Navegando por Assunto "Projeto de vida"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Juventude, escolarização e projeto de vida: representações sociais dos jovens de Bragança/Amazônia Paraense(Universidade Federal do Pará, 2018-02-28) FARIAS, Degiane da Silva; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284Esta tese é resultado de um estudo sobre Juventude e Escolarização e teve como objetivo central analisar as Representações Sociais (RS) de jovens do Ensino Médio de Escola Pública do município de Bragança (PA) sobre sua escolarização e as implicações em seus projetos de vida. O referido estudo teve como campo teórico metodológico de sustentação a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolvida pelo romeno Serge Moscovici (1978) e consolidada a partir das fomentações de Denise Jodeled (2001), Nascimento (2002), Celso Sá (2003), entre outros. A discussão sobre Juventude, Escolarização e Projeto de Vida fundamentou-se em Nascimento (2014), Spósito e Carrano (2003), Dayrell (2016), Abramovay, Castro e Waiselfisz (2015). Com base no referencial teórico da TRS, na perspectiva da abordagem processual construiu-se a lógica das dimensões que compõem a rede temática deste trabalho, sintetizados a partir dos seguintes questionamentos: Quem diz e de onde diz? Sobre o que diz e com que efeito? A partir das imagens e sentidos expressos nos discursos dos sujeitos foram construídas quatro temáticas de análises, são elas: A importância da escola; Dificuldades enfrentadas pelos jovens para estar ou permanecer na escola; A escola desejada pelos jovens; Planos para o futuro: Projetos de vida. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva de Ludke e André (1986), do tipo exploratório explicativa em Leopardi (2002) e Lakatos e Markoni (2011). Para a construção desta pesquisa foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: o questionário, o grupo focal e a Associação Livre de Palavra com base em Gil (1999), Gondim (2003) e Nóbrega e Coutinho (2003) respectivamente. Os sujeitos da pesquisa foram 95 jovens do 3º ano do ensino médio. O questionário e a associação livre de palavras foram aplicados a todos os jovens partícipes da pesquisa, já o grupo focal foi realizado com um grupo de 13 jovens definidos por adesão. Com base nos objetivos da pesquisa, os resultados apontaram que, trata-se de um grupo de sujeitos marcados por características de vinculação ao mundo do trabalho, à condição de pai, mãe, ribeirinho, pescador, nativo digital, portanto sujeitos plurais e heterogêneos. Esses jovens conferem à escola, sentidos e significados indispensáveis para a construção dos seus projetos de vida, na medida em que a assumem como um espaço a partir do qual suas projeções ganham possibilidades de concretização.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Projetos vividos representações construídas: as representações sociais que mulheres e homens do assentamento CIDAPAR possuem sobre os saberes que buscam na escola para seus projetos de vida(Universidade Federal do Pará, 2007-09-25) NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284O estudo das representações sociais de mulheres e homens assentados dos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, teve como realidade especifica as histórias vividas e narradas de 13 sujeitos do assentamento Federal da CIDAPAR, na região do Nordeste paraense no estado do Pará. Para inscrevermos os significados dos saberes que esses sujeitos buscam para o seu projeto de vida estruturamos nossa pesquisa nas condições de circulação e produção dessas representações sociais. A organização simbólica das representações dessas mulheres e desses homens foi estruturada nas três dimensões que correspondem ao desejo de ter terra, a trajetória histórica da construção do assentamento e culturas e saberes que foram construídos por esses sujeitos. A dinâmica dessas três dimensões, analisadas a partir da objetivação e ancoragem, permitiram-nos identificar e compreender o como e o porquê dos significados atribuídos aos saberes que buscam na escola para o seu projeto de vida, que se constituiu no eixo central deste trabalho. Como corpus de análise, utilizamos os discursos obtidos nas Entrevistas Conversacionais e os desenhos e discursos do Grupo Focal. A análise baseou-se em Lefebvre e Lefebvre para identificar as objetivações e as ancoragens extraídos dos discursos desses sujeitos. Os resultados desse estudo permitem-nos falar que esses sujeitos construíram uma das faces de sua identidade a partir de sua relação com a terra, que os mobilizou na construção do território cultural do assentamento, dando-lhe uma outra perspectiva de vida articulada com esse movimento de transitoriedade entre os mundos rural e urbano, palco de vivências e partilhas que legitimaram esse sujeito como um sujeito de relações com o poder e o não poder e com o saber e o não saber constituindo uma dinâmica de um saber sobre si, de um saber como poder e um saber para transformar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representações sociais de adolescentes: ato infracional e projeto de vida(Universidade Federal do Pará, 2012-05-07) SOUSA, Marlene Feitosa de; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284Este estudo tem por objeto as representações sociais das adolescentes autoras de atos infracionais sobre a socioeducação e as implicações nos seus projetos de vida. A problemática se orientou com o foco nas representações sociais anunciadas pelas adolescentes autoras de atos infracionais sobre as medidas socioeducativas de internação e semiliberdade e as implicações nos seus projetos de vida. O lócus da pesquisa foi o Centro Socioeducativo Feminino - CESEF que pertence a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará. Os objetivos do estudo foram: a) identificar o perfil das adolescentes custodiadas no CESEF, na faixa etária de 13 a 18 anos incompletos em cumprimento de medida socioeducativa de internação e semiliberdade; b) caracterizar as imagens e sentidos que atribuem às medidas socioeducativas que cumprem; c) destacar as objetivações e as ancoragens que organizam as representações sociais que as adolescentes possuem sobre as medidas que cumprem; d) compreender o projeto de vida das adolescentes; e) correlacionar as representações sociais das adolescentes sobre as medidas com os seus projetos de vida. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa e o referencial teórico centrou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) e Jodelet (2001). Os aportes teóricos de Nascimento, 2002; 2006 e 2011; e Melucci, 1996 nos auxiliaram nas incursões e articulações sobre a adolescência. Os referenciais de Volpi, 2001; Louro, 1998; Saffioti, 1987; Assis e Constantino, 2001; Zaluar, 1994; Voegeli, 2003 no entendimento de gênero e no envolvimento de mulheres em práticas delitivas. Rizzini e Pilotti, 2011; Marcílio, 1996; 2002; Oliveira e Assis, 1999; sobre o histórico das políticas de atendimento à adolescência autora de ato Infracional no Brasil e no Pará. Os sujeitos de estudo foram seis adolescentes do Centro Socioeducativo Feminino em cumprimento das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. O levantamento de dados constou de: entrevistas com roteiro semi estruturado; observação in loco e diário de campo. Os instrumentos para a análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo de acordo com a abordagem proposta por Franco (2003). Os resultados revelam que as representações sociais das adolescentes infratoras sobre a socioeducação e as implicações nos seus projetos de vida se constituem em torno da medida disciplinar. Que por sua vez se consolidou ao longo do processo histórico das medidas socioeducativas. O sentido que as adolescentes produzem sobre estas medidas ancoram na dúvida quanto a sua eficiência. A imagem consensual que elaboram sobre as suas vidas após o cumprimento dessas medias assinalam que pode haver retorno a instituição socioeducativa por infringirem as leis. Assim estas representações sociais comprometem os projetos de vida das adolescentes autoras de atos infracionais.Tese Acesso aberto (Open Access) Sinais de escolarização e as repercussões nos projetos de vida: representações sociais de universitários surdos(Universidade Federal do Pará, 2016-08-11) GONÇALVES, Arlete Marinho; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284Esta tese teve como objetivo analisar a constituição das Representações Sociais de Surdos universitários acerca dos processos de escolarização e as repercussões em seus projetos de vida. O estudo tem como referencial teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais de abordagem processual (MOSCOVICI, 2002 e JODELET, 2001) do tipo culturalista e dos Estudos Surdos (LANE, 1992; WRIGLEY, 1996; STROBEL, 2008; 2009 e PERLIN, 2003;). A metodologia adotada é de cunho descritivo e analítico. A abordagem é quanti-qualitativo.do tipo multimétodo. O lócus foi a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal do Oeste do Pará. Os sujeitos foram cinco universitários Surdos de 19 a 29 anos de idade, usuários da Língua Brasileira de Sinais matriculados em cursos de graduação. As técnicas utilizadas foram o questionário semiaberto, a entrevista e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Utilizouse dois tipos de análise: o mapa mental e a de conteúdo temático. Os resultados apontam que a maioria dos sujeitos faz opção pelo uso da Língua de Sinais como forma de comunicação. Aprenderam a Libras em contato com amigos Surdos, intérpretes e professores bilíngues. A maioria deles recebem salários baixíssimos e assumem profissões limitadas. As mulheres recebiam valores abaixo de um salário mínimo e os homens até o valor de mil reais. Os elementos que constituíram a escolarização dos estudantes Surdos foram ancorados em denúncias, enfrentamentos, superações, estratégias afetivas, realização acadêmica, expectativas futuras para a escola e os projetos de si. Diante desses resultados se sustenta a Tese de que as Representações Sociais dos Universitários Surdos sobre seus processos de escolarização foram ancoradas em Sinais de Exclusões, Emoções e de Esperanças. As objetivações, ou imagens dessas representações, foram reunidas em torno dos elementos da trajetória escolar. Esses elementos provocaram efeitos ou repercussões nas projeções futuras dos universitários Surdos, ancoradas em Sinais Profissionais objetivados por escolhas no campo da docência (professor ou instrutor de Surdos) e da formação continuada (acadêmica). Essas representações foram desveladas das necessidades subjetivas dos sujeitos Surdos que lutam por uma escola de mais acesso, permanência e garantia de acessibilidade, seja na universidade, seja na sala regular de ensino ou escola/classe específica para Surdos, onde possa ser oferecido ensino bilíngue de fato e de direito a essa comunidade. Essa necessidade provoca no sujeito Surdo uma nova forma de pensar a educação de Surdos e, consequentemente, à resistência de sua cultura linguística – a Libras nos espaços educacionais num futuro próximo, onde ele se sinta parte dessa mudança do interior das instituições escolares.
