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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Tipologia das relações sociais de Schütz e a ética da alteridade: a experiência urbana do jornal “a verdade rua e crua”
    (Universidade Federal do Pará, 2020-03-25) LEÃO, Bianca Conde; SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
    Desde novembro de 2015, a Região Metropolitana de Belém conta com um jornal cujo conteúdo é elaborado exclusivamente por pessoas que vivem ou vivenciaram a situação de rua: o jornal “A verdade rua e crua”. Mas quais as potências das “narrativas errantes” (JACQUES, 2012) expressas nestas páginas? Esta inquietação, ou questão-problema, motivou a proposta desta dissertação de mestrado. Nos inclinamos a observar as práticas sociais intersubjetivas destes jornalistas de rua e apreender seus relatos a fim de perceber as produções de sentido que se revelam por meio desta experiência. Para isso, recorremos à tipologia das das relações sociais de Schütz (1979; 2012) a fim de sistematizar os relatos de experiências obtidos por meio dos impressos e de entrevistas semiestruturadas com alguns dos integrantes do projeto. Tomamos como base transversal a ética da alteridade de Lévinas (1980) para levantar a hipótese de que o jornal funciona como um espelho que pode revelar o Rosto do Outro, Rosto este entendido como o um caminho para o exercício da ética da alteridade. Como procedimento metodológico, além das entrevistas semiestruturadas em profundidade, usamos a observação participante, uma vez que a autora é voluntária do projeto, bem como a análise de conteúdo dos textos dos exemplares do jornal, na expectativa de fazer uma interpretação crítica sobre essa iniciativa da população de rua da Grande Belém. A partir do surgimento desse Rosto, vem à tona o paradoxo da proximidade e da distância do Mesmo para com o Outro, no qual é criada uma aparente contradição entre a intersubjetividade shutziana e a ideia da distância infinita levinasiana seguando a qual a redução à igualdade se torna impossível. Todavia, é por meio do atravessamento deste Outro que é, ao mesmo tempo, diferente e semelhante ao Mesmo, que os lugares de cada um no mundo-da-vida são repensandos. Diante desses jornais-espelhos, revela-se o exercício da ética da alteridade, pois o reconhecimento das diferenças do Outro não isenta o Mesmo de sua responsabilidade para com o ele, uma vez que o que há de humano comum a todos não se perde mesmo em situações de extrema vulnerabilidade.
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