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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Política de expansão da educação superior no Brasil - o prouni e o fies como financiadores do setor privado
    (Universidade Federal do Pará, 2016-12) AMARAL, Nelson Cardoso; CHAVES, Vera Lúcia Jacob
    O estudo analisa a política de expansão da educação superior brasileira no período 2003-2014, tendo como ênfase a análise do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) como financiadores do setor privado. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa quanti-qualitativa, com consulta a fontes documentais e aos websites da Receita Federal do Brasil e do Senado Federal, para o levantamento de dados financeiros, e do Censo da Educação Superior, para obtenção daqueles referentes a matrículas e instituições de educação superior. O estudo evidenciou que uma política de expansão ocorreu tanto para o setor público quanto para o privado, e que este último recebeu substanciais incentivos governamentais, especialmente pelas vias do ProUni e do FIES, o que tem contribuído para a obtenção de lucro e a oferta de uma educação superior que dissocia o ensino de graduação da pesquisa e da extensão.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    As repercussões do PROUNI na vida profissional dos egressos da UNAMA
    (Universidade Federal do Pará, 2016-03-14) FERREIRA, Sônia Andréa Pimentel Rodrigues; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4355112931326342
    O presente trabalho analisou as repercussões do Programa Universidade Para Todos- ProUni na vida profissional dos egressos da Universidade da Amazônia-Unama, em Belém do Pará. Para tanto, fez-se necessário discorrer sobre as Políticas de acesso e permanência ao Ensino Superior a partir da década de 1990 no cenário educacional brasileiro. O percurso metodológico da pesquisa foi embasado na abordagem qualitativa realizado por meio do Estudo de Caso, para o qual foi selecionada a Universidade da Amazônia-Unama. Como instrumentos de coleta de dados e informações foram utilizados questionários enviados aos egressos e análises de documentos disponibilizados pela instituição. Foi realizada também a revisão bibliográfica e como forma de tratamento das informações coletadas, a análise documental e a análise de conteúdo. Paradoxalmente, as análises evidenciaram os aspectos contraditórios que compõem o ProUni. Por um lado, os investimentos de verbas públicas são destinados às instituições privadas de ensino superior, favorecendo-as duplamente ao longo do histórico do Programa, tanto na ocupação das vagas ociosas quanto pela isenção de impostos e contribuições. Por outro lado, conclui-se que as dificuldades e desafios vivenciados pelos egressos foram diversas, o ProUni permitiu o acesso a uma reduzida parcela da população de baixa renda ao ensino superior, apresentando-se limitado, no que diz respeito à permanência, pois não garantiu apoio as diversas despesas no percurso acadêmico destes estudantes.
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