Navegando por Assunto "Project-based learning"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem baseada em projetos mediada pelo uso de WebQuest na formação inicial de professores de língua inglesa(Universidade Federal do Pará, 2024-03-20) MARTINS, Tania Cristina Silva; ARAÚJO, Marcus de Souza; http://lattes.cnpq.br/1803218796986644; https://orcid.org/0000-0001-5403-0879A formação inicial de professores de língua inglesa desempenha papel fundamental no contexto da educação brasileira na contemporaneidade, como, por exemplo, na preparação de futuros docentes para o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida, a saber, boa comunicação, pensamento crítico, letramento digital, entre outras, apenas para citar algumas. Esta formação pode ajudar o professor a melhor identificar, de maneira crítica e reflexivamente, as necessidades e os interesses dos alunos, e viabilizar uma aprendizagem personalizada, por meio de projetos de vida de cada aluno. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo central apresentar um processo educacional, a partir da aprendizagem baseada em projetos (ABP), mediada pelo uso de WebQuest, para professores de língua inglesa em formação inicial. Com base nos pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa e mediante o uso do método de pesquisa-ação, o processo educacional, intitulado “WebQuest: aprendizagem baseada em projetos no ensino de língua inglesa”, foi planejado, aplicado e avaliado no contexto da disciplina “Tecnologias no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras”, do curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa, da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados da avaliação do processo educacional evidenciam a eficácia da proposta em contribuir para a formação inicial de professores de línguas, ao criar condições para uma aprendizagem significativa sobre a ABP, mediada pelas potencialidades da WebQuest, tanto como recurso tecnológico, quanto como metodologia. Ressalte-se que este processo educacional foi avaliado pelos alunos-participantes da pesquisa e por professores-especialistas. Ademais, ao integrar a ABP e a WebQuest, o processo educacional auferiu caráter inovador e de replicabilidade. Conclui-se que essa pesquisa pode contribuir para o avanço do conhecimento no campo de estudo da ABP no contexto brasileiro de ensino e aprendizagem de língua inglesa, no que tange à integração curricular, à formação docente e à incorporação das tecnologias digitais na ABP.Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem de línguas adicionais na complexidade: a emergência do método por projetos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-22) CARNEIRO, Tiago da Fonseca; MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312; https://orcid.org/0000-0001-8572-147XA aprendizagem baseada em projetos (ABP) tem recebido cada vez mais atenção na discussão internacional e nacional, uma vez que visa aproximar os estudantes de questões cotidianas e de alta relevância em sua comunidade, bem como de competências e habilidades para a vida no século XXI, de forma que a aprendizagem de conteúdos escolares ocorra a partir da reflexão sobre esses problemas e desafios comunitários (Bender, 2014). A ABP atende, portanto, às demandas previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pois torna a aprendizagem significativa no lugar e tempo em que ocorre. Entretanto, no contexto do ensino e aprendizagem de línguas adicionais (EALA), a inexistência de um método por projetos (MpProj) fundamentado em discussões próprias da Linguística Aplicada (LA) impõe desafios ao professor quanto à sua implementação, sobretudo ao considerar a sala de aula como um sistema adaptativo complexo (SAC). Em vista disso, o objetivo geral deste trabalho é propor o MpProj à luz da complexidade. Especificamente, os seguintes objetivos foram satisfeitos: 1) situar o MpProj na LA fazendo referência à abordagem do qual deriva, nomeadamente, a Abordagem Múltiplas Inteligências; 2) descrever como o desenho do MpProj opera como condição inicial para a ABP; e 3) indicar como a visão da sala de aula como um holograma pode apoiar o professor no uso do MpProj enquanto método complexo. No tocante à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belém fazendo uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: grupo focal, protocolo de observação e protocolo de avaliação. Os resultados indicam que a proposta do MpProj e a sugestão de procedimentos subjacentes mitigou a dificuldade de incorporar elementos da ABP ao EALA, em especial devido à emergência do eixo gerencial. Além disso, ratificou-se que o MpProj deva operar como condição inicial, de forma que seu desenho esteja aberto às contingências e que a visão da sala de aula como um holograma favorece a adaptação retroativa do desenho do método. De forma prospectiva, esperamos que o MpProj possa favorecer a implementação de um currículo bilingue na referida escola, uma vez que pode ser utilizado como método de outra abordagem, a “Aprendizagem integrada de conteúdo e língua” (Content and Language Integrated Learnig – CLIL).
