Navegando por Assunto "Religious education"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O ensino religioso na rede estadual de educação do Amazonas: primeiras observações em um campo novo(Universidade Federal do Pará, 2020-12) BARBOSA NETO, Manoel VitorEste artigo, configura-se como um trabalho preliminar acerca da oferta do Ensino Religioso no Estado do Amazonas e debruçou-se sobre os aspectos legais da disciplina a nível nacional e estadual. Para a produção do mesmo consultei os documentos de caráter normativo ligados a esta disciplina a nível estadual, comparando-os a legislação nacional e outros documentos relacionados a fim de encontrar convergências e divergências entre eles. Nesse processo de aproximação, percebe-se que o Ensino Religioso no Amazonas retrocedeu na forma de admissão de professores em relação as discussões travadas a nível nacional e que ficou ainda mais discrepante com o recente parecer do Conselho Nacional de Educação que estabelece a Licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) como a formação do professor de Ensino Religioso no Brasil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O podcast como recurso pedagógico para professores de ensino religioso(Universidade Federal do Pará, 2020-05-05) GONÇALVES, William Teixeira; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189O Ensino Religioso se constitui como uma área de conhecimento na Educação Básica e como uma disciplina integrante do currículo escolar, sendo de matricula facultativa ao aluno. O objeto de estudo dessa área é o conhecimento religioso sobre as diferentes crenças e práticas existentes na sociedade brasileira, almejando a formação integral do cidadão. Entretanto, a partir de conversas informais com profissionais da área, constatou-se que há poucos materiais didáticos e recursos pedagógicos que trabalhem o componente curricular sob esta perspectiva. Em vista disso, e somada à necessidade de se pensar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito do ensino-aprendizagem, a presente dissertação teve como objetivo geral produzir um podcast para demonstrar a professores de Ensino Religioso as possibilidades dessa mídia como uma alternativa de recurso pedagógico para explorar temas relacionados a diversidade religiosa do Brasil. O estudo partiu da seguinte questão norteadora: Como o podcast pode contribuir com a prática docente de professores de Ensino Religioso? Nesse sentido, houve a concepção e produção de um podcast com quatro episódios como demonstração da mídia como um recurso pedagógico, com base nas TDICs, a ser explorado na abordagem de temáticas relacionadas ao fenômeno religioso. Para atingir esse fim, foi realizada pesquisa de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, na qual foi efetuado levantamento bibliográfico sobre Ensino Religioso, Ciências da Religião, TDICs, mídias digitais e podcast para fundamentação teórica do produto proposto, além de pesquisa documental sobre a legislação vigente acerca do Ensino Religioso na Educação Básica. Os episódios do podcast abordaram o Budismo, o Espiritismo e a própria mídia podcast, todos submetidos a processo de validação mediante a constituição de um Painel de Especialistas, formado por professores que atuam na área das Ciências da Religião e do Ensino Religioso. A avaliação pelos especialistas objetivou verificar a qualidade do produto e a viabilidade de seu uso para a sala de aula. Os especialistas fizeram a audição dos episódios e preencheram um formulário disponibilizado via Google Forms, com perguntas fechadas e abertas. Os resultados do processo de validação do produto indicam que na área há uma boa receptividade em relação ao uso dessa mídia no Ensino Religioso, mas para que haja a efetiva viabilidade como um recurso pedagógico é necessário estar atento a questões técnicas, como a disponibilidade de equipamentos para gravação e edição e o acesso à Internet, por parte de professores e alunos, assim como orientações adequadas para lidar com esses instrumentos. Definir o formato e o estilo de linguagem a ser empregado na abordagem dos temas também é um item relevante apontado na avaliação, visto que como recurso pedagógico o objetivo é dialogar com os alunos, por isso o planejamento do podcast deve considerar o contexto para o qual ele é proposto. A presença das TDICs na educação é fato hoje e o podcast, uma das consequências dessas tecnologias, pode trazer a esse ensino uma contribuição para a abordagem do fenômeno religioso.
