Navegando por Assunto "Programa Escola Ativa (PEA)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ressignificando o Programa Escola Ativa (PEA): caminhos e implantação(Universidade Federal do Pará, 2014) CORRÊA, Izete Magno; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4355112931326342O estudo Ressignificando o Programa Escola Ativa (PEA): caminhos e implantação, teve como objetivo analisar a implantação e implementação desse programa no período de 2008 a 2011, cuja efetivação foi de responsabilidade institucional da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri. Inicialmente, fizemos uma contextualização histórica das políticas públicas que tem se apresentado no cenário da Educação do Campo nas últimas décadas, bem como a conceituação de Educação rural e do/no campo. Em seguida discutimos a lógica de planejamento da educação no Brasil e as implicações do Programa de Desenvolvimento da Educação- PDE/MEC, na tradução das políticas implementadas pelos programas desenvolvidos no chão da escola pública brasileira, no caso do nosso objeto de estudo, o Programa Escola Ativa. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa cujas informações coletadas são oriundas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo (tendo como espaço a Secretaria Municipal de Educação de Igarapé - Miri e duas escolas municipais), que apontaram a satisfação dos docentes com a formação recebida nos módulos ofertados pelo Programa, assim como comprovamos que a referida formação atingiu os docentes das classes multisseriadas da rede municipal, totalizando 237 professores.
