Navegando por Assunto "Saber historiográfico"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Notas sobre a formação docente o saber histórico escolar nos cursos de formação de professores de história(Universidade Federal do Pará, 2019-04) COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré BaíaO artigo aborda a formação docente, tendo em vista o espaço destinado ao saber escolar nos cursos de formação de professores de História. Para tanto, analisa os saberes que concorrem para a docência, cujo objetivo é demarcar as três competências que o professor deve compreender: o saber de referência, o saber sobre os processos de ensino-aprendizagem e o saber sobre os sujeitos com os quais interage. Nesse sentido, os autores consideram a legislação que reformula a perspectiva nos currículos da Educação Básica e os processos de formação de professores de História, de modo a perceber o lugar ocupado pelas discussões acerca das questões que interessam à Escola, seus agentes e o saber ali operado. Concluem que o saber docente não apenas cumpre função periférica nos processos de formação, como assumem um sentido meramente instrumental, o que denota uma fragilidade na formação docente em história na dimensão pedagógica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Relações étnico-raciais e ensino de história no brasil: o negro no saber historiografico e saber histórico escolar(Universidade Federal do Pará, 2020-12) SILVA JÚNIOR, Elton Luis da; FARIAS, Silviane de CarvalhoEste estudo objetiva investigar as Relações Étnico-Raciais no contexto do saber historiográfico e saber histórico escolar no ensino de História. Para tanto, buscamos identificar as Relações Étnico-Raciais que historicamente foram demarcadas por contextos de invisibilidade, sobretudo quando relacionadas a historiografia africana e afro-brasileira. As discussões sobre as imagens dos negros nos saberes produzidos na historiografia brasileira nos remetem à análise das principais interpretações e debates historiográficos desenvolvidos sobre as observações equivocadas sobre o negro no Brasil. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação de pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que é necessário estabelecer um ensino de História que evidencie uma educação para as Relações Étnico-Raciais, mostrando a História do Brasil como uma sociedade multirracial e pluriétnica por meio da reversão de valores e conceitos centrados em uma perspectiva eurocêntrica que coloca o negro a margem da construção histórica e cultural do Brasil. Concluímos que desde que o ensino de História passou a ser uma disciplina escolar no Brasil o foco estrutural dela foi se modelando de acordo com determinado momento histórico, fazendo com que por muitos anos houvesse a invisibilização do negro na formação cultural do país
