Navegando por Assunto "Professional competence"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão de pessoal de enfermagem por competências em serviços de saúde: revisão de escopo(Universidade Federal do Pará, 2021-04-06) OLIVEIRA, Sebastião Magno; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: Devido aos benefícios reconhecidos derivados do modelo da gestão por competências no cenário público, este vem se introduzindo-se nas instituições que fornecem serviços de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições prestadoras de serviços de saúde foram levadas a verificar os modelos de gestão utilizados e adaptá-los às mudanças advindas com a globalização, partindo da necessidade de moldes gerenciais capazes de pôr em prática as competências dos trabalhadores, por este motivo, a utilização de ferramentas como a gestão por competências estão sendo inseridas nos serviços de saúde. Objetivo: Descrever, com base na literatura científica, como ocorre a gestão de pessoal de enfermagem por competências nos serviços de saúde. Método: Trata-se de uma revisão de escopo baseada no protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI). Os artigos pesquisados foram obtidos utilizando duas estratégias de busca, nas bases LILACS, MEDLINE e SCIELO, por meio de descritores, palavras-chave e operadores boolianos, sem delimitação de tempo, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os dados foram coletados no mês de setembro de 2020, tendo sido captados 165 artigos. Os estudos encontrados foram transferidos para o aplicativo Rayyan®, objetivando com isso conferir às etapas seguintes e à revisão maior agilidade e segurança. Após excluir os duplicados, permaneceram 148 artigos, sendo lidos título e resumo, onde classificaram-se como elegíveis para a revisão 20 artigos, os quais foram lidos na íntegra e, com as exclusões, restaram cinco artigos incluídos na revisão. A seleção dos estudos foi realizada com base nos critérios de inclusão. A análise dos dados se deu por estatística descritiva e por meio da análise de conteúdo de Bardin. Realizou-se a análise qualitativa dos dados extraídos, relacionados ao processo de gestão por competências. Resultado: Como resultado, foram obtidos cinco estudos relacionados ao tema da revisão com atributos contributivos para compor a revisão. Os resultados foram organizados pelos tópicos de interesse do trabalho, de acordo com o protocolo JBI. Os estudos evidenciaram uma janela temporal de publicações sobre a temática no contexto nacional, o que sugere número reduzido de pesquisas sobre a temática no Brasil. Nos resultados constatou-se que houve predominância de pesquisa em instituições públicas de saúde e realizadas com profissionais enfermeiros. Este fato reforça a relevância do enfermeiro nos processos de gestão de pessoas nos serviços de saúde. Um ponto de fragilidade constatado foi em relação ao conceito de competência sendo evidenciado em apenas um artigo. Em quatro estudos foi evidenciado algum tipo de material, instrumento ou sistema de referência, porém que não abordavam especificamente a temática de gestão por competências, mas, sim, tratavam assuntos relacionados ao processo de gestão de pessoas, qualidade e demais processos assistenciais que envolvem os profissionais das instituições de maneira geral, e não especificamente a equipe de enfermagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Percepção de enfermeiros empreendedores sobre competências necessárias para empreender na enfermagem(Universidade Federal do Pará, 2022-08-01) AMARAL, Thayza Mirela Oliveira; SANTOS, José Luís Guedes dos; http://lattes.cnpq.br/3536073293931659; https://orcid.org/0000-0003-3186-8286; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: Competência está ligada ao saber e fazer com qualidade. Desenvolver competências demanda interagir no âmbito em que se realiza o trabalho, para resultar em um pleno exercício da profissão. Este estudo possui o objetivo de analisar as percepções de enfermeiros empreendedores de negócios sobre as competências necessárias para empreender na enfermagem. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, derivado de um macroprojeto intitulado “Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação”. Os participantes foram enfermeiros empreendedores de negócios, com tempo de atuação igual ou superior a 42 meses. Os critérios de seleção foram: (1) ser enfermeiro; (2) ter respondido a Fase 1 do macroprojeto; (3) ter atividade empreendedora atual ou anterior de pelo menos 42 meses. Para exclusão, foram: (1) enfermeiros em atuação empreendedora não relacionada ao trabalho de enfermagem e (2) afastados da atividade empreendedora por qualquer motivo. A coleta de dados foi realizada no período de julho a outubro de 2021, através de uma videochamada ou envio das respostas pelo Whatsapp. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, além do uso do software IRaMuTeq. Resultados: Verificou-se no corpus textual, que o software reconheceu 200 textos, obteve 467 segmentos de texto, reclassificou-os em 14.619 ocorrências e 2.410 formas, além de 1.281 hápax. O Dendograma da Classificação Hierárquica Descendente gerado conteve quatro classes envolvendo os seguintes pontos: conceitos envolvendo empreendedorismo e competência, competências empreendedoras, desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes de enfermagem, além de desafios enfrentado por enfermeiros que empreendem. Conclusão: Através deste estudo, foi possível conhecer a perspectiva de enfermeiros empreendedores a respeito de competências utilizadas em sua prática. Conhecer este processo não apenas fortalece a prática empreendedora na enfermagem, como também é um meio para expandir o empreendedorismo tantos nos espaços de formação quanto nos meios laborais.
