAS, Guido Couceiro; SEQUEIRA , Alexandre Romariz; http://lattes.cnpq.br/0763555042066498; MANESCHY, Orlando Franco; MOKARZEL, Marisa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761; http://lattes.cnpq.br/3082635788360876; https://orcid.org/0000-0001-8917-1348
    Este memorial propõe uma investigação artística, poética e afetiva sobre a fotografia como dispositivo de memória familiar. A pesquisa tem como objetivo compreender como a fotografia pode funcionar como elo entre presente e passado, ativando lembranças, afetos e camadas de subjetividade a partir de imagens fixadas no tempo. A metodologia se baseia na criação artística a partir da manipulação e recombinação de imagens do arquivo pessoal, em diálogo com vivências, relatos orais, experiências sensoriais e processos de escuta e rememoração. A investigação utiliza também processos fotográficos analógicos e digitais, incorporando experimentações visuais e técnicas diversas, como a fotografia pinhole, a digitalização de negativos e a colagem de camadas visuais e simbólicas. Teoricamente, dialoga com autores como Roland Barthes, André Bazin, Susan Sontag, Marisa Mokarzel, Sigmund Freud e Eugenia Vilela, refletindo sobre o tempo, a memória, a permanência e a ressignificação. O projeto adensa o vínculo entre imagem e lembrança, mostrando como a fotografia pode condensar tanto a dor do luto quanto a celebração da vida, funcionando como cápsula do tempo e veículo de afeto. Como resultado, apresentase uma produção poética e visual que recria a história familiar a partir de fragmentos, explorando o potencial evocativo e narrativo das imagens como matéria viva da memória e da identidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA