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Navegando por Assunto "Procedimentos de correção"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliando o uso de reforçamento em um procedimento de correção no ensino de tato para crianças com autismo
    (Universidade Federal do Pará, 2015-03-30) CARNEIRO, Ana Carolina Cabral; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    Um aspecto importante da intervenção para pessoas com autismo baseada na Análise Comportamental Aplicada é que devem ser utilizados procedimentos que reduzam erros durante a aprendizagem de um repertório, considerando os efeitos que podem produzir no processo de aprendizagem. Alguns estudos têm investigado os efeitos do procedimento de correção que exige resposta ativa do aprendiz após a repetição de uma tentativa com erro. Alguns manuais de intervenção recomendam não reforçar respostas corrigidas no procedimento de correção com resposta ativa, para evitar o estabelecimento de uma dependência da dica usada na correção. Este estudo investigou o efeito do reforçamento em um procedimento de correção com resposta ativa durante o ensino de tatos para quatro crianças com autismo. Em um delineamento intraparticipante, foi realizado um treino de ecoico para tato (treino inicial com dica ecoica simultânea e posteriormente com dica atrasada em 3 segundos) com procedimento adaptado de alternância de tratamento - uma condição com reforço após correções e a outra condição sem reforço. Todos os participantes precisaram de menos tentativas de correção na condição de correção com reforço do que na condição de correção sem reforço, e o desempenho dos participantes foi superior na condição de treino com reforço após a correção em nove dos doze conjuntos de estímulos utilizados no estudo. Os resultados obtidos se contrapõem aos manuais. Discute-se a eficácia do reforço após o procedimento de correção, a não aquisição de dependência do reforço neste procedimento, bem como as implicações práticas destes resultados.
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