Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sight-reading"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Percepção musical e jogos de cartas: o jogo ritmo à vista como uma proposta facilitadora no processo de leitura musical à primeira vista no ensino superior
    (Universidade Federal do Pará, 2025-09-12) CARDOSO, Elias da Silva; NASCIMENTO, Márcio Lima do; http://lattes.cnpq.br/6668311810812135; https://orcid.org/0000-0002-1177-3776; COHEN, Marcos Jacob Costa; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/8242677631058795; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221; https://orcid.org
    Esta dissertação, por meio do seu produto educacional intitulado Ritmo à Vista, teve o intuito de melhorar a Leitura Musical à Primeira Vista dos estudantes matriculados no 2º e 6º semestre da disciplina Didática no Ensino de Música, do curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA – campus Belém. Buscou-se compreender em que medida o artefato ajudou para o desenvolvimento de aspectos técnicos, cognitivos e emocionais ligados à leitura musical não ensaiada. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quanti-qualitativa (método misto), atrelada ao procedimento de estudo de caso, a mesma possui três práticas quanto ao ponto de vista dos objetivos: exploratória, descritiva e explicativa; além de ter utilizado a revisão bibliográfica e o levantamento de dados empíricos por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Por meio da análise dos dados, constatou-se que, antes da aplicação do jogo, os alunos apresentavam dificuldades acentuadas sobre a realização de leituras musicais imediatas, uma vez que uma grande parcela dos participantes havia vivenciado somente práticas de leituras não ensaiadas restritas ao ensino tradicional. Com a aplicação do jogo Ritmo à Vista, pode-se observar uma melhor significativa na fluência, na motivação e na participação dos discentes perante a execução de leituras à primeira vista de partituras. Dessa maneira, o artefato mostrou-se eficaz, mas passível de aprimoramentos. As limitações manifestam-se tanto pelo foco exclusivo no ritmo quanto pelo recorte amostral. Por fim, foram destacas possíveis melhorias no artefato: a inclusão de cartas contendo novos elementos musicais, a adaptação do jogo para uma versão digital e modificações no design e nas regras.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA