Navegando por Assunto "Status of sustainable consumption"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) O efeito do status do consumo sustentável no engajamento e no boca a boca na categoria de consumo moderado pelo tipo de comunicação no ambiente online(Universidade Federal do Pará, 2025-02-07) CARDOSO, Diego Tavares; ARRUDA FILHO, Emilio Jose Montero; http://lattes.cnpq.br/9895428179606886; https://orcid.org/0000-0002-1574-8332O status do consumo sustentável emergiu como uma diferenciação capaz de gerar demanda por produtos ecologicamente corretos, motivo pelo qual diversos estudos têm se dedicado a compreender melhor esse fenômeno de posicionamento no contexto de consumo sustentável. Assim, esta pesquisa buscou compreender os efeitos do status do consumo sustentável no engajamento e, consequentemente, no boca a boca quando moderado pelo tipo de comunicação no ambiente virtual (racional x emocional). Para isso, foram desenvolvidos três estudos quantitativos, nos quais se aplicaram técnicas estatísticas utilizando o software SPSS 23 e o PROCESS 4.3 para analisar os dados obtidos e alcançar uma maior compreensão do fenômeno estudado. Entre os achados desta pesquisa, destaca-se o efeito moderador da comunicação emocional na relação entre status e engajamento, além do status com o boca a boca. Além disso, identificamos que o engajamento atua como mediador na relação entre status e boca a boca. Este estudo oferece contribuições significativas para a literatura e para profissionais de marketing, oferecendo insights sobre o tipo de comunicação mais eficaz para produtos sustentáveis com alto ou baixo apelo de status, além de sugerir direções para pesquisas futuras.
