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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Acesso aberto à informação científica: uma análise dos repositórios institucionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
    (Universidade Federal do Pará, 2021-01-30) DANIN, Gisela Fernanda Monteiro; OLIVEIRA, Hamilton Vieira; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    A presente Dissertação analisa as estratégias utilizadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, (IFs) quanto à adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica nos processos de implantação dos seus repositórios institucionais. Investiga os conceitos de comunicação científica, acesso aberto à informação científica e repositórios digitais. Apresenta um panorama nacional da implantação dos repositórios institucionais (RIs). Analisa, à luz da literatura especializada, a situação dos Repositórios Institucionais nos Institutos Federais que já os têm implantados. Com base em dados obtidos pela aplicação de um instrumento de coleta de dados, via e-mail e aplicativo de mensagem, aos 38 institutos existentes no Brasil, avalia a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto e analisa como se desenvolveu esse processo de implantação. Levanta a presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories, por meio dos seus respectivos websites. Informa que dos 38 IFs existentes e consultados, foram 32 os que responderam e desses, 16 possuem RI implantado. Revela que o primeiro RI implantado na Rede dos Institutos Federais foi no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2013, e que a maioria dos demais, 11 de 16, foi implantada nos últimos anos, de 2018 a 2020. Conclui que a implantação dos repositórios institucionais no Brasil encontra-se num patamar intermediário e os dados analisados indicam que o trabalho desenvolvido segue o que preceitua a literatura especializada e acompanha os princípios orientadores do movimento de acesso aberto à informação científica. Apresenta considerações finais, com destaque para os principais resultados e recomendações.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Potencial informacional de divulgação científica das pinturas rupestres em Monte Alegre, Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2021-03-31) FERREIRA, Markene Mirella Costa; PEREIRA, Edithe da Silva; http://lattes.cnpq.br/7300782839552849; https://orcid.org/0000-0002-4498-7033; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547
    O processo de produção e comunicação da informação é de interesse da Ciência da Informação. A divulgação ou popularização da ciência é um conceito relacionado ao processo de produção científica, no qual a comunidade científica tem o interesse de divulgar suas pesquisas por meio de uma linguagem simples e inteligível ao público leigo. Tendo em vista que a ação de divulgar ciência tem seu papel social, no que diz respeito à construção do senso crítico das pessoas por meio da informação, a pesquisa propôs-se a demonstrar o potencial informacional de divulgação científica do patrimônio arqueológico do Parque Estadual Monte Alegre (Pará) representado por pinturas rupestres, na perspectiva da valorização e preservação desses vestígios, considerando-as, de forma preliminar, como fontes de informação relevantes de registros da memória da região Amazônica. Além de identificar o potencial documental e informacional das pinturas rupestres, com base em definições de documento (expandindo-o para além dos registros escritos), a partir das teorias de Documentação de Bradford (1961), Otlet ([1934], 2018) e Briet (2016). Teve como objetivo geral: Investigar a divulgação científica sobre as pinturas rupestres situadas no Parque Estadual Monte Alegre (Pará), na perspectiva da preservação desses vestígios. E como objetivos específicos: a) Verificar as principais iniciativas utilizadas na divulgação dos resultados de pesquisas arqueológicas sobre as pinturas rupestres do Parque Estadual Monte Alegre, bem como os respectivos tipos de iniciativas, características e sujeitos engajados nesse trabalho; b) Identificar a produção científica sobre a pintura rupestre dos sítios arqueológicos de Monte Alegre, Pará; c) Apontar os aspectos informacional e documental das pinturas rupestres. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, de caráter exploratório e bibliográfico, recorrendo a fontes de informação para embasamento teórico e coleta de materiais e instrumentos empregados na difusão das pinturas rupestres para o público leigo. Os resultados mostraram que a divulgação científica das pinturas rupestres em Monte Alegre, Pará, possui um potencial informacional significativo, sendo promovida por meio de um número expressivo de iniciativas, cujas características principais são: institucionais, educacionais e artístico-culturais. Verificou-se que a pintura rupestre é um documento com aspectos específicos a seu suporte distinto dos documentos tradicionais de textos escritos. Constatou-se também que a produção científica dá base para a criação de produtos e práticas de divulgação desses testemunhos. Concluiu-se que é essencial o papel da divulgação científica no processo de transferência da informação junto à população para preservação das representações rupestres em Monte Alegre, visto que a informação é um recurso de potencial significativo para transformação social.
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