Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Rede"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Rede de proteção social frente à violência contra crianças e adolescentes: um estudo a partir do Conselho Tutelar III de Ananindeua/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2018-03-05) SOUSA, Maria Cândida Lima de; SILVA, Lucia Isabel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/5758168217659420
    Esta dissertação tem como objetivo compreender a rede de proteção social de crianças e adolescentes no Município de Ananindeua/PA, de modo a caracterizar e analisar a sua operacionalização ante as demandas de violência. Nesta direção, parte-se da problemática de como vem acontecendo o trabalho em rede diante do fenômeno da violência contra a criança e o adolescente. No campo metodológico, inicialmente foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura no banco de dados da Capes e SciELO, com o intuito de identificar o panorama das pesquisas nacionais sobre a temática. Com base na perspectiva dialética, delineou-se o tipo de pesquisa, local, participantes, procedimentos, instrumentos de coleta e técnica de análise dos dados. A pesquisa de campo, que teve como ponto de partida o Conselho Tutelar (CT) III de Ananindeua – local em que houve o levantamento documental –, possibilitou o conhecimento sobre a dinâmica da rede de proteção de crianças e adolescentes no município em questão. Em face das demandas apresentadas ao CT III e da dinâmica da rede de proteção exposta nas fichas de atendimento do órgão, a segunda etapa da pesquisa de campo foi composta pelo mapeamento de 8 (oito) situações e pela realização das entrevistas com profissionais das instituições que possuíam maior frequência de encaminhamentos (segundo a pesquisa documental). Como resultados, verificou-se que a rede atua de maneira paliativa, com condições estruturais desfavoráveis e, por conseguinte, com interrupção no atendimento/acompanhamento dos indivíduos e famílias; com pouca articulação intersetorial, elevada rotatividade funcional (servidores temporários) e baixa qualificação profissional. Ademais, o estudo indicou os nós (pontos fortes) e as lacunas existentes na operacionalização do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes de Ananindeua, com destaque às reuniões ampliadas desenvolvidas pela rede intersetorial. Enfim, para além dos dados coletados, o estudo proporcionou o diálogo com os atores sociais que desenvolvem suas atividades na perspectiva da promoção e defesa de crianças e adolescentes, além disso, oportunizou a troca de experiências e estratégias de enfrentamento ao fenômeno apresentado, que podem fortalecer o trabalho em rede.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A rede de significações na constituição do sujeito para Bakhtin
    (Universidade Federal do Pará, 2005-01) ALVES, Laura Maria Silva Araújo
    Este texto tem por objetivo discutir a rede de significações como uma nova concepção de investigação no campo da ciência do Desenvolvimento Humano e da Educação Infantil. Intenciona discutir algumas idéias, conceitos e pressupostos, na tentativa de compreensão da problemática da significação, situando-a na sua abrangência e complexidade na constituição do sujeito. É objetivo, ainda, pensar a formação individual e coletiva, como uma construção social, produzida a partir de operações de identificação e diferenciação que são tecidas na infância. A Rede de Significações é uma abordagem com base nas melhores tradições do pensamento sobre desenvolvimento humano ao logo do século XX – Vygotsky, Wallon, Valsiner, Bruner e, principalmente, Bakhtin, considerando o pensador mais polêmico das ciências humanas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Solidarity through a network system: the case of indian migrants in marseille/France
    (Universidade Federal do Pará, 2020-12) CORRÊA, Otávio Amaral da Silva
    O meio urbano é um espaço que cada vez mais incentiva a comunicação por meio de redes sociais virtuais. Com o objetivo de pensar a realidade da migração e sua relação com uma solidariedade construída em meio virtual, este artigo se propõe a fazer uma etnografia com migrantes indianos que vivem na cidade de Marselha, região da Provença, sul da França. Como se organizam estes indivíduos que saem da Índia em direção à França? A partir do método etnográfico, com técnicas como observação flutuante e observação-participante, foi realizado um estudo antropológico em um grupo no Facebook e em restaurantes de culinária indiana da cidade. Neste sentido, o texto procura demonstrar a construção de um sistema social em rede baseado no sentimento de solidariedade e na cooperação. Divido em duas seções, a primeira parte do artigo busca descrever as relações estabelecidas em um grupo de Facebook intitulado “Indians in Marseille”. Na sequência, o texto apresenta uma etnografia das relações que estruturam o quotidiano dos restaurantes indianos da cidade com o objetivo de analisar os polos de poder e a construção da solidariedade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA