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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Entre salvação e perdição: a sexualidade do bom cristão
    (Universidade Federal do Pará, 2019-05-09) RODRIGUES, Luciane de Assunção; CHAVES, Sílvia Nogueira,; http://lattes.cnpq.br/9353964127402937; https://orcid.org/0000-0002-9771-4610
    Que subjetividades são fabricadas a partir dos discursos sobre sexualidade? Quais são as condições de existência dos discursos que fazem proliferar dada sexualidade? Tais questões emergiram e fabricaram a tessitura dessa pesquisa, cujas linhas do tesão e transgressão são os fios condutores das tramas que compõem a sexualidade do “bom cristão”. Para dar visibilidade à sexualidade que transita em uma Escola Confessional - numa dinâmica inventiva -, foram criados personagens que movimentam a análise dos materiais empíricos selecionados para compor o corpus da pesquisa. Inspirados e matizados pelo pensamento de Michel Foucault e com os sentidos aguçados, esses materiais falam e descrevem o que viram, ouviram, sentiram nos espaços de uma Escola Confessional. Com personalidades distintas, tais personagens são proficientes em fazer aparecer os processos de subjetivação do dito “bom cristão”, seja ele docente ou discente, bem como as peripécias vividas no interior de um espaço em que a sexualidade se situa entre a obediência e a transgressão. Dentre os personagens, a Escola Esquizofrênica inicia a discussão com seus desvarios, alternando momentos de lucidez e de alucinação, sem que se consiga perceber quando está em um ou outro estado! Nesse contexto, a escola esquizofrênica decide colocar os demais personagens no seu divã - em modos de confissão. Assim, cada personagem conta como foi atravessado/afetado pela sexualidade ali circulante, mobilizando a questão central desta investigação: Como opera o dispositivo da sexualidade numa Escola Confessional? Com base na análise das confissões sustenta-se a seguinte tese: A produção da subjetividade do “bom cristão” está vinculada ao controle e à gestão da sexualidade. A sexualidade, por sua vez, abre trilhas de possibilidades de invenção e criação de novas formas de viver! É assim que os personagens que habitam a Escola Confessional ousaram criar o espaço do “entre”, no meio. Resistiram, inventaram e viveram a sexualidade rompendo a inércia e a paralisia de permanecer na posição de “bom cristão”! Ao invés de ensaiarem modos de obediência em relação às normas regulatórias estabelecidas para se viver nessa escola confessional, optaram por viver a sexualidade em modos de resistências. O entre está onde tudo escapa, é a transgressão de uma sexualidade que não foi formatada, suspira por liberdade em uma vida que experimenta.
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