Navegando por Assunto "Práticas de ensino"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal(Universidade Federal do Pará, 2023-11-06) BARROS, Estelita Araújo; LIMA, Aline da Silva; http://lattes.cnpq.br/0664954001664179; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Esta pesquisa relata experiências de trabalho na Educação Escolar indígena, com práticas de ensino voltadas para temáticas, que a partir os saberes e fazeres culturais dos educandos Ka’apor, abordam como estas estão relacionadas ou não a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Busca-se refletir como trabalhar esses contextos nos espaços escolares, de forma, que possa servir de referência para outros profissionais e orientar sobre uma proposta de ensino e aprendizagem, intercultural e interdisciplinar, que contribua no processo de ensino e aprendizagem da matemática a fim de visibilizar a importância dos elementos culturais como: confecção do wasahã (paneiro), grafismo corporal ka’apor, dentre outros, culminando com a elaboração de um produto educacional intitulado “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Caderno de Conhecimentos: Alfabetização Etnomatemática na Cultura Ka’apor. Para tanto, destacam-se os conteúdos da matemática: figuras geométricas, contagem e medição de comprimento, com o propósito de valorizar os saberes e fazeres da comunidade em diálogo com os conhecimentos matemáticos, que pelos métodos da pesquisa do tipo etnografia, das pesquisas bibliográficas e das experiências vivenciadas por meio da observação participante com os educandos ka’apor, apontam-nos caminhos metodológicos para elaboração de materiais voltados às práticas de ensino diferenciado, como possibilidades no somar e na valorização das formas de subsistências e sobrevivência do povo Ka’apor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas em contexto universitário: desenvolvimento de um curso de capacitação voltado para docentes do ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2021-06-24) LEAL, Djanira de Oliveira; DINIZ, Marcos Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7813719832858592Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um curso de capacitação em metodologias ativas voltado para docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O curso, intitulado Metodologias ativas para contextos universitários, corresponde ao produto educacional concebido durante a pesquisa e teve como objeto final a criação de um Desenho Pedagógico (DP) abrangendo toda sua estrutura. Por meio dessa capacitação, buscou-se fomentar, principalmente, o uso de estratégias de ensino pautadas nos princípios das metodologias ativas. A etapa inicial do estudo compreendeu a realização de um diagnóstico do lócus de pesquisa, que possibilitou identificar as características da instituição e sua política de ensino-aprendizagem para, assim, adaptar a capacitação ao contexto institucional. Além disso, foi possível traçar um perfil das metodologias de ensino disponíveis na Universidade, considerando o ponto de vista e as expectativas dos discentes no que se refere às práticas de ensino desenvolvidas na instituição. O diagnóstico realizado na UFRA evidenciou a existência de um ambiente institucional favorável a implementação desse tipo de capacitação. Os resultados obtidos a partir desse estudo possibilitaram, também, a identificação e a formação de uma equipe de professores da Universidade que já utilizavam, em suas aulas, atividades baseadas em métodos ativos, o que resultou no convite para participarem de uma pesquisa-ação voltada para subsidiar a elaboração do DP do curso. A etapa de testagem do produto envolveu a realização de uma experiência piloto, ou seja, a primeira oferta do curso na instituição. A análise dessa experiência preconiza que o desenvolvimento desse tipo de capacitação pode contribuir para auxiliar os docentes a compreenderem melhor o conceito de metodologias ativas e para aperfeiçoarem o processo de planejamento e utilização de métodos ativos em suas aulas. Os dados levantados na testagem do produto também forneceram subsídios para o aprimoramento da proposta de capacitação. Considerando a característica de germinabilidade do produto, pode-se inferir que, com as devidas adaptações, o curso poderá ser aplicado em outros contextos formativos que tenham objetivos similares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas avaliativas no contexto dos anos iniciais: acontecimentos, circunstâncias e significados para refletir sobre a própria prática(Universidade Federal do Pará, 2016-11-07) SANTOS, Noemia das Graças Rodrigues dos; DIAS, Josete Leal; http://lattes.cnpq.br/742141315853380; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967Esta pesquisa se refere as minhas experiências pessoais e as implicações nas práticas avaliativas desenvolvidas por mim no exercício do trabalho como coordenadora pedagógica dos anos iniciais, na função formadora de professores e de avaliadora de alunos numa escola da rede particular de ensino. Meu objetivo central foi investigar tais experiências vividas, na perspectiva de compreender possíveis contribuições sobre avaliação das aprendizagens para minha formação, bem como para a formulação de ações pedagógicas no âmbito da avaliação da aprendizagem, a partir de uma perspectiva formativa. Esta investigação se desenvolve a partir episódios de memórias com a temática avaliação, que vem me constituindo profissionalmente. Recorro, portanto, à reconstituição de minha própria história de vida, objetivando analisar meu percurso de constituição profissional docente de formação e as experiências vivenciadas que caracterizam diferentes momentos deste percurso, os quais são organizados em oito episódios narrativos distintos, mas, relacionados, pois todos tratam de episódios de avaliação diagnóstica realizada com os alunos. Os relatos dos episódios evidenciam contribuições significativas para minha ação de avaliadora de alunos, pois cada um possibilitou aprendizados diferenciados, porém interligados, bem como ao remeter-me ao passado vivido com olhar do presente, de forma reflexiva e encharcada das atuais aprendizagens teórico-epistemológicas, me ajudou a compreender como fui me constituindo profissionalmente. Dois momentos constituíram-se como sistematizadores da investigação, ou seja, onde tudo começa a se materializar: 1) Memórias marcantes de histórias temáticas que ocorreram em minha trajetória profissional no exercício da coordenação pedagógica 2) como descrevemos esses momentos e como explicamos teoricamente a sua influência no nosso desenvolvimento profissional? Essa investigação se constitui em uma pesquisa qualitativa, por considerar que esta modalidade consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado. Tomo como material empírico as escritas de situações reais, em forma de narrativas, ocorridas em minha atuação profissional que envolvem a temática avaliação. A análise se constituiu a partir da análise discursiva dos relatos das entrevistas com as professoras que vivenciaram tais episódios juntamente comigo, produzindo novos significados, contrapondo com outras situações agora no presente. Os resultados dessa investigação revelam que pesquisar sobre a própria prática de forma reflexiva traz consequências positivas para transformação da prática em estudo. A base teórica desta pesquisa traz autores que pesquisam avaliação nas diversas perspectivas mas sobretudo formativa. Contudo, compreendo que a pesquisa não diz somente da realidade em que atuei, mas nos fazeres que foram transformados ao longo desta vivencia formativa.Tese Acesso aberto (Open Access) As práticas de ensino na formação do trabalhador docente no curso de pedagogia do PARFOR na Universidade Federal do Tocantins-Campus Araguaína(Universidade Federal do Pará, 2018-02-26) ALMEIDA, Cristiane Silva de; SILVA, Gilmar Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7624395840820523O presente trabalho tem por objetivo principal analisar, a partir do olhar de educandas concluintes, do Curso de Pedagogia do PARFOR da UFT, Campus Araguaína, Tocantins, se as práticas de ensino dos professores formadores do curso, têm articulado os saberes experienciais de vida social e de trabalho docente das educandas com a formação acadêmica. Partindo da hipótese de que as práticas de ensino desenvolvidas no Parfor Pedagogia – campus Araguaína vêm realizando-se de forma desvinculada da realidade das educandas, bem como a partir de mecanismos e posturas pedagógicas que dificultam a aprendizagem nos momentos de formação. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso, com utilização da revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica. Para obtenção dos dados utilizamos, como técnica de coleta, a entrevista semi estruturada. Com base nos dados obtidos, organizamos nossas análises a partir de cinco categorias que identificam as práticas de ensino no Curso de Pedagogia do PARFOR em Araguaína, quais sejam: afeto; relação entre os saberes; metodologias de ensino, relação professor/aluno, formação como ato político. A partir das mesmas identificamos que as práticas de ensino realizadas por alguns professores formadores do Curso de Pedagogia do PARFOR no Campus de Araguaína, não têm favorecido ao processo de formação acadêmica das educandas, tendo em vista um conjunto de fatores, tanto de ordem macroestrutural, relacionados a lógica de organização e materialização da política de formação de professores do PARFOR, quanto fatores de ordem microestrutural, relacionados ao desenvolvimento de práticas de ensino que não agregam os conhecimentos, saberes e experiências dessas trabalhadoras aos conhecimentos acadêmicos/científicos, no sentido de contribuir para a construção de uma formação mais ampla e humana, capaz de favorecer a qualidade da educação básica pública brasileira, conforme previsto no documento oficial do plano. As análises também evidenciaram que a qualidade da formação dos trabalhadores docentes do PARFOR não pode ser atribuída unicamente à prática de ensino dos professores formadores, uma vez que outros fatores de ordem macroestrutural interferem diretamente no desenvolvimento da mesma.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando(Universidade Federal do Pará, 2017-02-20) CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife; http://lattes.cnpq.br/1399644816577073A pesquisa aqui apresentada investiga as Práticas Pedagógicas de educadores egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pelo Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia – IFPA, campus Bragança, no período de 2009 a 2012. A pesquisa foi realizado com sete educadores atuantes em escolas do campo, antes e depois da formação no Curso de LEdoC. Os caminhos metodológicos estão fundamentados em paradigmas teóricos que empregam os métodos e estratégias da pesquisa qualitativas na concepção de Lukde e André (2015), Godoy (1995), Minayo (2003) e Esteban (2003). Os dados foram colhidos através de instrumentos como: Entrevista Narrativa, Observação de Práticas Pedagógicas nos espaços educacionais e documentos fornecidos pelos educadores e escolas do campo. A construção teórica e discursiva está sustentada pelos seguintes autores: ARROYO (2001, 2004, 2007, 2014), ANTUNES-ROCHA (2010, 2011), CALDART (2004,2009, 2010, 2011), FERNANDES (1999, 2001, 2005), FREIRE (1992, 2003, 2009), GHENDIN (2012), HAGE (2005,2008, 2009, 2011, 2014, 2015), MOLINA (2003, 2004, 2011, 2012, 2013,2014, 2015), SOUZA (2014), FRIGOTTO (2008, 2010) e GADOTTI (1991, 1999, 2010) dentre outros que trazem para discussão a temática Educação do Campo, Formação de Educadores entre outras discutidas no âmbito deste estudo. Os achados estão dirigidos para duas construções analíticas: O Território Cultural do sujeito docente e sua influência na construção da identidade de Educador do Campo da zona Bragantina e; As Práticas Pedagógicas dos Educadores do Campo da zona Bragantina. Os dados revelaram que estes educadores construíram suas identidades formadas no interior de suas experiências no contexto de seus territórios culturais que também, lhes proporcionaram uma identidade de classe. E suas Ações/Práticas Pedagógicas estão voltadas à valorização da cultura e preservação da identidade do educando à medida que dialogam com seus saberes, fazeres e realidade cotidiana em seu território de vida, o campo.
