Navegando por Assunto "Study and research path"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Construção de um portfólio sobre noções de estatística e probabilidade como dispositivo didático(Universidade Federal do Pará, 2022-01-21) VILHENA, Vera Débora Maciel; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914A presente pesquisa objetiva desenvolver praxeologias (Tarefas, Técnicas, Tecnologia e Teorias) sobre noções de Estatística e Probabilidade para construção de um portfólio como dispositivo didático na formação inicial de professores. Tomando como referencial a Teoria Antropológica do Didático (TAD), as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, e a proposta de Ladage e Chevallard, que por meio de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) de dimensão micro, divididos em dois momentos: O PEP de Investigação constituído os Estudos do problema docente e da dimensão Epistemológica e um micro - PEP de Intervenção constituído as Dimensões Econômica Institucional e Ecológica. Uma experiência didática de Noções de Estatística e Probabilidade com 25 alunos em formação de professores do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciência e Linguagem da Universidade Federal do Estado do Pará, no período de agosto a dezembro de 2020. O principal resultado obtido com a pesquisa aponta para a desenvoltura dos futuros professores frente à leitura, construção e interpretações de tabelas e gráficos. As aulas possibilitaram aos futuros professores compreenderem e interpretarem acerca da construção de tabelas e de gráficos e como as informações podem ser tratadas para o desenvolvimento das atividades que compôs produto educacional denominado o Portfólio didático para o ensino de Noções de Estatística e Probabilidade. A pesquisa de campo ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo não só na vida dos alunos, mas da sociedade em geral.
