Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Rede de significados"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A ressignificação da prática de leitura dos graduandos do Curso de Letras PARFOR - UFPA: território de formação, subjuntividade e horizonte social do leitor
    (Universidade Federal do Pará, 2016-05-17) SILVA, Márcio Oliveiros Alves da; ALVES, Laura Maria Silva Araújo; http://lattes.cnpq.br/6009592378453661
    A tese tem como objeto a Rede de Significado sobre as Lições de Leitura na experiência do Graduando - Leitor no Curso de Licenciatura em Letras – PARFOR/UFPA, e como objetivo de compreender a ressignificação dos discursos manifestados pelos Graduandos da Licenciatura em Letras para configurar uma Rede de Significado sobre as Lições de Leitura na experiência do Leitor. A pesquisa conseguiu organizar as relações dialógicas discursivas produzidas como Rede de Significados para projetar o embasamento teórico da Rede de Significado da escuta das experiências das Lições das atividades de Leitura: Bakhtin (1997, 2003); Bruner (1990 e 1995); Souza (2014); Larossa (2006); e Petit (2009a e 2009b). A metodologia é, predominantemente, qualitativa e constituiu como corpus de pesquisa uma turma do Curso de Letras, município de Redenção/PA: 26 questionários; 09 entrevistas, com caráter narrativo; e 01 memorial escrito, juntamente com anotações de diário de aula. A análise da escuta da experiência das Lições de Leitura dos Graduandos do Curso de Letras revelou 03 dimensões: a primeira é atividades discursivas do Sujeito: Território de Formação do Leitor - como variante de movimento e de dimensão do uso dos objetos de Leitura do Leitor; e Subjuntividade do Leitor - como variante de criação de significado para construir a sua própria história de Leitor. A segunda dimensão como atividades Discursivas na Memória do Sujeito-Leitor: Horizonte Social do Leitor - como variante de reflexão do valor de recriação do significado do Leitor. A terceira dimensão é atualização da historicidade da Formação da Consciência do Leitor: a formação da Rede de Significado por meio das Lições de Leitura na experiência do Leitor por meio das variantes formadas na primeira e segunda dimensão. Assim, o trabalho contribui para pensar as cenas dialógicas discursivas dos Leitores como negociação e reelaboração do ingresso dos novos significados das Lições de Leitura na experiência do Leitor, de modo constante na sua historicidade de Formação de Consciência do Leitor. O que sustenta a Tese de que: a experiência cultural da palavra do Leitor emerge socialmente no Território da Formação Docente por meio do dialogismo para (re)negociar e ocupar um lugar com sua diferença cultural de Leitor, capaz de tornar visível sua atividade discursiva para projetar a sua Rede de Significado como Historicidade de Formação de Consciência das Lições de Leitura.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA