Navegando por Assunto "Regional History"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A produção imagética para refletir a História regional no ensino de História: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes(Universidade Federal do Pará, 2025-01-16) SÁ, Paulo Sérgio Alves de; Elane Cristina Rodrigues; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251; GOMES, Elane Cristina Rodrigues; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9194288615722659; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0003-1032-9734; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O conhecimento histórico construído em sala de aula e fora dela é crucial para o desenvolvimento intelectual de alunos e alunas que, por meio dele, serão capazes de aprofundarem a compreensão histórica da realidade em que se encontram e agir de maneira mais firme e decisiva, fazendo escolhas que afetam a si e à sociedade onde estão inseridos. Nessa perspectiva, a dissertação intitulada “A produção imagética para refletir a História regional no ensino de história: a Cabanagem (1835-1840) sob a ótica dos memes”, visa ampliar a discussão em torno da história regional, buscando aproximar alunos e alunas dessa temática, criando condições para o protagonismo na produção de saber histórico, de forma que esteja relacionado a vida cotidiana e que, portanto, faça sentido ensinar e aprender história. Esses elementos têm como um de seus aportes teóricos os conceitos de consciência histórica, narrativa e cultura histórica de Rüsen e Cerri. Dessa forma, de três turmas do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Pitágoras, localizada no município de Ananindeua, no Pará, discutirão e apresentarão suas visões acerca do tema Cabanagem, utilizando-se, para isso, a linguagem dos memes que é tão peculiar, que faz parte do seu cotidiano e que apresentam enorme potencial de produção de narrativas históricas. A metodologia utilizada para esse trabalho tem como referência a aula-oficina de Barca, Ramos e Antunes, visando a produção de saber a partir dos conhecimentos prévios dos discentes. Os resultados alcançados são a base para a elaboração de um livreto, que acrescente elementos ao livro didático já utilizado cotidianamente em sala de aula e ofereça alternativas na divulgação da história regional.
