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Navegando por Assunto "Professor Reflexivo"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo
    (Universidade Federal do Pará, 2020-02-28) BARREIRA, Jonas Souza; OLIVEIRA, José Sávio Bicho de; http://lattes.cnpq.br/9368147336655765; https://orcid.org/0000-0001-7616-6961; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    Este estudo teve como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação que se insere na perspectiva da Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, e na qual o professor pesquisador assume um duplo papel: o de professor que ensina matemática para estudantes do campo e o de pesquisador da própria prática. Teve como referencial a teoria do professor reflexivo aliada à Resolução de Problemas como possibilidades para melhorias no ensino de matemática e para uma prática reflexiva do professor que ensina matemática. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2019, em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo localizada em uma comunidade campesina na região de Marabá, sudeste do Pará. Os instrumentos utilizados foram o diário de campo do professor pesquisador, os cadernos dos estudantes e as transcrições dos áudios das aulas gravados durante a observação. Os resultados mostram que os estudantes aliam os conhecimentos construídos fora da escola aos conhecimentos matemáticos escolares, com isso constroem novas estratégias para a resolução de problemas matemáticos. Constatou-se ainda, que a mediação do professor por meio de diálogos com os estudantes possibilita aulas mais comunicativas e interativas, assim como permite que exponham seus pensamentos e compartilhem suas estratégias de resolução de problemas. Entende-se com isso que o professor precisa se desprender de uma prática docente pautada somente no uso de regras e métodos instrucionistas, sendo necessário diversificar o ensino dando voz ao estudante, no sentido de deixa-lo se ouvir, ser ouvido pelos colegas e ouvi-lo também, percebendo conhecimentos que ele carrega enquanto bagagem epistemológica importante para o ensino de matemática, e valorizando-os como essenciais para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
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