Navegando por Assunto "Potencialidades formativas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Potencialidades formativas da música: desafios e perspectivas da educação musical no Ensino Fundamental II. Breves (PA), 2013 - 2014(Universidade Federal do Pará, 2014-06-27) COUTO, Jeová de Jesus; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Esta pesquisa trata sobre o ensino da música na escola de educação básica. Tem como objetivo investigar desafios e perspectivas de desenvolvimento de potencialidades formativas da música na educação musical, especificamente na realidade do ensino fundamental II nas escolas públicas do município de Breves (PA). Para tanto, foram adotados como procedimentos metodológicos: 1. revisão bibliográfica da literatura especializada, 2. análise documental e 3. entrevista com professores de Arte e monitores de projetos que envolvem o ensino de música em escolas públicas do ensino fundamental II do município de Breves (PA). A dissertação está organizada em três capítulos: 1. revisão da literatura, em que se apresentam potencialidades formativas da música a partir de autores da pedagogia e psicologia da música, 2. desafios para uma educação musical de cunho formativo em uma realidade educacional específica, no qual são identificadas interdições ao efetivo ensino da música na disciplina Arte e em projetos de música no ensino fundamental II de escolas públicas de Breves e 3. perspectivas para este ensino a partir dos desafios encontrados. Como resultado, obtivemos um diagnóstico sobre a realidade local que apresentou, principalmente, desafios no que tange a espaços, materiais e formação dos professores, o que nos permitiu conhecer com mais profundidade a realidade local e refletir sobre possibilidades de superação daquelas interdições
