Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Segunda Guerra Mundial"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Democracia, totalitarismo e analfabetismo em "O Leitor", de Bernhard schlink
    (Universidade Federal Fluminense, 2018-04) SARAIVA, Luis Junior Costa; CARVALHO, Elanir França; LOPES, Raquel da Silva; SOUZA, César Martins de
    A literatura possibilita dialogar sobre momentos importantes da História, trazendo as memórias, os diálogos e o olhar de protagonistas e de outras pessoas que vivenciaram o período. Os anos entre as duas Guerras Mundiais, bem como os massacres perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial, são tema de diversas obras de ficção que propõem refletir sobre um período em que pessoas eram colocadas como servidores de um estado totalitário em detrimento dos direitos coletivos e da cidadania. Em O Leitor, Hanna toma decisões que muitas vezes parecem prejudicá-la, na busca por ocultar um grande segredo: não ser alfabetizada. A vergonha de ser analfabeta é tão forte que Hanna renuncia à ascensão profissional optando por ser vista como carrasco nazista para não ter seu segredo revelado. A obra de Bernhard Schlink nos permite descortinar as memórias de um momento da História em que as pessoas foram transformadas em peças de um Estado, agindo não como sujeitos autônomos, com valores ético-morais, mas supostamente em nome de um bem coletivo maior, que seria a construção de uma nação forte.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Fontes fotográficas da Segunda Guerra Mundial no ensino de História: uma proposta de estudo para estudantes e professores
    (Universidade Federal do Pará, 2020-08-31) ANAISSE, Marcelo Ribeiro; ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de; http://lattes.cnpq.br/5784314365587893
    Este trabalho pretende refletir teórica e metodologicamente acerca do uso da fotografia no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, a fotografia como fonte histórica e a produção de um livro paradidático eletrônico (e-book) como possibilidade de ferramenta pedagógica para estudantes do Ensino Médio e professores. O ponto de partida deste projeto foi a aplicação de uma pesquisa junto aos alunos das turmas de Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, localizada no município de Belém, no Pará. Os dados obtidos com a pesquisa, na qual os alunos responderam questões sobre suas temáticas de preferência e outras ligadas ao aprendizado em História, proporcionaram rico material utilizado em análises e reflexões acerca do ensino de História. Na pesquisa, houve indicação de interesse sobre a temática Segunda Guerra Mundial. Considerando o interesse manifesto pelos estudantes consultados e o objetivo de aprofundar os estudos teóricos e metodológicos sobre fontes históricas iconográficas, optou-se por desenvolver estudo sobre a fotografia na Segunda Guerra Mundial a fim de refletir sobre as possibilidades, limites e particularidades do documento fotográfico e suas potencialidades para o ensino e aprendizagem em História. Assim como os documentos escritos, as fotografias também são fontes significativas de informações e revelam muito mais que um “retrato” da realidade vivida. Para analisar a riqueza documental da fotografia é importante desenvolver um estudo metodológico desse tipo de fonte e isso deve ser pautado em referenciais teóricos tanto de autores que abordam a fotografia, como os do campo do ensino de História
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA