Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Songs"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cantos da floresta: temáticas indígenas na produção de canção popular de artistas da amazônia brasileira (1988-1992)
    (Universidade Federal do Pará, 2022-09-30) COSTA, Jessica Maria de Queiroz; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    Esta pesquisa investiga temáticas referentes aos povos indígenas na produção de canção popular de Nilson Chaves (PA), Raízes Caboclas (AM) e Trio Roraimeira (RR), artistas da Amazônia, entre 1988 e 1992. Período em que se estava em voga discussões sobre uma nova Constituição, tendo os povos indígenas como um dos novos sujeitos em cena, ao mesmo tempo que, o debate ambiental se acentou no Brasil, por conta da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) ou popularmente chamada de “ECO-92”, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 1992. O objetivo deste estudo surge em decorrência das constantes visitas de artistas amazônidas às referências indígenas para afirmarem uma identidade amazônica através de seus trabalhos musicais, no referido período. Era um momento de profunda discussão ambiental e sociopolítica, uma vez que, se alertava para a defesa e afirmação de vários temas no processo de construção da nova Constituição Federal, como a proteção ao meio ambiente, os direitos e deveres indígenas, direitos do trabalho, entre outros. Neste sentido, percebe-se um aumento de busca às temáticas indígenas devido a tal conjuntura. Para tanto, a pesquisa se ateve principalmente em apurar os periódicos dos estados desses artistas, como o Diário do Pará (PA), o Jornal do Commercio (AM) e o Folha de Boa Vista (RR), no referido período. Ademais foram realizadas entrevistas com os artistas Nilson Chaves (PA), Celdo Braga (AM) e Eliakin Rufino do Trio Roraimeira (RR) para cruzarmos dados e entendermos suas trajetórias como artistas e seus envolvimentos com as demandas e pautas indígenas. O estudo das canções e trajetórias desses artistas permite a compreensão de abordagens que reforçam e/ou reconstroem concepções sobre os povos indígenas no meio musical amazônida a depender de interesses sociopolíticos culturais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre banzeiros e remansos: memórias da professora Ionete da Silveira Gama
    (Universidade Federal do Pará, 2023-04-13) RODRIGUES, Josivana de Castro; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316
    A memória é a capacidade humana de guardar alguma coisa significativa que aconteceu no passado. Ela possibilita, por meio da evocação de eventos, refazer caminhos importantes da trajetória humana coletiva e individual. O objetivo deste trabalho é recordar fragmentos de memórias da professora Ionete da Silveira Gama para entender como suas experiências de vida respingaram em suas composições musicais, que atravessaram diferentes conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quando trabalhou como professora de crianças nas cidades ribeirinhas do interior do Pará nas décadas de 1970-1990. Suas memórias docentes nos fazem compreender, em especial, a importância de utilizarmos metodologias de trabalhos nas quais está inserida a vivência sociocultural dos estudantes, para ensinar conteúdos de diferentes disciplinas, a partir de uma perspectiva inter-transdisciplinar. Interrogamos: de que forma as composições musicais da professora Ionete Gama mesclam elementos da cultura amazônica com as ciências da natureza numa perspectiva inter-transdisciplinar e como podem ser conectadas aos temas abordados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para alcançarmos o objetivo, registramos em áudio fragmentos de sua história de vida, a partir de entrevistas dialogadas, como forma de compreender suas incursões, com ênfase na memória que abarca parte de sua infância vivida às margens dos rios amazônicos e seus anos dedicados à docência, sobretudo em escolas ribeirinhas. As entrevistas transcritas se transformaram numa narrativa (auto)biográfica mesclada com imagens e documentos da professora que completam a narrativa. Neste trabalho, privilegiamos seis composições musicais, que se referem a aspectos ambientais integrados à cultura amazônica, e, a partir delas, elaboramos histórias ilustradas para crianças. São criações livres, dirigidas aos anos escolares iniciais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA