Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Resettlement"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Referências ao projeto de arquitetura pelo tipo palafita amazônico na Vila da Barca (BELÉM – PA)
    (Universidade Federal do Pará, 2015-09-30) MENEZES, Tainá Marçal dos Santos; PERDIGÃO, Ana Klaudia de Almeida Viana; http://lattes.cnpq.br/9009878908080486
    Apresenta-se um estudo realizado em área de intervenção governamental de reassentamento habitacional denominada Vila da Barca, na cidade de Belém-PA. A pesquisa relaciona teoria e prática da arquitetura no âmbito do projeto do edifício através de categorias analíticas de natureza topológica, descritas e caracterizadas pelo tipo palafita amazônico, a fim de destacar a importância do ato de projetar a habitação social por meio do significado da tradição amazônica. Discute-se a incorporação do tipo como ponto de partida do projeto e como parte de um processo projetual sistêmico. A estratégia metodológica adotada centra-se na relação entre espaço físico e vivência dos usuários avaliada no contexto da produção informal da habitação na Comunidade Vila da Barca e da produção formal da habitação na ação governamental Projeto Vila da Barca. Os resultados encontrados na área de produção informal de habitação evidenciaram a forte identificação dos moradores com os elementos de base topológica do tipo palafita amazônico, demonstrando o significado das relações espaciais investigadas referentes à tradição do habitar ribeirinho na Amazônia. A mesma relação foi observada nas unidades habitacionais do Projeto Vila da Barca que sofreram modificações pelos moradores ao longo do seu processo de adaptação ao reassentamento habitacional. Conclui-se que a discussão do processo projetual sistêmico, com apoio teórico da Cibernética, tem no tipo um importante indicador de qualidade arquitetônica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Remoção e reassentamento em baixadas de Belém: Estudos de caso de planos de reassentamento (1980-2010)
    (Universidade Federal do Pará, 2013-08-30) LEÃO, Monique Bentes Machado Sardo; LIMA, José Júlio Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5176390429456548
    A principal estratégia para urbanização de baixadas em Belém tem sido projetos de macrodrenagem, nos quais ocorre um alto número de deslocamentos involuntários. É levantada a hipótese de que em Belém, o planejamento de reassentamentos e a sua execução após o início das obras, é problemático pelas concepções inadequadas de associação entre as obras e imprecisões nas soluções moradia da população deslocada em função dos critérios de reassentamento em voga na cidade. Assim, o objetivo da dissertação é analisar o processo de remoção e reassentamento em áreas de baixadas é confrontar diretrizes de agências internacionais para reassentamento com as experiências em Belém. Parte-se do pressuposto que as orientações das agências internacionais têm influenciado a política urbana do país, incluindo as diretrizes para Planos de Reassentamento. Os resultados mostram que há inconsistências e imprecisões nos Planos de Reassentamento produzidos a partir da década de 1980 até 2010 nos projetos de macrodrenagem ocorridos em três bacias hidrográficas de Belém, a saber: Bacia do Una, bacia do Tucunduba e bacia da Estrada Nova. O período estudado correspondente a mudanças políticas do país, e pelo aumento da presença de financiamento de agências internacionais em projetos urbanos, os projetos são capazes de demonstrar como se deu a formação de critérios para o tratamento de reassentamento que, embora sejam rejeitados no discurso, desconsideram aspectos sociais, tais como garantia das condições adequadas moradia para os remanejados com inserção urbana e social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A transformação na paisagem do reassentamento rural coletivo, Travessão km 27, Vitória do Xingu/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2019-12) ALVAREZ, Wellington de Pinho; COSTA, Danyelly Feitosa da; HERRERA, Raírys Cravo
    O presente trabalho procura fazer uma análise na mudança da paisagem do Reassentamento Rural Coletivo (RRC) localizado no Travessão km 27 do município de Vitória do Xingu/PA, o qual foi construído como maneira de recompensar as famílias ribeirinhas atingidas pela UHE Belo Monte. Para fazer essa análise serão utilizadas imagens de satélite dos anos de 1991, 1997, 2007, 2011 e 2018, e classificados o uso e a cobertura do solo nesses respectivos anos para que possamos compreender a dinâmica atual no local e mostrar que as famílias atualmente utilizam o solo no reassentamento para a prática da agricultura e pecuária, sendo assim as principais modeladoras da paisagem no RRC.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA