Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professional Training in Health"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Projeto (s) indutor (es) da integração ensino e serviço: impacto no processo de formação e no cotidiano do trabalho
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06-16) ROSA, João Victor Moura; LOPES, Márcia Maria Bragança; http://lattes.cnpq.br/6740484061412959
    O processo de ensino-aprendizagem estabelecido a partir da integração entre o ensino e o serviço através da inserção dos discentes no serviço de saúde pode induzir a novas formas de organização do trabalho em saúde, favorecendo uma melhor qualificação para o atendimento. Nesse contexto, se insere o Programa de Capacitação em Atenção à Saúde da Criança - Estágio Multicampi Saúde da Universidade Federal de Pará – UFPA que busca a qualificação dos processos de gestão na formação para o cuidado, integração ensino-serviço- comunidade, de forma articulada entre o Sistema único de Saúde – SUS e a instituição de ensino, cujo o objetivo foi identificar os impactos observados no cotidiano do trabalho e na formação dos acadêmicos do curso de enfermagem que participam de projetos indutores da integração ensino e serviço. Utilizou-se como suporte teórico Yin, Strauss; Corbin. A orientação para análise do material coletado se deu através de leituras interpretativas sobre Integração Ensino e Serviço Yin (2015). A Análise das entrevistas baseou-se em Strauss e Corbin, (2008) onde foram baseadas na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados mostraram a contribuição do projeto indutor objeto desta pesquisa para a formação do acadêmico de enfermagem, visto que a experiência adquirida no serviço fortaleceu sua formação. Estar inserido em Projetos Indutores reforçou a prática do Curso de Enfermagem da UFPA que introduz precocemente, no campo de prática, seus alunos, contribuindo de forma positiva na formação destes. Destaca-se, de forma em geral, um impacto positivo no processo de formação e no cotidiano do trabalho, compreendendo o papel indutor e porque não dizer transformador do Projeto Multicampi Saúde, considerando seu impacto na qualidade da formação e da atenção prestada ao usuário, bem como o seu poder de reflexão, por parte dos profissionais preceptores, quanto a importância da práxis na qualidade de vida da população assistida. No que concerne a contribuição desta pesquisa, acredita-se que sua realização contribuirá tanto com a Instituição Formadora, particularmente o Curso de Enfermagem da UFPA, quanto com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, posto que traz em seu resultado indicadores que demonstram o impacto positivo de Projetos Indutores na qualidade da atenção, envolvendo instituições formadoras, serviços de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, proporcionando um indicador importante para a ampliação de estratégias como o Projeto Multicampi Saúde nos demais municípios e regiões do Estado do Pará.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA