Navegando por Assunto "Self-efficacy"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Engajamento e autoeficácia entre estudantes de administração: um estudo com equações estruturais(Universidade Federal do Pará, 2023-06-14) FERNANDES, Juliana Teixeira; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479O desempenho acadêmico dos estudantes desperta forte interesse das instituições de ensino, profissionais da área e governos, condição que põe em evidência estudos sobre autoeficácia e engajamento acadêmico. A autoeficácia se refere à autoavaliação no que concerne às próprias capacidades para alcançar objetivos, enquanto o engajamento acadêmico expressa um comportamento positivo de satisfação relacionado à aprendizagem, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Considerando esses aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia em estudantes de Administração, vinculados a Instituições Federais de Ensino do Estado no estado do Pará. Para tanto, foi feita uma survey exploratória e descritiva com amostragem não probabilística por acessibilidade com 417 respondentes. A coleta de dados foi on-line e o tratamento de dados utilizou modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram relações positivas e significativas entre engajamento e autoeficácia, e as conclusões recomendam estratégias para aumentar a autoeficácia e o engajamento dos estudantes pela capacitação docente e pelo estímulo ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Pesquisas futuras podem ampliar a investigação para outros cursos e instituições e empregar técnicas qualitativas de tratamento de dados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fatores da intenção de adoção de aplicativos de saúde móvel (MHEALTH) na Amazônia brasileira: uma análise na perspectiva do usuário(Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) NOBRE, Maria Bezerra; BRANTES, Jorge Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0457680155949405; https://orcid.org/0000-0002-9579-4477; POLETO, Thiago; http://lattes.cnpq.br/2623462990819090; https://orcid.org/0000-0001-7100-2319A tecnologia mHealth tem sido difundida como solução tecnológica para digitalização dos serviços em saúde em contextos de baixa difusão e desenvolvimento tecnológico. No entanto, há lacunas no entendimento de fatores que afetam as intenções de uso e adoção dessa tecnologia, principalmente considerando usuários mais experientes em tecnologia de aplicativos móveis. A pesquisa tem como objetivo investigar a aceitação de tecnologia para avaliar os fatores determinantes da adoção de mHealth na Amazônia. Para testar e validar o modelo conceitual proposto, foi utilizada a modelagem de equações estruturais com dados dos questionários de 352 participantes. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam relações significativas entre os construtos avaliados e que a privacidade percebida medeia o efeito entre confiança e intenções comportamentais de adoção de aplicativos mHealth, além de influências de efeito indireto como autoeficácia e efeito direto como utilidade percebida e atitude. O uso deste modelo, com quatro potenciais antecedentes, possibilitou explicar 58% da variância da intenção comportamental de uso dos respondentes. Dessa forma, este estudo fornece avanços no debate da aceitação de tecnologia nos serviços mHealth.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Influência da autoeficácia na satisfação no trabalho na intensão de rotatividade: um estudo com professores federais da educação superior(Universidade Federal do Pará, 2024-12-18) ANDRADE, Nilda Maria da Cruz; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; https://orcid.org/0000-0002-3027-7479O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre autoeficácia e satisfação no trabalho individual e grupal, bem como os reflexos dessas relações na intenção de rotatividade entre professores federais do ensino superior. Para tanto, foi realizado um levantamento com 165 professores públicos federais da educação superior, selecionados por meio de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram coletados utilizando um questionário baseado nas escalas: New General Self-Efficacy Scale (NGSE), Short Index of Job Satisfaction (SIJS), Escala de Satisfação com o Grupo de Trabalho (ESAGT) e Escala de Intenção de Rotatividade (EIR), e analisados com modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que a autoeficácia é um preditor significativo da satisfação no trabalho e com o grupo. No entanto, observou-se um paradoxo: enquanto a autoeficácia geralmente melhora a satisfação, em contextos de baixa valorização profissional, pode aumentar a intenção de rotatividade. Esse achado ressalta a importância de ações estratégicas que valorizem o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos professores, criando um ambiente que não apenas fomente a autoeficácia, mas também minimize a insatisfação e a intenção de deixar a instituição. A pesquisa oferece contribuições práticas para gestores, auxiliando na formulação de estratégias que integrem valorização profissional, retenção de talentos e aumento do desempenho organizacional.
