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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Protocolo de abordagem nutricional no Diabetes Mellitus Tipo 1 no estado do Pará para profissionais de saúde
    (Universidade Federal do Pará, 2022-08-26) TEIXEIRA, Marcela Rassy; GOMES, Daniela Lopes; http://lattes.cnpq.br/0014255351015569
    A presente dissertação tem como objetivo principal elaborar um protocolo de terapia nutricional em Diabetes Mellitus Tipo 1 para profissionais. Trata-se de um estudo metodológico, que é produto do Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes – PPGDIABETES da Universidade Federal do Pará – UFPA. Com o título de “Criação e validação de protocolos de intervenções associadas para controle do Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde”, do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) – UFPA, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUJBB (parecer número 4. 481.093) e realizado no ano de 2021, que visa construir, avaliar por teste piloto ferramentas de intervenção. Foi realizada revisão da literatura, com busca de temas atuais e relevantes para a prática clínica, utilizando estas informações para construir o protocolo que foi posteriormente submetido ao teste piloto e avaliado por duas nutricionistas especialistas na área de diabetes mellitus, para ajustar de aparência e conteúdo. Como resultado, elaborou-se algoritmos, tabelas e quadros para guiar o protocolo de abordagem nutricional que contempla as seguintes variáveis: resumo dos critérios diagnósticos e metas glicêmicas, estágios de prontidão para a mudança do comportamento, avaliação antropométrica, proposta de diários alimentares, recomendações nutricionais, proposta de passos terapêuticos para uso de tecnologia em diabetes, estratégias alimentares e atualização de uma Tabela de Contagem de Carboidratos adaptada à região Norte. Conclui-se que o presente protocolo pode ser considerado para acompanhamento ambulatorial e em atividades de educação alimentar e nutricional para pacientes com diabetes mellitus tipo 1, com o intuito de funcionar como suporte aos profissionais durante a prática clínica.
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