Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Professor-Ensino fundamental"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Letramento matemático no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ponto de vista dos professores sobre suas práticas docentes
    (Universidade Federal do Pará, 2024-07-04) FARIAS, Mirian Zuqueto; PALHETA, Franciney Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8942939645217142; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967
    Neste contemporâneo estudo, buscou-se analisar o ponto de vista dos professores que ensinam matemática no 2º ano, nos anos iniciais do ensino fundamental sobre suas práticas docentes em relação ao letramento matemático. Com base neste trabalho, propõe-se como produto educacional titulado “Catálogo Informativo: letramento matemático para os anos iniciais um levantamento para a prática docente a partir do eduCAPES”, contendo informações e orientações didáticas relacionadas aos resultados da pesquisa, no intuito de auxiliar professores em relação ao ensino da matemática, evidenciando todos os professores do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, totalizando 49 professores. Diante disso, optou-se pela pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa assentada nos procedimentos metodológicos do estudo de caso. As informações foram levantadas por meio de um questionário guia pelo google forms com 10 perguntas fechadas, a fim de se identificar o ponto de vista dos professores sobre letramento matemático na perspectiva para suas próprias práticas docentes. Com esta perspectiva o embasamento teórico pauta-se em Rosalind Thomas (2005), Vygotsky (1996), Brian Street (2013), Tfouni (2017), Souza (2018),Passos e Nacarato (2018), Dante (2021), Soares (2021), Ubugai (2021), Nascimento (2021),Silva (2021), Carvalho (2022), Nunes e Alves (2023), Guerra (2023), Carvalho e Araújo (2022), Santos (2022), Possetti (2022), Silva e Oliveira (2022), Freire (1996), Ponte (2018), Alarcão (2022) Severino (2018) e Prodanov e Freitas (2012). Em síntese, os resultados destacam a importância de adaptar e renovar as práticas pedagógicas para garantir que o ensino da matemática se torne mais significativo para os estudantes. Um aspecto fundamental identificado na pesquisa é a necessidade de enfatizar, na formação de professores, a importância do letramento matemático como um processo que prepara os alunos para o enfrentamento de problemas práticos, pensar criticamente e se envolver em atividades que demandem habilidades matemáticas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA