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Navegando por Assunto "Relational paradigm of communication"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Comunicação pública da ciência na Amazônia: uma análise dos processos comunicacionais do projeto Ciência na Ilha, em Cotijuba, Belém-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-09) BATISTA, Elissandra Cristina; STEINBRENNER, Rosane Maria Albino; http://lattes.cnpq.br/1508467019000744
    O eixo de investigação deste trabalho busca compreender de que forma os processos comunicacionais do projeto ―Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia‖ contribuem ao diálogo e à interação entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém do Pará. Destacando-se o contexto da comunicação face a face em que o projeto de extensão do Clube de Ciências da UFPA se realiza, investiga-se os processos comunicacionais do evento à luz das teorias da Comunicação Pública da Ciência e do paradigma relacional, caminho por onde a comunicação deixa de ser um processo recortado e restrito e é tomada como lugar de constituição dos fenômenos sociais. Na lógica da ecologia de saberes, defendida por Boaventura Santos e, ainda, pelo processo de aprender a desaprender, também se analisa a feira de ciências pelas lentes das teorias decoloniais, que buscam romper com os métodos cartesianos do pensamento moderno abissal, o qual cria linhas imaginárias de visibilidade e invisibilidade, desperdiçando a diversidade sociocultural do mundo. Nos procedimentos metodológicos, faz-se uma análise de conteúdo, sob inspiração de Bardin, da programação documental de 11 edições da feira, entre 2006 e 2019, com foco especial em cinco delas, realizadas na Ilha de Cotijuba, na Escola Estadual Marta da Conceição; também entrevistas semiestruturadas com alunos e professores da escola ribeirinha e do Clube de Ciências da UFPA, que há cerca de 15 anos realiza a feira de ciência em escolas das ilhas mais populosas de Belém. Na metodologia, inclui-se ainda a observação dos processos comunicacionais em duas edições do Ciência na Ilha, em Cotijuba. Assim, a feira, revela-se neste estudo com características múltiplas da Comunicação Pública da Ciência, com fortes traços do sistema unidirecional e funcionalista, mas também dentro das concepções dialógicas relacionais. Envolvendo pesquisas experimentais sobre o cotidiano e as vivências dos estudantes da educação básica, aponta-se que o projeto contribui com o processo de desmistificação da produção científica. E enquanto um dispositivo interacional cria pontes entre as diversidades e as assimetrias, atravessando o rio e buscando ultrapassar as linhas abissais do conhecimento.
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