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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de Mandos para Autistas: Revisão Sistemática e Análise da Relação com Nomeação Bidirecional e Incidental após Ensino Intensivo de Tato
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) MARTINS, Jade Cristine Trindade; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    A Análise do Comportamento Aplicada tem buscado promover tecnologia de ensino de comportamento verbal, sendo o mando o operante mais estudado. O comportamento verbal pode estar ausente ou pouco desenvolvido no repertório de pessoas autistas, especialmente quando considerada a aprendizagem em ambiente natural. O treino de mando promove a comunicação funcional e reduz comportamentos interferentes, conforme as crescentes pesquisas sobre o tema. Apesar de pouco estudada, a emergência de mando generalizado pode estar relacionada ao estabelecimento da integração dos repertórios de ouvinte e falante, caracterizada como a relação comportamental bidirecional de nomeação. Considerando algumas lacunas nas revisões de ensino de mando e nas investigações sobre a emergência de mandos e sua relação com a integração ouvinte-falante, dois estudos independentes foram delineados. O Estudo 1 contém uma revisão sistemática de 176 pesquisas sobre ensino de mando para pessoas autistas, publicadas até 2020, buscando categorizar e relacionar perfis de participantes, componentes das intervenções e resultados. A maioria dos estudos foi conduzida em escolas, continha participantes até 10 anos e com repertório verbal pré-existente. As variáveis independentes (VIs) mais utilizadas foram reforçamento diferencial e ajuda para emissão da resposta, manipulação da operação motivadora, e treino de comunicação funcional. A variável dependente mais frequente foi mando por item. Estudos sobre a emergência de mandos sem treino direto foram escassos. Foram catalogados os tipos de procedimento de indução de mando, sendo a apresentação do reforçador o mais utilizado. A maioria dos estudos foi, pelo menos, parcialmente eficaz para aquisição dos mandos. Sugere-se análise mais detalhada da relação dos perfis de participantes e a efetividade das VIs. O Estudo 2 investigou os efeitos do ensino intensivo de tato (Intensive Tact Instruction – ITI) sobre a indução de mandos, nomeação bidirecional (NB- o ensino de resposta de ouvinte resulta na emergência de respostas de falante, e vice-versa) e nomeação bidirecional incidental (NBI – a exposição incidental aos nomes de objetos/eventos resulta na emergência de respostas de ouvinte e tato para os mesmos), buscando analisar possíveis relações entre esses repertórios. O ITI envolveu 100 tentativas de ensino por sessão, para três conjuntos de estímulos de cinco categorias, incluindo também imagens de itens de preferência. Os mandos e repertórios de NB e NBI foram testados antes e após o ensino ITI com cada conjunto. Todos os participantes apresentaram mandos, dois participantes apresentaram NB e NBI, e um apresentou NB e o componente de ouvinte da NBI. Discute-se a relação entre esses repertórios e a necessidade de estudos mais minuciosos sobre o tema.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Mensuração das propriedades do Spinal Appearance Questionnaire em adolescentes com escoliose idiopática: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Pará, 2023-03-01) MALAQUIAS, Lorenna Costa; MAGALHÃES, Maurício Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7766377002832983; https://orcid.org/0000-0002-7857-021X
    Objetivo: examinar de forma sistemática as propriedades clinimétricas do instrumento Spinal Appearance Questionnaire (SAQ) em suas adaptações transculturais em diferentes idiomas. Método: Foram utilizadas para o rastreio de estudos até 16 de julho de 2022 as bases de dados Medline (PubMed), CINAHL, EMBASE, Science Direct, PsycINFO, OAIster e WorldWideScience.org. Foram incluídos nesta revisão os registros sobre o desenvolvimento, avaliação e traduções do instrumento SAQ com adolescentes em escoliose idiopática. Além disso, dois revisores definiram se os estudos eram elegíveis, assim como procederam análises de suas propriedades psicométricas de Consistência interna, Confiabilidade, Validade de conteúdo, Validade transcultural, Validade de Construto e Validade Estrutural, segundo a COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN). A Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation (GRADE), recomendação de classificação de qualidade modificada foi aplicada para síntese de evidências. Resultados: Foram selecionados 95 artigos por título e resumo. Após a remoção de duplicatas, leitura completa e busca nas referências, totalizaram-se 13 estudos nesta revisão. A versão original do SAQ foi descrita em língua inglesa e sua análise foi feita em 2 artigos e as o instrumento foi traduzido em Polonês, Francês Canadense, Chinês Simples, Espanhol (Europa), Dinamarquês, Chinês Tradicional, Português (Brasil), Coreano, Alemão, Turco e Persa. A evidência foi moderada para Validade de construto, baixa para Consistência interna, muito baixa para Confiabilidade e Validade Transcultural; as propriedades de Validade de conteúdo e estrutural não apresentaram dados mínimos para classificação. Conclusão: A qualidade das propriedades clinimétricas do instrumento SAQ para pacientes com Escoliose Idiopática do Adolescente foi baixa, devido à ausência de propriedades de análise clinimétrica ou qualidade metodológica duvidosa. Contudo, recomendamos o instrumento para a avalição da autopercepção da coluna em adolescentes por suas características próprias de organização, sua tradução mais atual no idioma A versão Persa destacou-se perante os demais por sua amostra e organização de testes estatísticos claramente descritos, compatíveis com a proposta geral da pesquisa e fortalecendo as exposições das propriedades de medição estudadas.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Percurso de estudo e pesquisa: condições e restrições reveladas pelas teses defendidas no Brasil na área da educação matemática de 2011 a 2021
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-04) BARRETO, Saul Rodrigo da Costa; ALMOULOUD, Saddo Ag; http://lattes.cnpq.br/9168215683139657; https://orcid.org/0000-0002-8391-7054; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914
    Esta pesquisa configura-se uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Consiste numa pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Para sua efetivação partimos das seguintes questões para a pesquisa “Quais as condições e restrições, mais evidenciadas, de quem aplicou um Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP? Quais os avanços e perspectivas do PEP no contexto do ensino e da aprendizagem da Matemática? Com a finalidade de respondermos a tais questionamentos, realizamos uma revisão sistemática da literatura a partir de um protocolo de revisão sistemática e em seguida, realizamos a análise das pesquisas selecionadas a nível de doutorado no Brasil de 2011 a 2021, por meio de uma metassíntese qualitativa com enfoque em teses que fizeram uso do dispositivo didático metodológico PEP. Assumimos como hipóteses que: a) por meio dos estudos de pesquisas que utilizaram o PEP no Brasil, podemos identificar elementos característicos de pilotagem de um PEP, sendo possível revelar as condições e as restrições para seu desenvolvimento, bem como os avanços do PEP no que tange ao ensino e à aprendizagem da Matemática no Brasil; b) da caracterização dos PEP emanam perspectivas que nos permitem categorizá-los. Delineamos como objetivo geral: descrever as principais características da utilização do PEP a partir das teses na área de Educação Matemática defendidas no Brasil, no período de 2011 a 2021. Como objetivos específicos, definimos os seguintes: a) fazer um panorama das pesquisas com o PEP no Brasil a partir de sua caracterização; b) identificar os principais problemas de pesquisa das teses analisadas, buscando caracterizar os principais elementos que compõem um PEP; c) elaborar quadros comparativos de características do PEP e criar categorias. A Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard é a principal base estrutural da pesquisa, uma vez que seus elementos garantem um PEP consistente e nos fornecem subsídios para a análise desse dispositivo. Como resultados, foram elaborados quadros do estado da arte que revelam características principais que delineiam um PEP, tais como: classificação do PEP; composição dos sistemas do PEP; ponto de partida do PEP; surgimento da questão geratriz Q; dinâmica de surgimento e desdobramento da questão Q; dinâmica de construção da resposta R à questão Q a partir do estudo, desconstrução, questionamento e reconstrução de R (respostas às questões Qi geradas a partir da questão Q) e dos estudos das obras; particularidades das funções de produção: cronogênese, mesogênese e topogênese; princípios estruturantes do PEP e as dialéticas correspondentes. Assim, as análises de características nas pesquisas selecionadas, foram determinantes para revelar condições e restrições das intervenções didática e adidática por meio do dispositivo PEP, as quais contribuíram para delinear um panorama do PEP no Brasil e mais precisamente, auxiliou na categorização dos tipos de PEP.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Pesquisas acadêmicas sobre gestão da qualidade na construção civil brasileira: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Pará, 2013-08-27) NAGATA, Celso Shigueru; LIMA, Adalberto da Cruz; http://lattes.cnpq.br/7803369097132222
    O presente trabalho teve como objetivo geral mapear as pesquisas acadêmicas desenvolvidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu recomendados ou reconhecidos pela CAPES, sobre o tema “gestão da qualidade”, no âmbito das empresas construtoras de obras civis no Brasil, realizadas no período de janeiro de 2003 a junho de 2012. A motivação foi a necessidade em se conhecer os mais recentes desenvolvimentos sobre a gestão da qualidade na construção civil brasileira. A metodologia utilizada para a seleção dos trabalhos foi a revisão sistemática, resultando em um conjunto de 13 (treze) trabalhos e, após a coleta, foi realizada a análise de conteúdo dos mesmos. O panorama obtido como resultado da análise revelou que as pesquisas sobre o tema abordado foram desenvolvidas praticamente apenas em programas de pós-graduação da região Sudeste do Brasil (sendo apenas um dos trabalhos proveniente da região Sul), utilizando somente abordagens qualitativas como estudos de caso e pesquisa-ação e gerando como principais contribuições novos conhecimentos práticos em forma de diretrizes ou recomendações e modelos para situações específicas. As demais contribuições abrangem a compreensão dos efeitos que mudanças nos ambientes interno e externo causam nas empresas construtoras. O mapeamento também mostrou que a quantidade de pesquisas realizadas evolui de maneira praticamente estável com uma média de 1,3 trabalhos por ano. Por fim, diversas lacunas de pesquisa e oportunidades para novas pesquisas sobre o tema analisado foram listadas.
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