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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita escolar
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-16) NATIVIDADE, Demiany Cristina Cursino; OLIVEIRA, Demerval da Hora; http://lattes.cnpq.br/9406653724224547
    Este trabalho investiga o apagamento do R em posição de coda no final de palavras em textos de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Ananindeua. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos do gênero conto, produzidos em contexto de sala de aula, com o objetivo de observar o uso (ou não), por parte dos alunos, do R em final de palavras e a interferência da fala na ocorrência desse fenômeno. A análise dos grupos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente favorecem a ocorrência do fenômeno em estudo, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica de intervenção como propósito de auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. Os textos foram coletados em sala de aula após a leitura e discussão de um conto que serviu de base para a produção dos alunos. Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável GoldVarb X que mostrou significativa influência de fatores como sexo, extensão do vocábulo e o tipo da vogal que antecede o rótico para a ocorrência do fenômeno. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma proposta de intervenção com o objetivo de oferecer a professores e alunos uma alternativa de estudo do objeto em análise que fizesse o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras do uso do R em final de palavras em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.
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