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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre a vila e o assentamento: conexões que dinamizam a agricultura familiar na Amazônia Oriental
    (Universidade Federal do Pará, 2011-02-28) SILVA, Danielle Wagner; ASSIS, William Santos de; http://lattes.cnpq.br/0188412611746531
    Através desta dissertação objetivou-se compreender, a partir do estudo da região da vila Santa Fé, situada no município de Marabá, sudeste paraense, a influência de núcleos de povoamento na reprodução social das famílias agricultoras situadas em seu entorno. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de junho e agosto de 2010 por meio de entrevistas com famílias agricultoras, comerciantes locais e funcionários públicos. Os resultados mostram que o processo de ocupação e transformação pelo qual vem passando a região da vila Santa Fé reflete a dinâmica da região de Marabá como região de fronteira em estabilização. Sua formação e consolidação enquanto núcleo de povoamento ocorreu em meio a transformações regionais que estimularam o deslocamento de um grande número de pessoas para o interior do município. Ao mesmo tempo em que a vila passou a existir por ocasião da ocupação das áreas por famílias agricultoras, passou também a influenciar a reprodução social dos agricultores familiares de seu entorno desempenhando funções como lugar de negócios, de lazer e de acesso a serviços públicos. Essas características têm gerado processos dinâmicos e simbióticos através dos quais foram constituídas a vila e a agricultura familiar regional. Observou-se que ao longo do tempo a vila tornou-se um espaço social fundamental e estruturante do modo de vida da população do seu entorno. Nesse quadro de mudanças, as famílias têm adotado diversos tipos de estratégias produtivas e sociais para alcançar seus projetos. Essas estratégias tem sido também fator estruturante das relações vivenciadas pelas famílias considerando diferentes espaços: a vila, a cidade de Marabá e os projetos de assentamento. A emergência de novas formas de sociabilidade, de relações de trabalho e de atividades produtivas, tem contribuído para permanência de relações que marcaram a construção da sociedade local como uma sociedade de interconhecimento, tais como confiança, reciprocidade e clientelismo.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de ensino x saberes práticos: violência simbólica e resistência na reprodução social de trabalhadores amazônicos
    (Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2021) LINS, Alexandre Sócrates Araujo de Almeida; CASTRO, Fábio Fonseca de
    Este artigo articula a contribuição dos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; LUCINI e SANTOS, 2018) à noção de habitus (BOURDIEU, 2009). O objetivo é mostrar como estes saberes práticos, incorporados e pré-reflexivos, característicos de culturas não letradas, conviveram, historicamente, com a influência do sistema de ensino, instituição que buscou fazer com que indígenas, negros, mestiços e seus descendentes reproduzissem a cultura das elites na Amazônia brasileira desde a colonização portuguesa, em 1616, aos dias atuais. O estudo concluiu que mesmo diante da colonialidade do poder, do racismo e da exploração pelas elites locais, esses trabalhadores amazônicos mestiços, vêm, historicamente, conseguindo se inserir no mundo do trabalho, graças a um habitus que articula o domínio do meio ambiente a uma rede de alianças entre explorados. Essas estratégias permitiram que conservassem relativa autonomia econômica e cultural, em diversos períodos históricos, diante dos interesses das classes dominantes e do Estado.
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