Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Surfe na Pororoca"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O processo de desenvolvimento do turismo em São Domingos do Capim – PA a partir do fenômeno desencadeador “Surfe na Pororoca”
    (Universidade do Vale do Itajaí, 2004-02-10) NASCIMENTO, José Lúcio Bentes do; PIRES, Paulo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3480178807550158
    Na Região Norte (Estado do Pará), localiza-se o município de São Domingos do Capim. Apresenta características marcantes e típicas da região amazônica, oferecendo um diferencial natural pouco explorado, o fenômeno da “pororoca”. Nesse sentido e dentro desse contexto regional, o trabalho buscou investigar a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável de São Domingos do Capim-PA, a partir do “surfe na pororoca”. Para tanto, foi necessário levantar a bibliografia pertinente ao turismo sustentável; definir a organização sócio-espacial regional e local do município; investigar a percepção dos atores sociais e o seu papel no atual processo de desenvolvimento turístico, à luz do paradigma da sustentabilidade; caracterizar a oferta e a demanda turística e, por fim, formular algumas propostas sustentáveis para dar subsídios às políticas públicas locais e regionais no setor. A investigação metodológica foi buscada na pesquisa empírica, numa abordagem quantitativa e qualitativa e no paradigma da sustentabilidade. Na análise da organização sócio-espacial regional e local, foram detectadas carências em diversos níveis, desde infra-estrutura básica a conflitos de ordem sócio-políticas na manutenção do poder das elites dominantes. Na investigação da percepção dos atores sociais, a sociedade civil disse que os benefícios advindos do “turismo” ainda são pífios. Somando-se a esse aspecto, há premência de planejamento da atividade voltado às características regionais e locais. Mas, para isso, devem-se melhorar primeiramente as condições de vida da população e também, a possibilidade de dar-lhe alternativas produtivas. Enquanto isso não se efetiva, surge o turismo como mais uma possibilidade sócio- econômica local. A parceria entre comunidade, organizações não governamentais, instituições de ensino, poder público (Federal, Estadual e Municipal) e a iniciativa privada, se consideradas suas contribuições e sugestões, poderão, sobejamente, incrementar a economia do lugar, seja através do estímulo a novos empreendimentos, abertura de postos de trabalho, estímulo a outras alternativas de renda como o artesanato e os serviços turísticos, como também campanhas educativas de sensibilização e valorização da cultura. Para isso, deverão ser pensadas estratégias de desenvolvimento local, nas quais se contemple dentre as diversas modalidades, o ecoturismo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA