Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sequence"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Manifestações de incidentes metacognitivos através do discurso do professor em sequência de ensino investigativa de matemática
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-09) SILVA, Luciana Evangelista da; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806
    O presente estudo objetiva analisar como os discursos dos professores monitores permitem interações dialógicas para manifestações de incidentes metacognitivos de alunos, em uma SEI de matemática. O trabalho apresenta características de pesquisa participante com abordagem quali- quantitativa, sendo que o local de investigação foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz localizado na UFPA-Castanhal. Foi desenvolvido com oito alunos do sexto ano com idades entre 10 e 11 anos e contou com a colaboração de quatro professores monitores. Como procedimentos metodológicos, foi aplicada uma SEI de geometria, em que se adotou a gravação em áudio e vídeo com transcrições de episódios selecionados para cada etapa considerando a análise de conteúdo. Para a análise dos dados, nos pautamos na transcrição, descrição e interpretação das interações dialógicas produzidas durante a SEI que tinha como proposição a construção de um castelo com massinha de modelar e palitinho de dente para a discussão de questões da geometria. Os resultados apontam que as interações dialógicas presentes entre professores monitores e alunos permitem o aparecimento de discursos retóricos e dialógicos, dos quais o fornecimento de pistas, instigação, reespelhamento e contraposição são as características que mais aparecem e que estas têm forte influência no surgimento de incidentes metacognitivos. Para as ocorrências de incidentes metacognitivas, observou-se que num total de 255 turnos dos discentes referentes as três etapas da atividade proposta, 83 destes foram classificados como incidentes metacognitivos (33%), constatado também ao analisar cada etapa em separado em que tivemos as seguintes porcentagens de indícios de falas metacognitivas, etapa 1: 10% (1/10), etapa 2: 37% (21/57) e etapa 3: 32% (61/188). Para o escrever e desenhar, pode-se afirmar que mais da metade aparece incidentes metacognitivos 54% (13/24) todos de confirmação (100%). Quanto à natureza da manifestação da Metacognição, foi observado que o incidente metacognitivo pode auxiliar na construção do conhecimento de diversas formas, como a confirmação de um raciocínio, o monitoramento (perguntas), as mudanças de opiniões que podem ser positivas ou negativas. Diante do exposto, esta pesquisa caminha no sentido de contribuir com a experimentação investigativa de matemática e considera os discursos do professor monitor como propenso ao aparecimento de Metacognição, o que indica que há ainda muito campo a ser pesquisado em ambientes alternativos de Ensino Investigativo, em particular na disciplina de matemática, sendo possível e necessário para o debate em pesquisas futuras e assim, reafirma-se a grande importância de investimentos nessa área do conhecimento.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA