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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A “máquina para o melhoramento da navegação” de João Francisco de Madureira Pará: a engenhosa história de uma fraude (1825-1832)
    (Universidade Federal do Pará, 2023-09-14) NEVES, Bruno Carlos Oliveira; PALACIOS, David Alejandro Ramírez; http://lattes.cnpq.br/6778444980299188
    O presente trabalho tem por objetivo compreender e elucidar o processo de fabricação da “Máquina para o Melhoramento da Navegação” do inventor paraense João Francisco de Madureira Pará sob a ótica da cartografia das controvérsias e da Teoria Ator-Rede. Tendo como fio condutor os escritos publicados por Madureira Pará, tornando assim o inventor o protagonista deste trabalho. E buscando cartografar a rede sociotécnica que se formou ao redor da sua “Máquina” inicialmente em Portugal, mas com maior ênfase no período em que trabalhou no seu invento no Rio de Janeiro, entre os anos de 1825 e 1832, este trabalho leva em consideração o contexto social e político nos dois reinos, os interesses particulares e o entendimento científico do inventor, da época e a formação dos grupos antagônicos que, por conta da descoberta de novas fontes, nos obrigou a fazer uma revisão da trajetória de vida de Madureira Pará. Dessa forma, e com uma análise mais criteriosa dos seus escritos, acabamos por descobrir que o “engenhoso inventor”, como era considerado por alguns historiadores e pesquisadores, foi alguém que, por meio de uma fraude muito bem elaborada, enganou o governo imperial do Brasil, em especial o Imperador Pedro I, com a promessa de uma “máquina de navegação revolucionária” que nunca existiu. A descrição das controvérsias nas quais o “inventor” esteve envolvido nos permitiu não somente a descoberta da fraude, mas também nos mostrou, a partir da sua relação com a rede formada ao redor do seu invento, como o Primeiro Reinado lidava com questões relacionadas ao desenvolvimento científico do Império que, sendo ainda pautado por antigos alvarás publicados por D. João VI, não conseguiu perceber que Madureira Pará, foi realmente muito “engenhoso”, exceto para fabricar o seu “grande invento”.
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