Navegando por Assunto "Scientific communication"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise bibliométrica da produção científica das pós-graduações do NAEA e NUMA relacionado à temática recursos naturais na Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2022-02-25) NEVES, João Paulo Pastana; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Análise bibliométrica das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) na Universidade Federal do Pará. Tem como objetivo identificar as principais correntes de pesquisa ligadas ao acesso de recursos naturais. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva e bibliométrica, a partir do levantamento das dissertações nos Portais online dos programas (PPGDSTU e PPGEDAM), Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), e na Plataforma do curriculum Lattes. Foram selecionadas como categoria de análise o ano de defesa, temas de pesquisa e pesquisadores mais produtivos, apresentando as principais vertentes de pesquisa e oferecendo um “estado da arte” na produção cientifica do PPGDSTU e PPGEDAM. Utilizou-se como ferramentas de pesquisa: a) software VOSviewer para identificar as principais tendências temáticas dos programas de pós-graduação analisados; b) software Wordclouds.com a fim de elaborar nuvens de palavras-chaves, visando ao mapeamento dos termos mais usados e discutidos nas dissertações analisadas, e, c) software Gephi para visualizar a rede de colaboração cientifica entre docentes e discentes dos programas. Adotou-se como recorte temporal o primeiro ano de defesa de cada Programa até 2018. Constatou-se que o PPGEDAM/NUMA possui 172 dissertações produzidas entre 2009 a 2018 enquanto o PPGDSTU/NAEA possui 254 dissertações entre 1987 a 2018 e, quanto aos docentes que mais orientaram no PPGDSTU, foram contabilizados 39 orientadores, enquanto no PPGEDAM, 27. Conclui-se que as pesquisas realizadas nesses programas por meio da temática recursos naturais na Amazônia, vêm contribuindo para um planeta mais sustentável e livre de ações predatórias. Sugere-se ainda o estímulo de parcerias colaborativas entre os programas, criar incentivos de mestrado acadêmico no PPGEDAM e mestrado profissional no PPGDSTU, no qual contribuirá para o aumento da produtividade da Instituição. Sugere-se também a implementação de bolsas de fomento de pesquisas para melhorar o desempenho dos programas, evitando assim a oscilação de produtividade cientifica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estado da arte sobre bibliotecas escolares na Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil (2011-2020)(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) PINHEIRO, Iranildo Junior de Souza; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Apesar de a biblioteca escolar (BE) desempenhar um importante papel social, educativo, informativo e cultural, até o fim do século XX, a temática não recebia o devido reconhecimento científico no Brasil. A partir do início do século XXI, a discussão da temática foi endossada, principalmente, pelo debate legislativo que resultou na Lei 12.244/2010 de universalização da biblioteca escolar no país e provocou impacto na comunicação técnica e científica sobre o tema, gerando inúmeros estudos sobre a produção dessa temática, que serviram de referencial deste trabalho, compilado por meio de revisão narrativa (ABREU; GONÇALVES, 1998; CAMPELLO, 2003; CAMPELLO et al., 2007; CAMPELLO et al., 2013; LEMOS, 2015; SILVA, 2015; SILVA; VENTORIM, 2016; PASQUIM, 2016; GASQUE; CASARIN, 2016; OLIVEIRA; CAMPELLO, 2016; SILVA; OLIVEIRA, 2017; RITA; BLATTMANN, 2018; OLIVEIRA, 2019; OLIVEIRA, 2019; ROCHA; SANTO, 2019). Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar a produção científica brasileira sobre a BE na pós-graduação em Ciência da Informação (CI). O objetivo geral do estudo é analisar os trabalhos cujo eixo central de investigação seja a BE em Programas de Pós-graduação em CI (PPGCIs), defendidos entre 2011 e 2020. Com os objetivos específicos de: discutir o contexto da pesquisa sobre BE na Biblioteconomia e CI e as revisões da produção científica sobre a temática na área; descrever os trabalhos acadêmicos sobre BE dos PPGCIs na última década e; identificar, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010), as categorias temáticas dos trabalhos selecionados. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com busca sistemática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para apresentar o relatório das características dos trabalhos coletados, seguida da identificação de 14 temáticas da pesquisa sobre BE nos estudos selecionados, comparando com as categorias temáticas da revisão de literatura (CAMPELLO et al., 2013; SILVA, 2015 e LEMOS, 2015). Os resultados apontam baixa representatividade da BE nas pesquisas dos PPGCIs na última década (2,94%) e revelam novas temáticas de investigação na pós-graduação sobre as BEs: mediação da informação, acessibilidade, gestão, organização da informação e estudos de aspectos históricos da biblioteca escolar, além das já conhecidas em estudos anteriores. No geral, as categorias mais abordadas dentre os estudos selecionados (Competência em Informação, Leitura e Função educativa da BE) reforçam a função primordial da BE de contribuir na formação dos estudantes, por meio dos processos de desenvolvimento da leitura e de habilidades de busca, acesso e uso da informação para a competência em informação do cidadão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saúde coletica e COVID-19: o aporte da comunidade científica brasileira no enfrentamento da pandemia.(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) MATEUS, Isabella Maria Almeida; BERRÍO-ZAPATA, Cristian; http://lattes.cnpq.br/0976534900847907; https://orcid.org/0000-0002-7314-6487A rápida disseminação da COVID-19 pelo mundo fez com que o número de pesquisas relacionadas à doença aumentasse também em um ritmo acelerado, configurando uma corrida científica sem precedentes. A comunidade científica da Saúde Coletiva brasileira também ficou envolvida nesse movimento. Para visibilizar o aporte do Brasil nesse campo, este trabalho buscou analisar o perfil e a contribuição da produção científica da Saúde Coletiva brasileira para o enfrentamento da COVID-19 nos dois primeiros anos da pandemia. Trata-se de um estudo bibliográfico, que utilizou como método a análise de domínio e que aplicou instrumentos bibliométricos e altmétricos, assim como análise de conteúdo. A produção científica foi medida utilizando os indicadores de produção, impacto e visibilidade científica. Para tais efeitos, foram buscados artigos sobre Saúde Coletiva e COVID-19 nas bases Web of Science, Scopus, SciELO e PubMed Central, tendo o Brasil como país de afiliação de um ou mais autores e o período de publicação delimitado de jan./2020 a dez./2021. Como resultado, foram selecionados 735 artigos que receberam 7.027 citações. A Região Sudeste foi que registrou o maior número de publicações (51,56%), com destaque para a Universidade de São Paulo como a instituição mais producente (6,88% dos artigos). A área conseguiu se articular com pesquisadores de 827 instituições de 71 países. O autor mais produtivo publicou 18 trabalhos. Apenas 25,44% dos artigos mencionaram uma fonte de financiamento. Os 100 artigos com maior número de citação apresentaram 47.982 interações em plataformas de mídia social, a maioria do Twitter (54,76%) por membros do público em geral (92,69%). O artigo com o maior índice de atenção em mídias sociais ficou em 82º no ranking dos mais citados. Foram identificas 14 temáticas, sendo “Atenção à saúde e a produção de cuidados na pandemia” a que representou o maior número de artigos. Entretanto, “Epidemiologia e vigilância em saúde no contexto pandêmico” foi a temática mais relevante para a comunidade científica e que despertou maior interesse no público em geral. Conclui-se que os documentos recuperados nesta pesquisa foram considerados relevantes, pois foram citados por outros autores em suas pesquisas e despertaram a atenção também do público leigo. Duas ondas de produção científica foram observadas, possivelmente acompanhando o ritmo de atividade das universidades e institutos no país. Devido ao baixo número de artigos gerados pela Região Norte, chamou-se a atenção para a necessidade de formação de um quadro acadêmico na área da Saúde Coletiva na região. Um artigo foi utilizado como exemplo para demonstrar que nem sempre um alto número de citações ou menções nas redes sociais é sinônimo de qualidade. Ainda que a ciência não seja totalmente imparcial e despolitizada, ela detém mecanismos de autocrítica e autorefutação, mostrando, dessa forma, seu valor. A interação entre o que a ciência produz e o que é disseminado nas redes sociais necessita de maior atenção e melhores regulamentações a fim de se evitar que a informação gerada nesse âmbito acabe deturpada para o público leigo. Por fim, propõe-se a realização de estudos para entender por que alguns assuntos atraem maior interesse do público leigo, mas não tanto da comunidade científica.
