Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Safety"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de esforços resultantes de impactos entre barcaças de comboios fluviais para modelagem de um sistema de amortecimento de choques utilizando teoria de análise multicorpos
    (Universidade Federal do Pará, 2018-03-09) CRUZ, Fernando Costa da; SOEIRO, Newton Sure; http://lattes.cnpq.br/7303174583088137; https://orcid.org/0000-0003-4224-767X
    Nesta dissertação é realizada uma análise sobre o comportamento operacional de comboios de barcaças fluviais em regiões de navegação com presença de ondas, ventos e correntezas. É desenvolvido um estudo com o intuito de determinar os esforços solicitantes presentes nos elementos de amarração e nos pontos de contato entre barcaças de comboios quando estes navegam em condições perigosas de navegação. Um estudo teórico é realizado, identificando os principais movimentos de resposta de corpos flutuantes. Nesse caso, é desenvolvido um modelo utilizando o software ANSYS AQWA 17 para identificação dos níveis de esforços provindos de impactos entre barcaças que compõem as formações, bem como o grau e comportamento dos esforços de tração presentes nos cabos de amarração ao longo do tempo. Ademais, é utilizado um estudo prático como modelo comparativo de dados, sendo muito importante para a validação dos resultados alcançados pelo modelo computacional. Desta forma, o cenário proposto dentro do programa computacional descreve características ambientais para descrever o problema de navegação de maneira clara. Ao término deste trabalho os níveis dos esforços captados dentro do modelo computacional são apresentados, sendo divididos em dois modelos de comboios fluviais, um comboio com barcaças para transporte de soja e outro com barcaças para transporte de minério de ferro, sendo discriminados os locais das solicitações mais elevadas. Destaca-se ainda o papel desbravador deste trabalho, no que concerne aos problemas percebidos dentro da área de segurança operacional de comboios fluviais, utilizando para isso ferramentas de Elementos Finitos como ferramenta principal de avaliação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA