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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem CTS no atendimento educacional especializado: práticas de ensino-aprendizagem em ciências para educandos (as) com deficiência intelectual
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03-04) BARBOSA, Brena Santa Brígida; LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9180849418936246; https://orcid.org/0000-0002-7107-6630
    Esta é uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa participante. Foi desenvolvida no Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Lourenço Filho (unidade pedagógica da Fundação Pestalozzi do Pará), especificamente na oficina de Ciências, com dez educandos (as) com deficiência intelectual. Apresenta-se como questão de pesquisa: em que aspectos a utilização de sequências de atividades sobre a temática - lixo, segundo a abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual no Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Tal proposta desenvolveu-se com um projeto socioambiental, que abordou a temática – lixo, por meio de estudos sobre o aterro sanitário do município de Marituba, com o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem e inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual no contexto do AEE a partir de relações CTS, bem como investigar as potencialidades e as limitações nas práticas desenvolvidas Os instrumentos investigativos utilizados: Plano de Desenvolvimento Individual e Projeto Político Pedagógico; diário de bordo; caderno de planos do AEE; gravações em áudio e vídeo dos (as) educandos (as) nas atividades; gravações em áudio de relatos dos (as) responsáveis e dos (as) colaboradores (as); relatórios individuais e coletivos. Optou-se por desenvolver a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, por meio da análise de quatro materiais empíricos (atividades individuais, entrevista com uma educanda, cartaz coletivo e carta para as autoridades), obtendo quatro conjuntos de categorias a posteriori. Os resultados obtidos apontaram que as sequências de atividades desenvolvidas contribuíram significativamente com o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual à medida que alguns elementos CTS estavam presentes: dialogicidade, contextualização; interdisciplinaridade; participação ativa; aprendizagem colaborativa; pensamento crítico-reflexivo; autonomia e tomada de decisão, potencializando tanto a aquisição de conhecimentos, a utilização de habilidades e o desenvolvimento de valores dos (as) educandos (as) envolvidos, como a ressignificação da própria prática docente e as mudanças atitudinais entre os sujeitos participantes. Como produto, elaborou-se um e-book, visando colaborar com a prática pedagógica de educadores (as) que atuam no AEE, bem como dar subsídios didáticos aos (as) educadores (as) que atuam no ensino de ciências na sala de aula comum, com educandos (as) que apresentam deficiência intelectual.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2019-12) LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado
    O papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade
    (Universidade Federal do Pará, 2020-02-04) COSTA, Edith Gonçalves; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
    O ensino de ciências na Educação Infantil vem consolidando um espaço importante nas pesquisas na área da educação e nas práticas docentes, promovendo novos modos de pensar a educação das crianças pequenas. Neste viés, este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da associação entre ludicidade e abordagem CTS para o ensino de ciências em uma turma da Educação Infantil. A metodologia do estudo adotou uma abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, que aconteceu em uma Unidade de Educação Infantil do Município de Belém/PA. O método de intervenção adotado constituiu-se por atividades lúdicas com abordagem CTS sobre o tema ambiente escolar, tendo como sujeitos, 25 crianças, na faixa etária de quatro a cinco anos. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram fotografias, diário de campo, gravações em áudio e desenhos produzidos pelas crianças durante as atividades. Para a interpretação dos dados fez-se uso da Análise Textual Discursiva. A partir das análises observou-se que princípios CTS emergiram nas atividades lúdicas durante as situações de aprendizagem fomentando na problematização de questões sociais pelas crianças, em sua participação em decisões referentes aos assuntos abordados, na construção de atitudes e valores relacionados aos cuidados com o meio, bem como na fomentação de um ensino de ciências interdisciplinar, contextualizado e dialógico. A associação entre Abordagem CTS, Ludicidade e Ensino de Ciências se mostrou possível, evidenciando que a ludicidade é um elemento basilar para trazer temáticas que envolvam as interações CTS, pois, considerando que as brincadeiras representam a atividade-guia na primeira infância, as atividades lúdicas são imprescindíveis para que se tenha uma educação que corrobore com suas necessidades e que promova aprendizagens significativas e desdobramentos positivos para o desenvolvimento integral da criança, inclusive sobre abordagens de temas diversificados como os que envolvem as relações CTS. Conclui-se que trazer a Educação CTS para o campo da Educação Infantil se propõe como um grande desafio, porém necessário para que também possa contribuir com a promoção da formação científica das crianças, com vistas a estimular sua criticidade e a construção de um terreno favorável para o exercício de sua cidadania, levando-se em consideração as especificidades que envolvem esta fase do desenvolvimento humano.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2018-12) SALES, Elielson Ribeiro de; SOUZA, Ruth Daisy Capistrano de; WANZELER, Edson Pinheiro
    A pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudode campo, tem comoobjetivo analisar o ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências,com alunos surdos do 6º e 7ºanodo Ensino Fundamental,em uma escola pública em Belém/PA. Para isso, foram pesquisadosquatro estudantessurdos, fluentes em Libras,considerando suas percepções e o contextoemque estão inseridos.O instrumento paraprodução de dados foi um questionário em língua portuguesa, traduzido e interpretado para a Libras.O resultado mostrou que a contextualização do ensino de ciências engloba a necessária ação de planejar, de como ensinar conteúdos adaptados às possibilidades de um alunado que apresenta elevado nível de percepção visual, condicionado pela surdez em si instalada, não como uma deficiência que produz limitações na aprendizagem, mas como uma diferença naturalmente observada e mediatizada pelo sentido visual e espacial. Observa-se também que,para se trabalhar com surdos,é indispensável que o professor tenha uma competência linguística e comunicacional mínima em Libras, de forma que seja possível uma comunicaçãosatisfatóriapara ambos os envolvidos,caso contrárioé indispensável a presença de um mediador ou intérprete de Libras.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias metacognitivas no ensino e aprendizagem de ciências para alunos com transtorno do espectro autista
    (Universidade Federal do Pará, 2022-10-14) Batista, Rochelle da Silva; Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    O ensino de ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, assim como para os demais estudantes, não deve prescindir de atividades que estimulem a construção do pensamento crítico e autonomia intelectual, tão importantes ao pleno exercício da cidadania na sociedade contemporânea. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar os limites e possibilidades do uso de determinadas estratégias metacognitivas bem como possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo como base a teoria metacognitiva proposta por John Flavell. Com abordagem qualitativa, do tipo observação participante, foram elaboradas atividades de leitura e compreensão de textos sobre o tema pandemia, postas em prática com três alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista, da faixa etária de quatorze a dezessete anos de um Centro de Atendimento Educacional Especializado, localizado dentro de uma Instituição filantrópica em Belém/Pará/Brasil. Gravações das aulas em vídeo e registros escritos elaborados pelos alunos foram coletados para posterior análise. Fez-se uso da Análise de Conteúdo, utilizando a estrutura de codificação de habilidades metacognitivas proposta em pesquisas recentes sobre o assunto. Os resultados culminaram na elaboração de um Produto Educacional, denominado “Estratégias metacognitivas para o ensino de ciências de alunos com TEA: leitura e interpretação de textos de divulgação científica” que ao ser aplicado possibilitou observar que é viável e promissor fazer uso de estratégias metacognitivas de ensino-aprendizagem com alunos com Transtorno do Espectro Autista, uma vez que tal prática contribuiu para o estabelecimento de um ambiente favorável à dialogicidade e motivou os estudantes a adquirirem e fazer uso de habilidades metacognitivas. Além dos resultados apresentados, esta pesquisa salienta interessantes possiblidades para outros estudos a respeito da aplicação de sugestões do campo pesquisa da metacognição à atividades educativas para alunos com TEA, ainda pouco explorados em nosso país.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Geração espontânea e evolução química gradual em livros didáticos do ensino fundamental
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-12) PANTOJA, Ana Laura Pureza; VIEIRA, Eduardo Paiva de Ponte
    Origem da Vida, enquanto conteúdo curricular, constitui uma temática de natureza controversa. Conhecimentos de várias áreas sustentam diversas hipóteses e cenários plausíveis para explicar como a vida se originou na Terra, abrindo espaço para os conflitos que existem nesse âmbito, além de expressar características da natureza do conhecimento científico. É nessa perspectiva que essa abordagem pode ser vinculada com a História e Filosofia da Ciência (HFC), para que não sejam reforçadas visões de Ciência que remetam à linearidade da construção do conhecimento e à ausência de conflitos. A Análise do Discurso, proposta nos trabalhos de Michel Foucault, pode ser utilizada como dispositivo analítico para pensar a abordagem de História e Filosofia da Ciência preconizada em livros didáticos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo circunscrever qual(is) discurso(s) circula(m) sobre as teorias movimentadas no conteúdo escolar “Origem da Vida”, estritamente em relação às teorias da geração espontânea e da evolução química gradual, em livros didáticos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise indica que as Teorias da Evolução Química Gradual e da Geração Espontânea são recorrentes nos livros didáticos, com uma vertente historiográfica positivista, compondo enunciados que estabelecem as possibilidades de circulação e de legitimação do conhecimento científico.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2021-04) CATANHEDE, Severina Coelho da Silva; SILVA, André Flávio Gonçalves; SILVA, Francisco Hermes Santos da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
    Este trabalho busca elencar o quantitativo de artigos publicados em alguns periódicos nacionais que tratem a Física e a Química de maneira interdisciplinar. Para delimitar o espaço amostral, limitamo-nos a fazer apontamentos considerando somente os trabalhos com o enfoque no Ensino Básico. A busca foi realizada a partir da palavra interdisciplinar em periódicos da área de Ensino de Ciências com Qualis/CAPES A1, A2, B1 e B2, entre os anos de 2009 e2019. O foco foram os artigos que abordavam a Física e Química de maneira interdisciplinar. A discussão tem como fundamento os documentos oficiais de educação a respeito da interdisciplinaridade,como também as contribuições provenientes da leitura dos textos selecionados. Como resultado, pudemosverificar que a maioria dos trabalhos que tratam da Física e Química de maneira interdisciplinar está concentrada no Ensino Superior, sendo que no segundo quinquênio foi possível verificar um aumento substancial na quantidade de trabalhos publicados nos periódicos analisados. Também foi possível verificar que os periódicos que contribuem com cerca de 80% de toda publicação coletada nesta pesquisa são: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Revista Areté/Revista Amazônica de Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Ensino de Física, sendo esta última, responsável por agrupar metade dos artigos selecionados para esta análise.
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