Navegando por Assunto "Reflection"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Concepções de matemática e se seu ensino: experiências e reflexões de professores formadores de professores em um curso de licenciatura de proposta integrada e interdisciplinar(Universidade Federal do Pará, 2018-05-02) MATOS, Mônica Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/ 0000-0002-2704-5853Nesta pesquisa, tivemos como objetivo compreender relações de sentido e significado entre concepções de Matemática e de ensino de Matemática manifestadas por professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação de futuros professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos ao refletirem sobre seus percursos de formação, pesquisa e práticas docentes. Construímos a questão que norteia a investigação da seguinte forma: Em que termos, professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta integrada e interdisciplinar de formação, manifestam concepções acerca da Matemática e de seu ensino, ao relatar sobre suas experiências de formação e ao desempenhar suas práticas docentes?A trajetória que percorremos foi orientada a partir da pesquisa qualitativa, cuja opção foi por um estudo coletivo de casos em uma abordagem teórica multirrefencial. Selecionados 05 (cinco) professores formadores de professores que lecionam em um curso de licenciatura oferecido pelo Instituto de Educação Matemática e Científica, pertencente à Universidade Federal do Pará, cujo início das atividades letivas ocorreu em 2010, caracterizando-se como um curso novo e único no Brasil, de proposta interdisciplinar e integrada para a formação de professores dos anos iniciais escolares e Educação de Jovens e Adultos, denominado Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. Os instrumentos utilizados para a recolha das informações foram: entrevistas, videogravação de aulas e teses e/ou dissertações produzidas pelos participantes da pesquisa. A fim de analisar as informações, recorremos à Análise Textual Discursiva e optamos em realizar uma caterorização mista. As práticas e os relatos dos professores formadores de professores se configuraram como importantes elementos para compreendermos suas concepções acerca da Matemática e de seu ensino, bem como essas concepções estão relacionadas com novos modos pedagógicos de atuação. As concepções manifestadas são relativas à Matemática como um conhecimento de construção humana e, portanto, mutável e falível. Quanto ao ensino, evidenciam que para ensinar é indispensável o conhecimento do conteúdo matemático, e a articulação com as outras áreas de conhecimento pode ser possível a partir do diálogo, parceria e colaboração.Os docentes dão indícios sobre os quais se movimentam no sentido de mudanças de concepções e práticas, demonstrando que estão em processo de construção da compreensão da proposta do curso de Licenciatura Integrada, em termos do desenvolvimento de práticas interdisciplinares e a inquietude a qual os move para além das fronteiras do seu campo de saber. Assim, indicando que estão em processo de superação dos paradigmas dos quais foram formados.Tese Acesso aberto (Open Access) O que revelam os formadores de professores de matemática sobre formar professores reflexivos e pesquisadores de sua prática(Universidade Federal do Pará, 2021-11-16) ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; GONÇALVES, Tadeu Oliver; Lattes iD http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/0000-0002-2704-5853Este estudo analisou a perspectiva dos formadores de professores de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com foco sobre como formar professores reflexivos e pesquisadores de sua prática docente. Tal abordagem defende a epistemologia da prática profissional docente aliada à pesquisa como princípio formativo, o qual visa a construir um conhecimento voltado para as necessidades da prática e, com isso, responder às complexas demandas da formação inicial de professores. O objetivo deste estudo foi compreender aspectos da formação inicial nos quais os formadores de professores de Matemática se pautam, na perspectiva de desenvolver um ensino voltado para formar professores, reflexivos e pesquisadores da sua prática docente. De modo específico, o estudo buscou: Cartografar o conceito de professor reflexivo e investigador de sua prática, mobilizado por teóricos que discutem a temática; Identificar a concepção de professor reflexivo e pesquisador de sua prática, descrita pelos formadores de professores de Matemática da UEPA; Analisar, no discurso dos formadores, em que medida a prática docente na formação inicial encontra-se alinhada à teoria do professor reflexivo e investigativo de sua prática docente; Delinear possíveis contribuições para o desenvolvimento profissional de professores fundamentado em uma formação reflexiva e investigativa da prática docente, conforme discutido na literatura e desenvolvido por formadores de professores de Matemática da UEPA. Os sujeitos da pesquisa de campo foram cinco formadores de professores do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPA. A investigação adotou a abordagem qualitativa, o referencial teórico-metodológico de estudo empírico, e foi desenvolvida por meio da técnica da entrevista semiestruturada, aliada à pesquisa bibliográfica. Os resultados apontaram que as concepções dos formadores de professores de Matemática quanto à reflexão sobre a prática se encontram relacionadas a duas concepções: a primeira, que restringe a reflexão docente à atuação em sala de aula; e outra concepção, que vai além da sala de aula, pois considera a análise do contexto e as questões políticas como fatores importantes a serem considerados nas reflexões, o que demonstra o alinhamento da concepção de reflexão a referenciais teóricos mais críticos entre os formadores de Matemática. No que concerne à pesquisa e reflexão sobre o fazer docente no exercício profissional, os resultados apontam como caminhos: relacionar os conteúdos do ensino superior com episódios e situações-problema da Educação Básica como fonte de estudos e pesquisas; a diversidade metodológica; o ensino planejado e desenvolvido com outros formadores realizando atividades no campo de estágio e nas avaliações, momentos que visam a entender e rever os caminhos da prática docente. Permitem afirmar ainda que a pesquisa é uma condição necessária ao formador que atua na formação inicial, pois possibilita ampliar o olhar da docência, a autonomia e seu próprio desenvolvimento profissional, a fim de que ocorram transformações nas práticas de ensino. Quanto às contribuições da reflexão e da pesquisa sobre as práticas ao desenvolvimento profissional docente, descrevem o maior envolvimento dos formadores em grupos de pesquisas, com estudos sobre a metodologias de ensino; preocupação em delinear um currículo mais voltados para a reflexão sobre as práticas com vistas à melhoria da atuação docente na Educação Básica. Apesar disso, revelam também que ainda falta abordar a reflexão sobre as políticas educacionais e as questões sociais mais amplas na formação inicial.
