Navegando por Assunto "Pobreza"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Association between family poverty and the neuropsychomotor development of children in the administrative districts of Belém(Universidade Federal do Pará, 2016-09) COSTA, Elson Ferreira; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; SILVA, Mariane Lopes da; GUERREIRO, Talitha Buenaño FrançaIntrodução: O desenvolvimento infantil é uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, infl uenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem desenvolvimento têm se mostrado um procedimento efi ciente para identifi car precocemente desvios desenvolvimentais. Objetivo: Analisar o perfi l do neurodesenvolvimento, segundo o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II, de crianças de pré-escolas dos Distritos Administrativos de Belém e mapear os distritos e os percentuais de desenvolvimento avaliado como “normal” e “suspeita de atraso”. Métodos: Estudo transversal e de caráter descritivo exploratório. Foi aplicado com os pais das crianças um questionário para coletar os dados pessoais, contextuais e familiares, e instrumento para medição do nível de pobreza familiar. Resultados: Das 319 crianças avaliadas, a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7% e da área da linguagem foi de 59,2%. A variável denominada Nível de Pobreza Familiar apresentou associação estatisticamente signifi cativa com o nível de desenvolvimento global (p = 0,011) e da linguagem (p = 0,003). Conclusão: Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para gerar repercussões sobre a melhoria das condições de saúde das crianças e suas famílias, reduzindo os fatores de riscos aos quais elas estão expostas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As Catadoras de mangaba no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA: um estudo de caso em Sergipe(Universidade Federal do Pará, 2014-09) MOTA, Dalva Maria da; SCHMITZ, Heribert; SILVA JÚNIOR, Josué Francisco da; PORRO, Noemi Sakiara Miyasaka; OLIVEIRA, Tania Carolina Viana deO artigo trata da experiência de um grupo de mulheres extrativistas na comercialização de frutas silvestres, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no estado de Sergipe. O quadro de análise insere-se no debate sobre pobreza e políticas públicas para grupos específicos no espaço rural. O foco aqui são as autodenominadas “catadoras de mangaba”, que assumiram uma identidade coletiva baseada no uso comum de recursos com baixo impacto ambiental e pertencem ao Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM). Embora tenham sido recentemente reconhecidas como sujeitos de direitos específicos, vivenciam a diminuição dos recursos, sobre os quais praticam o extrativismo, e as dificuldades de comercialização resultantes da insegurança relativa ao acesso aos frutos e à sazonalidade. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2011 por meio de observação direta e entrevistas abertas e semiestruturadas. Os principais resultados mostram que o PAA tem influenciado no aumento da renda, do consumo e da autoestima. Houve reordenamento da rotina diária das catadoras de mangaba que, para participar do programa, relegaram atividades tradicionais a segundo plano. As regras do programa foram ressignificadas e adaptadas localmente. Constata-se o aumento da solidariedade entre as catadoras participantes, paralelamente à intensificação da concorrência pelos frutos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Considerações sobre a pobreza no Brasil e suas manifestações nas cidades da Amazônia(2006) CARDOSO, Ana Cláudia Duarte; NEGRÃO, Marcília Regina GamaNeste artigo, destinado a não especialistas, tecem-se considerações sobre a pobreza, analisando-se suas manifestações nas cidades brasileiras, em particular nas cidades amazônicas, no contexto do liberalismo econômico. Na primeira parte, discutem-se diferentes definições de pobreza, na perspectiva dos países em desenvolvimento. Em seguida, examinam-se as causas estruturais da pobreza e a evolução da compreensão do problema por parte das autoridades no país. Na seqüência, são abordadas as políticas liberais de combate à pobreza recomendadas pelo Banco Mundial e seu impacto sobre as políticas públicas herdadas do Estado de Bem-Estar Social. Seguem-se informações a respeito da abordagem recente do problema pelo governo brasileiro. Por último, são apresentadas as estratégias liberais aplicadas às cidades nas últimas décadas e seus ecos nas cidades amazônicas.Tese Acesso aberto (Open Access) Desastres naturais e pobreza absoluta na Amazônia: uma análise quantitativa(Universidade Federal do Pará, 2021-02-11) NINA, Alex Santiago; ALMEIDA, Oriana Trindade de; http://lattes.cnpq.br/0325909843645279A Amazônia é uma das regiões mais pobres do Brasil e, nos últimos anos, vem sendo atingida por desastres naturais cada vez mais intensos. Neste sentido, esta tese de doutorado tem como objetivo analisar como a recorrência de desastres naturais afetou a variação da pobreza absoluta na Amazônia no período de 2000 a 2010. O início e fim deste período coincidem com últimas mensurações da pobreza a partir de dados dos censos demográficos, ao passo que neste intervalo, três grandes eventos de desastres naturais atingiram a Amazônia: as secas de 2005 e 2010 e as inundações de 2009. Inúmeros estudos, na literatura internacional, apontam que os desastres naturais atingem de forma mais severa os pobres do que os ricos e tendem a manter ou aumentar os níveis de pobreza nas regiões onde ocorrem. Com base nestas pesquisas, levantou-se a seguinte hipótese: “a ocorrência de desastres naturais aumenta a pobreza absoluta na Amazônia, tanto em termos de percentual como de intensidade”. Para testar esta hipótese, foi elaborado um modelo de regressão onde se inclui indicadores de pobreza absoluta como variável dependente e, como variáveis explanatórias, indicadores de desastres naturais, crescimento econômico e políticas públicas assistencialistas. Os resultados mostraram que a pobreza absoluta se acentuou nos municípios mais atingidos por desastres naturais, mas, enquanto as secas e inundações graduais afetaram percentual de pobres, as inundações bruscas diminuíram a renda dos pobres.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desenho ideológico do BID: modelo de gestão no Promaben em Belém, Pará(Universidade Federal do Pará, 2012-06) SANTANA, Joana ValenteEste artigo discute o modelo de gestão de cidades difundido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a América Latina e o Caribe, tendo como exemplo o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), no município de Belém, no estado do Pará. Com base no referencial da teoria social marxiana, foram pesquisados, em documentos do BID, disponíveis on-line, os projetos aprovados pelo banco em 26 países da América Latina e do Caribe, entre 1960 e 2011. Aponta a construção do desenho ideológico do BID, interligado às questões de financiamento, pobreza e meio ambiente. Recupera estudos sobre ideologia e modelo de gestão de cidades e compara analiticamente os objetivos do BID com os projetos aprovados na América Latina e no Caribe. Analisa os recursos destinados ao Promaben e reflete, que sob a aparência da diminuição da pobreza e atenção ao tema do meio ambiente, o BID prioriza os setores de projetos de infraestrutura física da cidade e projetos econômicos.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Desigualdade de renda, desemprego e pobreza nas regiões metropolitanas do Brasil: uma perspectiva heterodoxa(Associação Keynesiana Brasileira, 2019) CARVALHO, André Cutrim; CARVALHO, David Ferreira; RODRIGUES, Phelipe da SilvaO presente trabalho tem como objetivo tratar sob a ótica teórica e, também, empírica a questão da evolução da desigualdade de renda, do desemprego e da pobreza nas regiões metropolitanas brasileiras no período de 2001 a 2011. Para isso, é preciso resgatar o arcabouço teórico proveniente das teorias de John Maynard Keynes e, inclusive, Hyman Philip Minsky. A principal conclusão é que o diagnóstico social, neste período, demonstrou uma impactante redução da desigualdade de renda e da pobreza. Percebe-se, deste modo, que a redução das desigualdades de renda são parâmetros de extrema importância para a própria ampliação do mercado doméstico nacional. Por outro lado, os programas de transferência de renda familiar, como o Bolsa Família, têm contribuído à redução da pobreza absoluta. Por fim, não menos importante, os resultados obtidos, por meio dos indicadores sociais, puderam atestar este fato.Tese Acesso aberto (Open Access) Uma genealogia do dispositivo de assistência aos pobres em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-09-30) REBELO, Romário Edson da Silva; DELUCHEY, Jean-François Yves; http://lattes.cnpq.br/3281967884820732; http://orcid.org/0000-0002-1151-0626Com o presente trabalho, proponho pensar o que chamo de dispositivo de assistência aos pobres por meio de conceitos e categorias da obra de Michel Foucault e da história de Belém do Pará, mais precisamente, a partir da experiência da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), criada em 1966 e, desde 2004, responsável pela gestão da Política Nacional de Assistência Social no município. Na aula de 17 de março de 1976 do curso Em defesa da sociedade, Michel Foucault diferenciou a grande assistência, aquela que a um só tempo era maciça e lacunar, essencialmente vinculada à Igreja, de um novo modelo de assistência, baseado em mecanismos mais sutis e economicamente muito mais racionais, que de acordo com o próprio autor tinham muito a ver com o desenvolvimento de uma arte de governar liberal-neoliberal. Nesse rastro, busquei compreender, em que medida, esses mecanismos se incorporaram ao dispositivo de assistência aos pobres ao longo da história de Belém do Pará. Para tanto, propus resgatar essa história. Com isso, pude analisar o novo modelo de assistência. E, por fim, tive possibilidade de investigar o porquê da virada. A pesquisa se desenvolveu nos arquivos de uma série de repartições do município e nos acervos das bibliotecas públicas, inclusive, nas seções de obras raras, obras paraenses e microfilmagem. Ao resgatar essa história, encontrei pistas das origens da grande assistência num tipo muito específico de caça aos pobres que, com o tempo foi se revestindo de técnicas pastorais e dando o tom ao novo modelo de assistência, cujo surgimento esteve marcado por grandes acontecimentos no mundo e no país entre as décadas de 1960 e 1970, mas também, por fatos e disputas locais, cujos discursos e práticas viabilizaram aqueles mecanismos mais sutis e economicamente mais racionais que capturam e conduzem a população mais pobre, sobretudo na virada dos anos 2000.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Infância e pobreza: as crianças ao cuidado do cinema(Universidade Federal do Pará, 2018-06) DOMINGOS, Susana Isabel Marcelino GuerraO preconceito em relação à pobreza, e especialmente em relação à pobreza infantil, construído com base em pesados estereótipos de classe, carrega uma série de imagens e representações negativas associadas. Demasiadas vezes associada à errância e à delinquência, a infância pobre é vista como uma ameaça à sociedade, e configura um objeto incômodo sobre o qual se tem dificuldade em olhar, porque dá visibilidade a um lado perturbador da nossa realidade social. O presente trabalho propõe que nos detenhamos sobre o modo como a infância em estado de exceção foi representada pelo cinema. A partir de Os Esquecidos, de Luis Buñuel e Os Incompreendidos, de François Truffaut, tentaremos entender como a pobreza infantil nos é dada a ver, ao mesmo tempo que questionamos o papel do cinema no exercício da resistência contra o fenômeno da invisibilidade da pobreza, bem como o alcance e os limites da nossa reação às imagens que projetaDissertação Acesso aberto (Open Access) Juventude, escola e pobreza: o caso do município de Abaetetuba, Pará(Universidade Federal do Pará, 2018-02-23) GONÇALVES, Alessandra Sagica; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537Esta dissertação de mestrado aborda o tema educação e pobreza. Esta dissertação partiu da seguinte pergunta: a escola pública reconhece e incorpora a dimensão da pobreza na formação humana das juventudes no Ensino Médio? Apresenta como objetivo investigar se a escola pública reconhece e incorpora a dimensão da pobreza na formação humana das juventudes no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado a abordagem da pesquisa qualitativa, com caráter de estudo de caso, subsidiado pela técnica da entrevista semiestruturada. Em relação aos participantes – 10 educandos do ensino diurno, 10 educadores, 1diretor de escola, 1 vice-diretor de escola, 2 coordenadores pedagógicos – as análises foram configuradas pela técnica da análise de conteúdo. Os dados da pesquisa de campo, coletados em uma escola pública, estão analisados nas percepções da equipe gestora da escola, educadores e educandos a fim de verificar as possíveis implicações no trato com a questão da pobreza nas práticas educativas e no currículo escolar do ensino médio. O que exige primeiramente na identificação da concepção de pobreza entendida pela escola, levando em conta os seguintes indicadores: a existência ou não da discussão da temática na escola, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP), currículo escolar e prática educativa.Com relação à hipótese levantada, os resultados apontaram, que o componente da pobreza e das vivências da pobreza não tem recebido a atenção devida na formação humana das juventudes do ensino médio, pois não há ainda na escola investigada a organização de um trabalho pedagógico para reconhecer e incorporar a pobreza na formação dos educandos. Esses resultados revelaram que a escola reconhece que a pobreza existe na sociedade e percebe que muitos de seus educandos estão em vivências da pobreza, pois muitos educandos participantes do Programa Bolsa Família estão acessando à escola, mas ainda não há a incorporação da pobreza no PPP, no currículo escolar e em algum projeto específico para trabalhar a produção da pobreza, as visões negativas e moralizantes sobre os pobres constantemente propaladas pela mídia com as juventudes educandas do Ensino Médio. Os resultados indicam que, as atividades educativas que acontecem na ação dos educadores para reconhecer e incorporar a pobreza ainda que de forma enviesada estão relacionadas à pobreza como motivação para a escolarização, o reconhecimento das dificuldades (capacidades básicas),mesmo quando há êxito nos estudos; uso da análise cartográfica na geografia, fotos e vídeos e a incorporação de narrativas que trazem os pobres como protagonistas.As disciplinas Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática, não estão articuladas com questões que fazem parte do cotidiano destes educandos, da pobreza local e mais ainda das vivências da pobreza dos educandos do EM, pois não dialoga em termos de conteúdos de ensino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O mito da inclusão produtiva: o discurso ideológico de cidadania, inclusão social e crescimento econômico do estado brasileiro de FHC à Dilma(Universidade Federal do Pará, 2014-07-31) ELOI, Núbia Machado; SANTANA, Joana Valente; http://lattes.cnpq.br/1192736573759096A presente dissertação de mestrado tem por objetivo central analisar a concepção de inclusão produtiva, caracterizada por ações de qualificação da força de trabalho vigoradas com maior frequência a partir da Presidência de Lula da Silva, em 2003, e orientada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) como tentativa contraditória de promoção do desenvolvimento econômico e enfrentamento à pobreza no Brasil. Os objetivos específicos visam identificar em que momento a inclusão produtiva passou a ser disseminada pelo Governo Federal Brasileiro; investigar os documentos oficiais do Governo Brasileiro, bem como de organismos internacionais que se referem à noção de inclusão produtiva; e analisar os documentos oficiais apreendendo as categorias que explicam a concepção de inclusão produtiva para o MDS. Para tanto, o percurso metodológico de análise do objeto de estudo, dar-se pela pesquisa qualitativa, norteada pelas pesquisas bibliográfica e documental. Assim, busca-se apreender a concepção de inclusão produtiva a partir da análise de 13 (treze) documentos e informações das paginas eletrônicas das instituições como o MTE, a CEPAL e o MDS. Os resultados da pesquisa permitem inferir que a inclusão produtiva incorporada pelo governo petista (Lula da Silva e Dilma Rousseff) é sustentada pelo discurso ideológico de cidadania, inclusão social, crescimento econômico, protagonismo, desenvolvimento de capacidades que integram a noção de qualificação/educação profissional como mediação da inserção laborativa da população pobre no mundo do trabalho. Portanto, essas categorias têm tendência em escamotear o desemprego estrutural, a exploração do trabalho, as desigualdades sociais e promover por meio do ajustamento da população às demandas do capital e, ainda, para que aceite sua posição dentro da sociedade: a de superpopulação necessária à acumulação capitalista.Tese Acesso aberto (Open Access) Pobreza na Região Metropolitana de Belém sob os enfoques teóricos das capacidades e do espaço social(Universidade Federal do Pará, 2022-11-16) BRASIL, Marília Carvalho; FERNANDES, Danilo Araújo; SANTOS, Ricardo Bruno Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/3685339264701382O objetivo geral deste trabalho é estudar as relações entre pobreza e estrutura social sob as perspectivas monetária e multidimensional para a Região Metropolitana de Belém no período 2000 a 2010. As principais fontes de dados utilizadas foram os microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010. Na análise multidimensional, os índices de pobreza multidimensional (IPM) foram construídos tomando por base o método de Alkire-Foster (2007, 2009). Para a análise da estrutura social foi utilizada a tipologia elaborada pelo Observatório das Metrópoles que adota a perspectiva bourdieusiana. No primeiro decênio do século XXI, na RMB ocorreu uma expressiva redução na proporção de pobres sob o enfoque da renda. Esta tendência foi observada tanto para o conjunto da RMB, quanto para todos os municípios metropolitanos. A queda dos indicadores de pobreza monetária na RMB acompanhou a tendência nacional ocorrida nos anos 2000 como consequência de condições econômicas e políticas públicas. Ao adotar a multidimensionalidade na análise da pobreza, consegue-se perceber a heterogeneidade existente nas áreas estudadas, conforme advoga Amartya Sen. Comparando os indicadores das duas abordagens, os resultados apontam para níveis mais elevados da pobreza captada pela perspectiva multidimensional, quando comparado com a ótica monetária. Esta situação ocorre para todos os níveis de agregação: regional, municipal e área de ponderação. Os resultados da pobreza multidimensional indicam que houve pequena ampliação na proporção de pobres no conjunto da RMB. Os níveis da pobreza multidimensional apresentados eram muito elevados em comparação com as medias nacionais no período 2000/2010. As políticas públicas que contribuíram para a retirada da condição de pobreza multidimensional de parcela importante da população nacional não parecem ter apresentado os mesmos resultados para a RMB. Em relação a estrutura social da RMB, percebe-se que há um progressivo aumento da população enquadrada em situação de privação à medida que se vai avançando na estrutura social quando se considera os diversos indicadores que compõem o IPM (incidência, intensidade e IPM). A população situada no topo da pirâmide social considerada pobre é significativamente menor do que a que fica na base. Da mesma forma que na análise dos agregados regional e municipais, as dimensões que atuaram de forma a intensificar as privações da população residente na RMB foram a educação e o padrão de vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Pobreza, privação e transferência de renda na várzea amazônica: um estudo de caso para Sirituba em Abaetetuba, Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-06-10) LEITE, Lorena Von Paumgartten; ALMEIDA, Oriana Trindade de; http://lattes.cnpq.br/0325909843645279A pobreza é um problema multidimensional que se traduz em termos de privações e insuficiência de capacidades básicas. Os índices multidimensionais permitem uma análise apurada da qualidade de vida relacionada com a pobreza, considerando algumas dimensões importantes e representam um grande avanço na problemática do planejamento do desenvolvimento. O objetivo geral dessa pesquisa foi o de analisar as privações enfrentadas pelas famílias na comunidade Sirituba em Abaetetuba/PA, de acordo com as dimensões e indicadores do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) e analisar o impacto de transferências de renda em bens duráveis domésticos das famílias. A análise com famílias que recebem e não recebem transferências de renda mostrou que a duas tem a mesma quantidade de bens duráveis domésticos. A análise adaptada do IPM para Sirituba constatou que algumas famílias sofrem privações devido à baixa escolaridade dos chefes de família, à falta de acesso seguro água potável, à falta de saneamento básico e ao método rústico para cozinhas. Verificou-se também uma tendência de melhora no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Abaetetuba. O município evoluiu da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano” para o “médio desenvolvimento humano”, isso representa uma evolução nos indicadores de educação, longevidade e renda. No entanto, sabe-se que a área urbana de Abaetetuba não apresenta os mesmos serviços públicos de uma área rural como Sirituba. O Censo 2000 e 2010 consideram dados diferentes para cada uma dessas áreas demonstrando que os serviços de energia elétrica e abastecimento de água, prestados na área rural, são menos disponíveis em comparação a área urbana de Abaetetuba.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Resiliência em Famílias de baixa renda: percepções de professores e familiares(Universidade Federal do Pará, 2015-08-28) MATOS, Larissa Araújo; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634O objetivo desta dissertação foi compreender a resiliência familiar sob dois pontos de vista. O primeiro referente a percepção de professores sobre as possibilidades de resiliência nas famílias de seus alunos em situação de vulnerabilidade social e o segundo sob a visão de um membro das famílias sobre as características de resiliência em seus respectivos grupos familiares. Para isso, foram realizados dois estudos qualitativos exploratórios. O estudo I foi realizado com os professores e teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a resiliência em famílias pobres. Participaram do estudo I onze professores de 1º ao 5º ano que responderam uma entrevista semiestruturada, cujo roteiro era constituído por questões de caracterização e outras que permitiam revelar a percepção dos professores sobre as famílias dos seus alunos e uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência familiar. Os dados foram coletados e categorizados com base na literatura de resiliência familiar e análise de conteúdo sendo operacionalizados com auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores identificaram os elementos da resiliência familiar, entretanto, não perceberam estes aspectos nas famílias de seus alunos, portanto tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos. Já no estudo II participaram 16 mães e/ou responsáveis por crianças de 1º ao 5º ano da escola que responderam um instrumento sociodemográfico, e participaram de uma entrevista coletiva, com o objetivo de identificar como as famílias reagem diante de situações de problema e com quem podem contar. Os dados foram coletados e categorizados com base na literatura de resiliência familiar e análise de conteúdo e operacionalizados com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os dados mostraram que as famílias estão expostas a algumas situações ameaçadoras ao desenvolvimento. No entanto, apesar dos riscos associados à pobreza, observou-se fatores intrafamiliares protetivos, geradores de benefícios ao desenvolvimento das gerações mais jovens. Esses dois estudos estão interligados em seus objetivos e resultados uma vez que Estes dois estudos são complementares nos seus objetivos e nas implicações de seus resultados. Alguns aspectos chamaram a atenção nos estudos e que se interligam. O primeiro é que os pais e/ou responsáveis pelas crianças identificam os professores apenas como profissionais ‘’ conteudistas’’, ou seja, enxergam estes professores apenas como um fonte de sanar dúvidas com deveres de casa dos filhos esse dado tem relação com a baixa escolaridade dos responsáveis. Outro aspecto que o presente estudo traz é a visão negativa que a escola tem de que as famílias não valorizam a educação e o estudo II aponta que as 16 participantes demonstraram valorizar e acreditar que por meio da educação o futuro dos seus filhos será melhor, entretanto, apesar das participantes demonstrarem o valor positivo que dão para a educação elas não acreditam na possibilidade de seus filhos virem a se tornar profissionais de qualificação superior, mas conformam-se que eles tenham uma ocupação profissional digna e não necessariamente ascendam socialmente. Portanto, através desses estudos é possível planejar ações que estabeleçam pontes entre estes dois microssistemas, ou seja, canais de comunicação entre a família e a escola de modo que os professores tenham acesso aos aspectos positivos do funcionamento das famílias pobres que atendem e, por sua vez, que favoreçam às famílias a capacidade de identificar os professores como uma importante rede de apoio. Sugere-se que outras pesquisas acerca da resiliência familiar sejam realizadas com intuito de conhecer como as crenças de profissionais que atuam com famílias pobres influenciam em suas práticas profissionais com estes sujeitos e como as famílias se organizam diante de situações de adversidades reais. Ademais, pesquisas futuras podem contribuir com o estudo da resiliência familiar identificando o papel da escola, em particular, dos professores nas estratégias de enfretamento das adversidades vividas pelas famílias pobres.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Resiliência familiar: o olhar de professores sobre famílias pobres(Universidade Federal do Pará, 2018-12) MATOS, Larissa Araújo; CRUZ, Edson Júnior Silva da; SANTOS, Thamyris Maués dos; SILVA, Simone Souza da CostaO objetivo da presente pesquisa foi descrever a resiliência familiar, do ponto de vista de professores, sobre as famílias de seus alunos. A coleta dos dados foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia da cidade de Belém-Pará. Participaram deste estudo onze professores de 1º ao 5º ano que responderam a uma entrevista semiestruturada e participaram de uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência nas famílias dos alunos. Os dados foram coletados e categorizados com base na Análise de conteúdo de Bardin [Análise de conteúdo (2011)] e com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores compreendemos elementos da resiliência familiar, entretanto, desconsideram tais elementos nas famílias da escola, tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos, possuem uma visão estereotipada de família, uma perspectiva estigmatizada sobre pobreza e dos benefícios sociais que estas famílias têm acesso.
