Navegando por Assunto "Print journalism"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Percepções de jornalistas sobre ironia no jornalismo impresso(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015-06) SEIXAS, Netília Silva dos AnjosO estudo aborda a percepção de jornalistas acerca do uso da ironia em suas enunciações profissionais cotidianas. Trata-se de uma incursão inicial nessa discussão, a partir de informações de jornalistas da redação do jornal diário O Liberal, de Belém, Pará, um dos mais antigos em circulação na Amazônia brasileira, fundado em 1946. Na enunciação jornalística, a linguagem desempenha papel significativo quanto aos modos do dizer e da oferta de possibilidades de efeitos de sentido, inclusive os irônicos. No jornalismo impresso, a ironia desempenha eminentemente um papel de crítica, com múltiplos recursos de uso, e não se situa necessariamente como uma categoria do humor. A pesquisa evidenciou que os profissionais detêm esse conhecimento a respeito da ironia e a usam como recurso discursivo estratégico em suas construções jornalísticas, contando com a sagacidade do leitor para percebê-las ou criá-las. Afinal, a ironia depende dos interlocutores para ser estabelecida.
